Investir no seu futuro profissional, muitas vezes, envolve decidir por uma educação continuada. Hoje em dia, existem diversas modalidades de ensino de pós-graduação em várias áreas de conhecimento para você escolher a mais adequada para o caminho que você deseja seguir.

No post de hoje, você vai entender todos os detalhes e diferenças entre MBA e especialização. Tire as suas dúvidas com a gente e descubra qual dos cursos vale mais a pena!

O que é uma especialização?

De nível lato sensu, a especialização é uma formação que aprofunda um campo de conhecimento a partir de uma abordagem mais específica. A pós-graduação certifica especialistas em uma vertente da área de formação técnica ou bacharel. Por exemplo, existem especializações em Marketing Digital, em Logística, Engenharia de Dados, entre outras.

um homem branco lendo alguns documentos

Tome como exemplo um profissional formado em Engenharia de Produção. Na graduação, ele teve contato com conhecimentos generalistas para poder atuar em qualquer segmento.

Ao fazer uma especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, ele estará mais capacitado a se desenvolver plenamente na prevenção de acidentes e implementações adequadas às Normas Regulamentadoras. Durante o programa, ele tem acesso à fundamentação necessária para se tornar uma referência na área.

Quais são as características de um MBA?

O MBA é uma pós-graduação, também lato sensu, desenhada para líderes, gestores, administradores e executivos. Master of Business Administration em inglês, um MBA forma gestores de negócios.

O grau acadêmico também pode ser realizado por profissionais de todas as áreas, contanto que a sua ênfase seja em gerenciamento de equipes, processos e projetos. Nessa modalidade, não se aprofunda em um campo de conhecimento específico, mas em desenvolver habilidades profissionais necessárias para cargos de liderança.

Utilizando o exemplo anterior, um engenheiro de produção pode fazer um MBA em Gestão de Qualidade, voltado para uma visão mais ampla e estratégica da cadeia produtiva. A partir da formação, ele será capaz de otimizar processos, valor, qualidade e potencializar os resultados da indústria em que trabalha.

Afinal, qual é a diferença entre MBA e especialização?

Tanto o MBA quanto a especialização são pós-graduações do tipo lato sensu, regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), a partir das diretrizes da Resolução CNE/ CES n.º 1¹. Entretanto, eles possuem objetivos e programas distintos, entenda algumas dessas diferenças:

diferença entre um mba e uma especialização

Objetivos e público-alvo

Os programas de MBA e especialização são estruturados para perfis de profissionais distintos, com objetivos de carreira específicos. No primeiro caso, o curso conta com o propósito de desenvolver, para além de capacidades técnicas, as soft skills dos estudantes que trabalham ou pretendem ocupar cargos de gestão.

Então, é comum encontrar MBA que oferece disciplinas de planejamento estratégico, gestão de projetos, resolução de conflitos, entre outras. Na especialização, o profissional será especialista em um segmento da sua área de atuação, podendo desempenhar a função de coordenador, supervisor, entre outras ocupações a qual outros colaboradores podem recorrer devida a sua competência técnica.

Conteúdos e métodos de ensino

Os programas de MBA são desenvolvidos para quem deseja aprimorar suas capacidades de liderança, marketing, finanças e administração de negócios. A sua metodologia também é desenhada para quem já atua com gestão, com abordagens teóricas, mas com foco em práticas e estudos de caso.

Nos cursos de especialização, a grade curricular é desenvolvida para aprofundar os conhecimentos nas questões mais teóricas e fundamentais da área escolhida. Por essa razão, as disciplinas podem ser mais teóricas ou até mesmo acadêmicas.

Leia também: Como escolher o MBA certo para sua carreira em 7 passos.

É claro que, apesar das diferenças citadas, nada impede que um profissional opte pelas duas formações e se torne um especialista com MBA, ocupando um cargo de coordenação de departamento, por exemplo. As duas modalidades não competem entre si, apenas se destinam a estudantes com perspectivas e em momentos diferentes na carreira.

Quais são as vantagens de ter uma pós-graduação?

Fazer uma pós-graduação, seja MBA ou especialização, faz com que você se destaque dos concorrentes em um mercado de trabalho cada vez mais disputado. A sede por aprimoramento e vontade de encarar novas oportunidades são algumas das habilidades mais requisitadas pelos recrutadores.

vantagens em ter uma pós-graduação

Além disso, você estará aperfeiçoando seus conhecimentos técnicos (hard skills) e de sociabilidade (soft skills) para se tornar um profissional ainda mais capacitado para a área que você desejar. Com a pós-graduação, você se mantém atualizado e aumenta as suas chances de receber uma promoção ou aumento salarial como valorização dos seus aprendizados.

Qual vale mais a pena?

A escolha pelo formato da sua pós varia conforme os seus propósitos de carreira. Como as modalidades atendem a públicos e necessidades diferentes, avalie quais caminhos profissionais você pretende seguir com a pós.

O MBA é uma excelente oportunidade para quem deseja ocupar cargos de gestão ou executivos. Já se o seu plano de carreira é se tornar uma referência na sua área de atuação, a especialização te dará muitos dos recursos necessários para chegar nessa posição.

Com as diferenças entre MBA e especialização mais detalhadas, você tem os insumos necessários para decidir pela formação mais adequada para os seus objetivos profissionais e investir na pós-graduação que vai reescrever o seu futuro.

Enquanto isso, venha conhecer os melhores cursos profissionalizantes para fazer e se preparar para impulsionar a sua carreira!

banner de divulgação do mba da frons educação

[1] BRASIL. Resolução CNE/ CES n.º 1, de 6 de abril de 2018 — Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei n.º 9.394/1996, e dá outras providências. MEC: Brasília–DF, 2018.

Avalie esse post
Author

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.