O MBA (Master of Business Administration) proporciona ao profissional uma abordagem mais ampla e prática da área escolhida, além de oferecer recursos para melhorar suas habilidades de gestão. Uma nova tendência do mercado de trabalho, ele enriquece o currículo e é um diferencial para quem deseja se destacar.

O que é MBA?

Saber como escolher o MBA certo para a sua carreira é uma missão que demanda pesquisa, planejamento e autoconhecimento. Por ser mais abrangente, ele auxilia no desenvolvimento de capacidades voltadas a tomadas de decisão, compreensão do setor, gestão de pessoas e recursos, entre outras.

No post de hoje, você aprende sete passos para tomar a melhor decisão para o seu futuro profissional ao escolher a formação continuada ideal para a sua realidade. Continue a leitura!

Leia também: Quais são as habilidades mais requisitadas até 2030?

1. Avalie os seus objetivos de carreira

Se você sente que está estagnado ou até mesmo confortável demais em sua profissão, o MBA pode servir como um incentivo para você alçar voo e traçar novos caminhos em sua carreira. A formação te dará uma perspectiva mais analítica e de gerenciamento da área.

Por isso, reavalie os seus objetivos para encontrar a melhor alternativa de pós-graduação no momento. Com a titulação de Mestre em Administração, você potencializa as suas chances de conquistar cargos de liderança e gestão.

2. Fique atualizado com as tendências de mercado

O MBA já está tão incorporado no mercado de trabalho brasileiro que se tornou uma exigência para a ocupação de cargos executivos e de lideranças em empresas de pequeno a grande porte. Como ele serve como um certificado da sua experiência na área, o programa é essencial para quem busca por aprimoramento contínuo.

Pesquise e observe quais são as habilidades mais requisitadas no seu segmento, acompanhe as tendências e movimentações de mercado. Aliado aos seus objetivos de carreira, você terá ainda mais base para identificar a especificação de MBA mais adequada para a sua profissão.

3. Considere o modelo de ensino ideal para você

Você sabia que existem vários modelos de ensino para MBA no Brasil? Os tipos de MBA variam em modalidade, tempo de duração e especificação da área. Uma das principais classificações que se tem da formação é entre Executiva e Profissional.

O MBA Executivo é indicado para profissionais que já têm experiência com liderança e oferece uma formação continuada voltada a compreender, de forma sistemática e profunda, o mundo corporativo. O programa é mais imersivo e flexível para conciliar com atividades profissionais.

Já na modalidade MBA Profissional, são abordadas discussões sobre inovação, business intelligence, entre outras, a fim de preparar o profissional para se tornar um especialista. Assim, ele estará mais capacitado a buscar cargos e salários mais altos.

Considere o modelo de ensino para um MBA

4. Decida pelo formato de ensino compatível com a sua rotina

O MEC determina que os cursos de MBA devem ter carga horária mínima de 360 horas, podendo ser divididas em modelos de ensino: integral, meio período e EaD. Com grades e abordagens específicas, as três modalidades possuem vantagens e desvantagens, cabendo ao profissional avaliar os seus objetivos com a formação.

De maneira geral, o MBA full-time funciona como um intensivo da especialização e pode ter duração de 6 a 12 meses. Ele é uma opção para quem procura por uma formação completa em menor tempo.

No part-time, as aulas acontecem em meio período, definido pela instituição de ensino. Podendo variar entre 1 a 3 anos, é uma alternativa para quem precisa aliar os estudos e atividades profissionais.

Com o ensino à distância, o profissional tem ainda mais flexibilidade para realizar o MBA. A depender da instituição, as aulas podem variar em ao vivo e gravadas, possuem estudos de caso, atividades e trabalhos a serem realizados no melhor momento para o estudante.

5. Analise o custo-benefício na hora de investir no MBA

Assim como outras modalidades de pós-graduação, o MBA exige investimento de tempo e dinheiro para a conclusão do curso e emissão de certificado de conclusão. Por isso, avalie os custos com a formação e se será possível conciliar com o trabalho formal ou empreendimento.

Considere o momento da decisão e se ela está alinhada com os seus objetivos profissionais. Pesquise, também, por bolsas de estudo, processos seletivos e programas em instituições de ensino para aproveitar as melhores oportunidades na educação continuada!

6. Crie uma rede de contatos qualificada

Fazer uma pós-graduação, como o MBA, é uma oportunidade de se manter atualizado nas tendências de mercado e fazer o famoso networking. Expandir a sua rede de contatos é vantajoso para você, pessoal e profissionalmente, como também possibilita oportunidades de parcerias com outras empresas.

Converse com pessoas que fizeram a formação na área que você deseja e se inspire em quem te motiva a ser um profissional ainda melhor. No decorrer do MBA, você também terá contato com professores qualificados e outros profissionais experientes que poderão te dar orientações de carreira.

7. Garanta a sua formação continuada especializada na Frons

Aqui na Frons, você encontra uma vasta seleção de cursos e treinamentos que irão somar ao seu MBA. Invista em uma formação continuada em gestão, aliando-a a metodologias ágeis, gestão de projetos, melhoria contínua e muito mais!

7 passos para escolher um MBA

As fontes de conhecimento e aperfeiçoamento profissional podem ser múltiplas. Torne-se o especialista que você deseja ser com os nossos cursos gratuitos em Six Sigma e Lean Manufacturing.

Conheça o primeiro MBA focado em gestão estratégica, exelência operacional e métodos ágeis. Reconhecido pelo MEC. botão quero saber mais
5/5 - (1 voto)
Author

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.