Se você está em busca de oportunidades para crescer na sua carreira, destacar-se no mercado ou simplesmente mostrar o quanto você é qualificado, adicionar certificações ao seu perfil do LinkedIn pode fazer toda a diferença.
Mas por que isso é tão relevante? E como você pode adicionar esses certificados ao seu perfil de forma estratégica? Este post vai te guiar pelo processo, desde a importância de adicionar certificados até aumentar sua visibilidade e atrair as oportunidades certas. Continue lendo, saiba como adicionar certificado no LinkedIn e mais!
Importância de adicionar certificados no LinkedIn
Certificações não são apenas um bônus no currículo, elas demonstram comprometimento com o aprendizado contínuo e, acima de tudo, com o aprimoramento profissional. Quando você adiciona certificados ao seu perfil do LinkedIn, você está dizendo ao mercado que não só tem conhecimento teórico, mas que está atualizado com as demandas do setor.
Além disso, é bem comum que recrutadores e profissionais de RH costumem usar o LinkedIn como uma ferramenta de busca para encontrar candidatos qualificados. Ao adicionar certificações, você aumenta as chances de ser encontrado por meio de palavras-chave relevantes.
Leia também: 6 dicas para escolher o melhor curso Green Belt online
Como adicionar certificado no LinkedIn: passo a passo
Agora que você já entendeu a importância de colocar suas qualificações, você vai descobrir que adicionar uma certificação ao seu perfil do LinkedIn é mais simples do que parece e leva apenas alguns minutos. Veja o passo a passo:
- Acesse seu perfil: faça login no LinkedIn e vá até a página do seu perfil;
- Adicione uma nova seção: desça a página até encontrar o botão “Adicionar seção” (geralmente localizado logo abaixo da sua foto de perfil e resumo);
- Escolha a opção “Certificações”: ao clicar em “Adicionar seção”, várias opções vão aparecer. Selecione a opção “Certificações”;
- Preencha os campos obrigatórios: um formulário vai se abrir, e você poderá adicionar os detalhes da certificação. Isso inclui: nome do certificado, emissor (nome da instituição que emitiu o certificado), data e local de emissão, data de validade (caso aplicável) e URL/QR code (se houver um link direto para o certificado online);
- Salve e pronto: após preencher as informações, clique em “Salvar” e seu certificado estará visível no seu perfil.
Esse processo pode ser repetido quantas vezes você precisar, o importante é garantir que todas as informações estejam corretas e que os certificados sejam relevantes para a sua área de atuação.
Se você gostaria de incrementar ainda mais seu currículo e pretende subir de nível na carreira profissional, aproveite e confira nosso post sobre MBA ou especialização: aprenda a escolher qual vale mais a pena para você.
Tipos de certificados que podem ser adicionados
Sabendo como colocar, agora, você pode adicionar praticamente qualquer tipo de certificação ao seu perfil do LinkedIn, desde que ela tenha relevância para a sua carreira e setor. Alguns exemplos são certificações profissionais, como as obtidas em associações ou órgãos reguladores da sua área, ou certificações ISO, assim como certificados de cursos online (como Coursera, LinkedIn Learning e Udemy.
Além disso, certificações técnicas, como para profissionais de TI — certificações como AWS, Microsoft Azure, ou Google Cloud são altamente valorizadas no mercado —, certificados de idiomas, se você tem certificados de proficiência em um segundo idioma (como TOEFL, IELTS ou DELF), e certificados acadêmicos como diplomas e certificados de cursos universitários, especializações ou MBAs também são muito bem-vindos.
Dicas para otimizar a apresentação dos certificados no LinkedIn
Outra questão-chave em como adicionar certificado no LinkedIn é colocá-los estrategicamente em seu perfil. Para isso, coloque os certificados mais relevantes primeiro, priorize os certificados que são mais importantes para a área em que você atua ou deseja atuar. Isso facilita a visualização para recrutadores e potenciais parceiros de negócios.
Não deixe de utilizar palavras-chave e se se certifique de que o título e a descrição das suas certificações sejam relevantes para o setor que quer se destacar, isso ajudará o seu perfil a aparecer em mais pesquisas. Inclua o link do certificado, se disponível, como no caso daquele que já está disponível online, inclua o link direto para ele. Isso aumenta a credibilidade do seu perfil e permite que os recrutadores verifiquem suas credenciais.
Atualize seu perfil sempre que possível e conforme você for concluindo novos cursos ou treinamentos, pois um candidato com a conta atualizada é sinal de um profissional que está constantemente buscando se aperfeiçoar.
Como organizar certificados no perfil
Organizar seus certificados de maneira eficaz é fundamental para garantir que os mais relevantes estejam sempre à vista de quem acessa o seu perfil.
Para isso, algumas dicas são essenciais, como agrupar por área de conhecimento. Se você tem várias certificações em diferentes áreas, junte-as conforme o principal foco profissional. Isso ajuda a dar uma visão mais clara sobre suas qualificações. Mantenha uma ordem cronológica em que os certificados mais recentes venham primeiro, pois eles são um indicativo de que você está atualizado com as demandas do mercado.
Também evite poluição visual e não exagere! Se você tem muitos certificados, pode ser interessante destacar apenas os mais importantes no seu perfil. Isso evita sobrecarregar quem está visualizando e garante que suas principais certificações ganhem a devida atenção.
Por fim, adicionar certificações ao seu perfil do LinkedIn pode ser uma forma bem simples, mas extremamente eficaz, de melhorar sua visibilidade e credibilidade profissional. Ao seguir as dicas deste post, você estará dando mais um passo para se destacar no mercado.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de checar nosso post sobre os cursos de MBA mais procurados de 2024 e dê uma olhada em nosso blog para saber mais sobre o mundo empresarial, cursos e especificações para o mercado de trabalho.