Para acompanhar as diversas necessidades que surgem na administração de uma empresa, as metodologias de gestão tem evoluído cada vez mais. Dentro desse contexto, o termo em inglês “sprint” é bem conhecido. Se você acompanha esportes, já deve ter ouvido essa palavra nos Jogos Olímpicos para se referir ao corredor mais rápido da corrida, ou seja, aquele capaz de atingir a linha de chegada em um menor tempo.
Esse conceito foi levado para o mundo dos negócios visando otimizar alguns processos de gestão. Hoje a Frons vai te contar como funciona o Sprint e como ele se aplica na prática. Confira!
O que é Sprint na gestão de projetos?
Na gestão, Sprint se refere ao período de execução de uma tarefa. Geralmente esse tempo é curto, limitado a um mês ou um pouco mais. É uma etapa importante da metodologia Scrum, em que são planejadas várias etapas consecutivas visando entregar um produto final de valor para o cliente. Sendo assim, a Sprint Scrum seria cada ação individual necessária para atingir a meta.
Como funciona uma Sprint?
Para garantir a execução de um Sprint, deve-se executar 4 eventos. Mas antes de descrever sobre cada um, é importante conhecermos os papéis fundamentais que agregam a equipe para o seu correto funcionamento:
- Product owner: é o dono do produto e responsável por direcionar o projeto de acordo com as necessidades para maximizar o seu valor;
- Scrum Master: é responsável por fiscalizar o andamento do Scrum e por toda a comunicação entre Product owner e a equipe de desenvolvimento. Também faz intermediações necessárias para não haver problemas de execução dos projetos;
- Time de desenvolvimento: é o grupo de profissionais responsáveis por desenvolver um produto a ponto de entregar uma versão com maior valor no final da Sprint.
Agora vamos entender cada etapa realizada dentro de uma Sprint:
1. Sprint Planning
É a primeira ação que acontece, em que os responsáveis pela gestão discutem qual o objetivo do Sprint que será iniciado. No primeiro momento, o Product owner apresenta uma lista com as necessidades do produto e o time de desenvolvimento analisa o que poderá ser feito durante o período. Após isso, estabelece-se a meta e então é realizado o planejamento de como será o andamento do trabalho e a duração.
2. Sprint Backlog
Após o planejamento, inicia-se a execução pelo time de desenvolvimento. O Sprint Backlog se refere a uma lista de atividades que precisam ser realizadas alinhada com as prioridades estabelecidas no Sprint Planning. Essa fase necessita de agilidade e conhecimento técnico para a execução correta de cada parte do processo no tempo estabelecido.
3. Sprint Review
Este evento tem o principal objetivo de acompanhar e validar as entregas da equipe. Reuniões são realizadas entre as equipes e o Product Owner para que todos tenham uma visão geral do andamento do projeto. Além disso, é o momento de reunir feeedbacks do usuário final e produzir um novo Backlog do Produto.
Se você tem dúvidas em como conduzir uma reunião de forma produtiva, confira o post “Tipos de reuniões corporativas + 4 dicas para ter mais resultado“
4. Sprint Retrospective
É a última etapa, onde a equipe que participou de todo o processo avalie suas práticas e ações. Os efeitos positivos, o que não deu certo e o que precisa ser adaptado para criar estratégias para o próximo Sprint. Participam dessa reunião o Time de Desenvolvimento e o Scrum Master, que tem a função nesta etapa de encorajar os profissionais a melhorar seu desenvolvimento.
Características da Sprint
Conheça as principais características da Sprint Scrum:
- Duração curta: essa é uma das principais características, uma Sprint geralmente dura um mês. A grande vantagem é permitir adaptações e flexibilidade sutis sem afetar a entrega ao cliente;
- Poucas mudanças: durante a execução da Sprint é ideal que o que foi definido no Sprint Backlog não seja alterado;
- Cancelamento raro: dos envolvidos no projeto, somente o Product Owner pode cancelar uma Sprint, ele deve ser realizado somente se o objetivo traçado mudar.
Por que aplicar a Sprint Scrum na sua empresa?
O principal objetivo da Sprint Scrum é acompanhar e identificar melhorias constantes na entrega de projetos, para produzir um resultado que satisfaça o cliente. A execução das tarefas em etapas faz com que os atrasos e erros sejam menores do que se fossem realizados todos de uma só vez. Além disso, o problema apontado no fim de cada Sprint Scrum pode ser resolvido na próxima, sem que isso traga grandes consequências para a saúde total do negócio.
O time responsável tem maior consciência sobre as metas individuais, prazos e priorizam as atividades nas suas rotinas de trabalho. Dessa forma, podem ser identificadas tarefas que não são tão necessárias para a qualidade final do serviço e recrutar esforços extras para outra de maior importância.
Se você gostou de aprender mais sobre Sprint e quer saber mais como melhorar o seu negócio, confira o post “Análise de resultados: exemplos práticos e como fazer“
Continue acompanhando o blog da Frons, aqui você encontra diversos conteúdos para aumentar o seu conhecimento no mundo da gestão de negócios!