Com conhecimento técnico e experiência comprovada, esse especialista é capaz de analisar diversas etapas de um projeto, conseguindo prever erros e acertos, guiando as equipes para chegar ao resultado esperado.

Esse profissional ainda pode auxiliar outros líderes e setores relacionados às necessidades dos clientes e otimização de produtos. Se deseja saber mais sobre o assunto, confira o artigo abaixo.

Agile coach o que é?

É o profissional especializado em metodologias ágeis. Além do conhecimento técnico, ele possui experiência na área o que o torna um facilitador para as equipes. O fato de ter o termo “coach” no nome não significa que esse profissional procure implementar conceitos sobre sucesso profissional.

Entre suas atividades, estão as de ajudar os times a entenderem os prazos e previsões, fazer o progresso do projeto ser contínuo, além de oferecer suporte aos stakeholders relacionados a expectativa e satisfação do público-alvo e também a outros líderes na aplicação das metodologias ágeis.

Principais tipos de Agile coach

Esse profissional pode contar com diferentes experiências e especializações, assim como facilidades para determinados assuntos, confira:

  1. Técnico: os profissionais com domínio técnico são excelentes em engenharia de softwares e outras práticas, eles conseguem “colocar a mão na massa”, além de auxiliar o seu time;
  2. Negócio: o Agile coach que possui domínio de negócios consegue aplicar diversas estratégias de otimização de voltados para otimização de lucros e redução de custos;
  3. Transformações: quando falamos sobre gestão de mudanças, o profissional com esse domínio consegue facilitar e liderar as mudanças de cultura organizacional, pensamento sistêmico e mais.

Principais diferenças: Agile coach x Scrum Master

Os dois profissionais podem apresentar algumas similaridades em suas funções, porém, na prática, exercem atividades diferentes. O Agile coach pode guiar vários times conforme cada projeto. Além disso, esse profissional pode ser contratado para trabalhar temporariamente para tarefas específicas.

O Scrum master lidera um time de Scrum diretamente e conta com a possibilidade de se especializar, tornando-se um Agile coach. Basta fazer cursos específicos de metodologias ágeis, coach e da própria profissão.

Confira também: Scrum Master e Product Owner: aprenda o que são e quais os seus papéis.

Responsabilidades do Agile coach

Entenda as atividades e responsabilidades desse profissional tão importante para as empresas.

  • Identificar oportunidades de melhoria: uma das principais responsabilidades é de identificar oportunidades de melhoria nos processos e equipes, além de implementar as mudanças necessárias;
  • Facilitar a adoção das práticas ágeis: o profissional deve auxiliar a equipe na implementação das metodologias ágeis, assim como ensinar e lidar com os desafios que surgem;
  • Treinar e capacitar equipes: uma de suas atividades é de treinar e capacitar os times. Assim, todos da equipe tem o aprendizado necessário em metodologia ágil.

Habilidades necessárias para ser um Agile coach

Conheça as habilidades necessárias de um Agile coach que devem ser desenvolvidas:

  • Pensamento sistêmico;
  • Facilidade em resolver problemas;
  • Comunicação clara e objetiva;
  • Empatia;
  • Liderar;
  • Experiência;
  • Relacionamento interpessoal bom;
  • Paciência;
  • Conhecimento técnico.

Qual é a faixa salarial?

Um dos maiores atrativos de se tornar um Agile coach é certamente é a faixa salarial que pode ultrapassar 5 salários mínimos, conforme o site Vagas.com. Os valores podem variar conforme a empresa contratante, a experiência profissional e a região do país.

Por fim, esse profissional é contratado para obter resultados otimizados de processos, pois é preciso ter uma visão sistêmica sobre os possíveis erros e acertos ao longo do processo. Dessa forma, o projeto não fica estagnado por falta de resolução.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre a profissão, confira mais detalhes com Carlos Sander, Master Black Belt em Lean Six Sigma, no vídeo abaixo:

Como se tornar um Agile coach?

É preciso especialização na área, por isso, opte por cursos de kanban, scrum e melhoria contínua, além disso, invista em cursos de formação superior nas áreas relacionadas a tecnologia e inovação.

Se deseja se destacar na área, busque o certificado do Consórcio Internacional de Agile, desenvolvido pelos líderes que criaram a disciplina dessa profissão. Cursos de gestão podem ser valiosos para o currículo desse profissional.

Especialize-se em Scrum: Metodologias ágeis

Somos uma escola que conecta profissionais às habilidades que impulsionarão suas carreiras, mediante metodologias eficazes para você saber como lidar com os desafios e entregar resultados reais. Com o curso de Scrum na prática: Métricas ágeis, você aprenderá a realizar análises e interpretações de métricas, coletar e interpretar dados, identificar padrões e tendências e mais.

Além disso, você vai dispor de 14 aulas com 2 horas diretas ao ponto, material didático para download, acesso vitalício e certificado! Inscreva-se e invista na melhor preparação para sua carreira.

Gostou do conteúdo? Não deixe de navegar no nosso blog e conferir outros artigos sobre gestão, aperfeiçoamento, metodologias de melhoria contínua e mais. Aproveite para saber mais sobre a Análise de resultados: exemplos práticos e como fazer. Assim, você sabe exatamente quais os resultados que deverá entregar e como alcançar seus objetivos.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.