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7 princípios de gestão de qualidade e sua importância!

0:00 Introdução
0:52 1º Princípio: Foco no cliente
2:14 2º Princípio: Liderança
3:04 3º Princípio: Engajamento dos membros
3:44 5º Princípio: Melhora contínua
4:57 5º Princípio: Melhora contínua
5:37 6º Princípio: Tomada de decisões baseadas em fatos e gestão dos relacionamentos
6:25 Conclusão

A gestão da qualidade deixou de ser algo única e exclusivamente relacionado à responsabilidade de um departamento e passou a tomar conta de toda a organização. Nesse vídeo, você vai conhecer quais são os principais conceitos relacionados a esta gestão da qualidade e por que nós não podemos negligenciar os mesmos.

Olá, pessoal! Tudo bem? Meu nome é Carlos Sander, sou Master Black Belt em Lean Six Sigma e esse é o canal da Frons onde a gente fala um pouquinho sobre gestão da qualidade e melhoria contínua, entre outros tópicos também. Bom, para falar um pouquinho sobre o tema deste vídeo, a gente precisa deixar extremamente claro quais são os tópicos, né? Quais são os princípios de gestão da qualidade. Estamos nós vamos enumeralos ai para que vocês possam acompanhar e comentar cada um deles de maneira bastante breve.

O primeiro princípio que nós devemos abordar dentro das empresas é o princípio de foco no cliente. Toda e qualquer empresa deve ter extremo foco no cliente. Esse é o primeiro indício de que a empresa começa a trabalhar com gestão da qualidade. A gestão da qualidade deixou de ser algo, como era tratado antigamente, que pegava um produto e falava “bom, esse produto tá bom, esse produto está ruim”. Não, gestão da qualidade é atender a uma série de dimensões e uma delas, um desses princípios, na realidade, é você ter foco total no cliente: o que o seu cliente quer, o que ele está disposto a pagar. Existe um vídeo bem interessante que vocês podem pesquisar também, mostrando uma entrevista bem antiga com o ex-CEO da Amazon,o Jeff Bezos, no qual ele mostrava a mesa de trabalho dele. O entrevistador, o repórter, perguntava por que ele não comprava uma mesa melhor, já que a mesa era uma porta antiga, uma porta velha, e ele falou assim: “Não, isso daqui é um símbolo, um símbolo para que a empresa sempre lembre que nós devemos gastar dinheiro com aquilo que importa para o consumidor final.” No caso da Amazon: variedade de produtos, preço baixo e entrega rápida. É com isso que eles acabam gastando bastante dinheiro. Então, foco no cliente é o primeiro princípio que nós podemos citar de gestão da qualidade.

O segundo princípio é a liderança. A liderança precisa ser um ponto impactante. Um profissional precisa ser líder para implementar toda a gestão da qualidade na organização, nos processos como um todo. Toda mudança começa com a liderança, começa com o exemplo do líder. Então, três fatores influenciam: método, conhecimento técnico desse método para aplicação prática e liderança. Sem a figura de um líder para conseguir implementar todos esses pontos, fazer toda essa gestão da mudança, pode ter certeza de que alguma coisa vai acabar dando errado, na realidade. E mais ainda, a mudança começa sempre com o próprio profissional. Antes de exigir mudança, vá mudar os seus processos e os seus procedimentos também. Você deve dar o exemplo.

O terceiro princípio que nós podemos citar aqui é o princípio de engajamento das pessoas, extremamente relacionado com uma boa liderança. Mas engajar os profissionais, envolver os profissionais no processo, na tomada de decisão, aqueles profissionais que realmente trabalham no dia a dia, faz parte da mudança de processos, mudança de procedimentos operacionais sem o engajamento dessas pessoas, pode ter certeza de que os resultados não vão ser 100% positivos. Saber engajar os profissionais e trabalhar com esse princípio é algo poderosíssimo. As empresas que fazem isso de maneira adequada tendem a performar melhor.

O quarto princípio que eu posso citar para vocês aqui é o de abordagem por processos. Demorou para o mercado entender um pouco sobre esse princípio, mas o exemplo clássico da manufatura é: toda vez que eu compro um insumo, existência, a quantidade desse insumo de matéria-prima dentro do meu processo que está entrnado no meu estoque final, está relacionada com as minhas ordens de produção, deve estar relacionada com o meu departamento de compras e assim sucessivamente. Ou seja, os departamentos, os processos da empresa, estão interconectados. A abordagem por processo mostra o seguinte: eu preciso entender qual é a entrada e qual é a saída de cada etapa e como essas entradas e saídas são utilizadas pela etapa subsequente. Só assim eu consigo implementar melhorias, saber trabalhar, calcular as minhas métricas para performar a melhoria contínua e estabelecer novos patamares de qualidade como um todo. Abordagem por processos é mais um princípio. Normalmente, começa com um mapeamento.

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Outro princípio de gestão da qualidade que eu quero compartilhar com vocês é a melhoria contínua. Obviamente, nós estamos falando sobre melhoria contínua, tudo gira em torno disso, mas eu preciso estabelecer um patamar, um padrão e, a partir daí, aplicar a melhoria contínua. Eu posso utilizar o roadmap que desejar, DMAIC, PDCA, KAIZEN, em fim. Desde que aplique a melhoria contínua adequada para cada etapa do processo, adequada para aquele processo específico, eu estou utilizando, eu estou fazendo esse princípio. Não é simples assim, não é fácil, mas as empresas que trabalham com esses princípios de gestão da qualidade aplicam a melhoria contínua.

Os últimos dois princípios que podemos citar são: tomadas de decisão baseadas em dados e fatos. Então, nós vamos tomar decisões com base em fatos e também na gestão dos relacionamentos. Não só o relacionamento com os colaboradores, mas o relacionamento com fornecedores externos. Eu preciso de dados, por exemplo, conciliando o sexto e o sétimo princípio, para conseguir saber como fazer a gestão do meu fornecedor, se o meu fornecedor continua me atendendo de maneira adequada mesmo depois de uma crise. Trabalhar com dados para tomada de decisões e saber fazer a gestão com fornecedores, colaboradores, clientes, saber conciliar esses pontos batem de frente com esses dois últimos princípios.

Fiz um vídeo também específico falando sobre cinco passos essenciais, cinco passos que você deve aplicar para conseguir desenvolver e melhorar continuamente seus processos. Vou deixar o link aqui na descrição para que vocês possam acessar. E mais uma vez, se você curtiu esse vídeo, se esse vídeo te ajudou de alguma forma, compartilhe com seus amigos, que eu tenho certeza que eles podem se beneficiar também. Eu vejo vocês no próximo encontro. Até lá!