Você sabe o que é um gap? Muito provavelmente já deve ter ouvido esse termo no ambiente corporativo, sendo um termo bastante utilizado para indicar uma lacuna ou um distanciamento entre duas partes. Ele pode ser usado para mostrar falhas na comunicação, processos, entregas e outras coisas.

Por ser um conceito aplicável em diferentes contextos, é comum ter a dúvida sobre o que ele significa. Por isso, preparamos um guia explicando o que significa gap, quais são os seus principais tipos e como evitá-los no seu trabalho. Então, continue rolando a página e confira abaixo o que são essas lacunas no meio corporativo!

O que é um gap?

A palavra gap vem da língua inglesa e pode significar diversas coisas, como lacuna, vão, distanciamento, brechas, falhas, descompasso ou quebra de continuidade. Assim, é possível utilizar o termo em diversos contextos e situações, sendo bem versátil e flexível para o uso no trabalho.

Os usos mais comuns para a palavra são quando há um distanciamento entre os resultados da organização e o seu verdadeiro potencial, além da indicação de falhas na comunicação. No entanto, você pode encontrar o uso do “gap” em várias outras situações.

O que é um gap?

Por exemplo, você pode entender como um gap, a diferença entre as competências que os colaboradores de uma empresa possuem em relação às suas necessidades. Dessa forma, o gap serve para descrever qualquer tipo de situação em que há um vão ou lacuna que prejudica o desempenho de determinada atividade.

Quais são os principais tipos de gaps empresariais?

Como é possível perceber, os gaps são bem comuns e podem prejudicar toda a linha de produção. Além disso, existem vários tipos de gaps empresariais, cada um servindo para identificar um problema. Confira a seguir quais são eles:

1. Gap na produção

Esse tipo de falha na cadeia de produção afeta as entregas da sua equipe e pode levar a um problema bem grave: a insatisfação do seu cliente. Isso pode acontecer por diversos fatores e resulta em uma quebra de continuidade dos processos, levando a atrasos nas entregas, falta de produtos, entre outros erros.

É importante identificar esse tipo de gap com agilidade, pois ele pode levar a graves problemas com os clientes e fazer com que a empresa perca credibilidade. Com um workflow bem definido e organizado, é possível evitar essas falhas.

2. Gap de informação

Nesse gap, a falha acontece com lacunas na transmissão de informações ou a falta delas, ou seja, uma informação que foi passada de maneira incorreta ou nem mesmo foi passada. Isso é extremamente perigoso e resulta em problemas nos outros setores também, afetando a produção e a entrega do seu time.

Dessa forma, é fundamental ter uma boa gestão de equipe para manter todos alinhados com as informações corretas e não cair nesse tipo de armadilha.

3. Gap de concepção

O gap de concepção está muito relacionado ao de informação e comunicação, consistindo em falhas que ocorrem na etapa de planejamento que, por algum erro na hora de conversar ou passar determinados dados, acabou sendo ineficiente.

4. Gap de comunicação

Um dos mais conhecidos e comuns dentro de uma equipe, o gap de comunicação empresarial está diretamente ligado a problemas na fala entre cliente e empresa ou entre os próprios membros da organização. Esse gap tão comum é perigoso e pode levar a uma série de outras falhas nos processos internos do seu time, por isso, é fundamental saber como evitá-lo no dia a dia.

5. Gap do cliente

O gap do cliente também pode ser considerado como de informação ou comunicação, uma vez que consiste na diferença entre o que ele espera de determinado produto/serviço e o que recebe de fato. Esse problema costuma aparecer por uma falha na hora de alinhar as expectativas.

Quais são os principais tipos de gaps empresariais?

Como evitar os gaps no trabalho?

Evitar os gaps no trabalho é essencial para garantir o seu melhor desempenho e o de toda a equipe. Sabe aquela informação que ficou faltando no relatório ou aquela explicação um pouco confusa na daily? Esse tipo de erro “pequeno” pode se tornar uma bola de neve e crescer cada vez mais, transformando-se em um grande problema no final do dia.

Para evitá-los, você pode seguir algumas dicas simples, mas que serão de grande ajuda na sua rotina. Confira:

  1. Estabeleça padrões para os processos e siga eles corretamente;
  2. Automatizar atividades é uma ótima forma de diminuir os gaps durante a sua execução;
  3. Sempre se comunique de forma clara com o resto da equipe, mantendo todos atualizados das situações;
  4. Tenha critérios de avaliação do seu desempenho e da equipe para fazer um monitoramento preciso.
Como evitar os gaps no trabalho?

Entendeu o que é um gap e como ele pode afetar as suas entregas? Conhecer bem esse conceito é fundamental para se adequar a comunicação corporativa e também compreender as falhas internas que podem acontecer na organização.

Em nosso blog, você confere vários outros conteúdos relacionados a gestão empresarial e carreira como esse, sendo uma ótima oportunidade para se aprimorar e aumentar ainda mais os seus conhecimentos.

E já que demos a dica de estabelecer padrões para evitar os gaps, nada melhor do que ler um post completo sobre a padronização de processos, não é? Acesse o nosso conteúdo e confira 5 passos precisos para te ajudar a padronizar as suas atividades, reduzindo as chances de erros e promovendo processos muito mais eficientes!

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.