No ambiente corporativo, o setor de RH desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias que contribuem para que a empresa alcance seus objetivos a médio e longo prazo.

Se anteriormente seu papel se restringia a ações internas e acompanhamento da rotina dos colaboradores, hoje em dia, os recursos humanos traçam planos de ação efetivos que vão desde o recrutamento e seleção de candidatos competentes, até a implantação de metas da empresa para crescimento interno.

O planejamento é um fator indispensável para que tomadas de decisão sejam feitas de forma assertiva e o avanço progressivo da empresa não seja prejudicado. Essa organização das atividades e etapas do RH podem ser divididas em 3 fases principais: o planejamento estratégico, o tático e o operacional.

No post de hoje vamos analisar cada um desses 3 métodos, quais são as suas principais diferenças e como eles contribuem para que uma empresa atinja o progresso de maneira efetiva. Continue a leitura e compreenda.

O que é planejamento estratégico?

O processo de planejamento é distribuído em uma pirâmide de táticas, sendo o planejamento estratégico a base. Este planejamento é feito a partir de um olhar panorâmico da empresa, visando alcançar melhorias técnicas e operacionais para todos os setores.

o que é planejamento estratégico

Para desenvolver as atividades estratégicas, é necessário ter acesso a dados e indicadores, pontos fortes, fraquezas, identificação de problemas já existentes e, assim, arquitetar um plano inteligente de resolução.

Outra atividade que se encaixa no escopo do planejamento estratégico, é a busca por tecnologias e novos talentos que aperfeiçoem o trabalho já desenvolvido pela organização, além da análise de resultados.

Estar atento às tendências do mercado e acompanhar as mudanças, além de comunicar todo o time de operação, é essencial para o sucesso do departamento.

Esse planejamento é feito visando o crescimento a longo prazo da empresa, por isso, precisa ser revisado e atualizado periodicamente, juntamente à cultura da companhia.

O que é planejamento tático?

O planejamento tático, diferente do anterior, tem uma visão mais restrita e se limita às atividades do setor, garantindo que todas as metas estabelecidas no planejamento estratégico sejam cumpridas a médio prazo.

Ele está posicionado no centro da pirâmide, pois já é um estágio mais avançado em relação ao anterior, com os esforços direcionados à execução das metas pré-estabelecidas na estratégia a fim de otimizar os processos da empresa.

Além disso, o planejamento tático desenvolve métodos de execução do plano estratégico e identifica os riscos e problemas em tempo real, para assim solucionar de forma rápida a fim de não comprometer o bom andamento das atividades de toda a companhia.

O planejamento tático busca amparar a equipe de RH, para que assim, os colaboradores deste setor possam dar continuidade na assistência dos demais departamentos e concretização das metas.

Em suma, esses dois métodos de planejamento andam lado a lado, assegurando que os objetivos estipulados sejam atingidos com sucesso.

O que é planejamento operacional?

Já o planejamento operacional se trata da ponta da pirâmide e é a fase final da execução das metas traçadas na estratégia e na tática. Aqui as atividades rotineiras são as grandes responsáveis pelo logro dos objetivos da empresa.

Atividades como recrutamento de talentos, treinamentos de cursos e a gestão de processos e pessoas são as ferramentas que viabilizam a entrega de resultados diariamente.

A finalidade desta etapa, é que por meio das “pequenas” ações do dia a dia, focadas na ação e execução, as organizações possam alcançar os propósitos que vêm sendo trabalhados desde o planejamento estratégico.

Em suma, o planejamento operacional vem para amarrar todas as etapas de implantação do plano do RH, fazendo com que as atividades do dia a dia se tornem grandes êxitos no futuro.

Quais as diferenças de planejamento estratégico, tático e operacional?

Ao decorrer do texto observamos algumas das características de cada fase do planejamento do RH. Para compreender melhor e de forma sucinta a pirâmide de planejamento, vamos dividir em tópicos, confira:

  • Planejamento estratégico: trata-se da visão geral do setor e da implantação de metas a longo prazo;
  • Planejamento tático: desenvolve métodos de realização do planejamento estratégico, atingindo resultados a médio prazo;
  • Planejamento operacional: são as atividades realizadas no dia a dia que foram desenvolvidas no planejamento tático, e que fazem parte do cotidiano do setor.
Quais as diferenças de planejamento estratégico, tático e operacional?

De modo geral, todas essas etapas fazem parte de um único plano, que exige o envolvimento de toda a equipe de recursos humanos, desde a criação de um plano até a tomada de decisões, para que a empresa em que eles atuam possa crescer progressivamente.

Planejamento estratégico, tático e operacional:

Conte com a Frons para o seu planejamento!

A Frons é especialista em processos internos e gestão de pessoas. Possuímos diversos treinamentos empresariais para capacitar sua equipe e desenvolver seu potencial ao máximo.

Conte com a Frons para investir na evolução diária da sua empresa através da qualificação dos colaboradores, segmentação de tarefas e muitos outros conhecimentos de RH e do universo corporativo.

Entre em contato conosco e converse com nossos profissionais para conhecer melhor todos os serviços que oferecemos para sua melhor performance.

No post de hoje conhecemos melhor o planejamento estratégico, tático e o operacional, quais são suas principais características e quais fatores os diferem dentro da rotina do RH.

Se você gostou deste conteúdo, talvez nosso post sobre como priorizar tarefas seja interessante para você! Até a próxima!

banner de divulgação para a formação gestão de alta performance
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.