Os especialistas em Lean Six Sigma são alguns dos profissionais mais requisitados no mercado de trabalho. Desenvolvida para mapear, identificar, analisar e controlar processos de qualidade, a metodologia é essencial para otimizar procedimentos, melhorar a produtividade e reduzir desperdícios e custos.

Aplicável a diferentes setores, o método utiliza técnicas pensadas para cada característica de projeto. Conheça como o LSS surgiu, como ele funciona, suas certificações, ferramentas e como aplicar no seu negócio!

A origem do Lean Six Sigma

O Lean Six Sigma que conhecemos hoje é a junção de duas metodologias complementares: o Six Sigma e o Lean Manufacturing.

O Six Sigma é um conjunto de práticas que visam reduzir a variabilidade do processo, criando produtos melhores, enquanto evita desperdícios na produção. Aliado a estratégias de satisfação do cliente, ele se dedica a otimização dos procedimentos ao desenvolver padrões estáveis que sejam 99,9997% livres de defeitos e que garantam resultados de qualidade elevada.

Também desenvolvida para reduzir desperdícios e aumentar a eficiência dos processos, o Lean Manufacturing identifica e elimina etapas com baixo valor agregado. Focado em simplificar as estratégias e reduzir custos, ele utiliza o conceito de melhoria contínua para oferecer produtos de alta qualidade, com melhor aproveitamento de recursos e otimização do tempo de produção (Lead Time).

Como o método Lean Six Sigma funciona?

Ao unir duas metodologias que modernizam procedimentos complexos e industriais, o Lean Six Sigma (LSS) utiliza mais técnicas para reduzir a variabilidade e diminuir o desperdício nos processos. As estratégias adotadas são focadas em melhoria de processos gerais, produtividade e eficiência, resolvendo o maior número e variedade de falhas em um negócio.

A adoção do método LSS proporciona um planejamento inteligente, garantindo fluxos mais otimizados, além de conquistar resultados mais rápidos e visíveis. Uma das ferramentas mais utilizadas para o gerenciamento e avaliação da qualidade dos processos é o ciclo DMAIC:

gráfico com o método DMAIC
  • Define (definir): estabeleça o que é esperado com o processo;
  • Measure (medir): levante as causas de falhas e prioridades de atuação a partir de uma análise da base de dados;
  • Analyze (analisar): identifique as causas raízes, ou vitais, e realize uma análise minuciosa para encontrar correlação entre as variáveis;
  • Improve (melhorar): apresente e teste soluções para mitigar as falhas;
  • Control (controlar): acompanhe os resultados.

O método DMAIC é cíclico, portanto, sempre que uma avaliação alcançar o nível de controle, é possível identificar novas oportunidades de melhoria em frentes que não foram atacadas anteriormente.

O que são os Belts?

Os Belts (faixa ou cinturão, em inglês) do Lean Six Sigma indicam o nível de experiência na metodologia. Similar à hierarquia das artes marciais, a faixa branca contempla os iniciantes, enquanto a faixa preta é para os que adquiriram conhecimento e habilidades necessárias para se tornar um especialista.

Entenda como funciona cada uma das certificações em LSS:

White Belt

A certificação White Belt, ou faixa branca, é destinada a iniciantes na metodologia de Lean Six Sigma. São profissionais e executivos que precisam ter uma compreensão básica da melhoria de processos para lidar com equipes focadas em resolução de problemas.

Yellow Belt

Um Yellow Belt participa como membro da equipe de melhoria, possuindo fundamentação nos conceitos gerais e principais ferramentas de qualidade para análise e controle dos projetos. Ele é capaz de identificar erros, quick wins e implementar soluções de processo.

Green Belt

O Green Belt é uma certificação intermediária do LSS que prepara o profissional para a coleta e análise de dados de um projeto. Ele será o responsável pela documentação do início ao fim, por estabelecer indicadores de acompanhamento, planos de ação e prestar consultoria.

Black Belt

Quem possui a formação em Black Belt já está em um nível avançado no aprendizado do Lean Six Sigma. O profissional domina as ferramentas analíticas, o DMAIC, documentação, indicadores, além de estar apto a gerenciar projetos, treinar e liderar equipes.

Master Black Belt

A classificação mais alta em LSS é o Master Black Belt, considerado especialista na implantação da metodologia em um negócio. Por essa razão, ele é capaz de coordenar planos de ação estratégicos e operacionais para a empresa, além de dar consultoria e treinar os profissionais Green e Black Belts.

Existe ainda o papel de Champion, que se designa o responsável por oferecer suporte aos profissionais de níveis anteriores com recursos essenciais para a realização de um plano. Cada projeto pode contar com mais de um nível de Belt.

piramide ilustrando todos os belts do lean six sigma
piramide ilustrando todos os belts do lean six sigma

Quais são as vantagens de aplicar a metodologia Lean Six Sigma?

O método Lean Six Sigma pode ser aplicado em diversos setores como o de Produção, Manufatura, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Administrativos. Por se tratar de um sistema adaptável a diferentes processos, ele é aplicável a cada tipo de necessidade de uma empresa.

As organizações que investem na implementação do LSS percebem uma melhoria na rotina de todas as etapas de seus projetos. Dentre as vantagens principais, estão:

  • Redução de custo;
  • Melhora na qualidade da execução das tarefas;
  • Processos simplificados e otimizados;
  • Diminuição de desperdícios e falhas;
  • Melhora na eficiência e qualidade final;
  • Aumento da confiança e satisfação do cliente;
  • Tomadas de decisão mais inteligentes e estratégicas;
  • Redução do tempo de produção ou execução de atividades;
  • Desenvolvimento de lideranças;
  • Aumento do desempenho financeiro da corporação.

Quer entender como esses benefícios são demonstrados na prática? A Frons preparou um case de Lean Six Sigma na Indústria para que você visualize a aplicação da metodologia e mensuração de resultados no setor. Acesse o case real aqui!

Quais ferramentas são usadas no Lean Six Sigma?

A metodologia Lean Six Sigma aplica diversos mecanismos para se analisar, executar e controlar os processos a fim de se atingir uma melhoria na qualidade, tempo e utilização de recursos. Ao unir técnicas do Six Sigma e Lean Manufacturing, o procedimento atinge resultados mais otimizados, produtivos e com redução de desperdício.

Além do DMAIC, alguns métodos usados são:

  • Diagrama de Ishikawa;
  • Kaizen;
  • Programa 5S;
  • Mapa de Fluxo de Valor;
  • Diagrama de Pareto;
  • Poka-Yoke;
  • Os 5 porquês.

Muitas outras ferramentas são aplicadas no Lean Six Sigma a depender do caráter, objetivo e complexidade dos projetos de melhoria de processos.

Como implementar o método Lean Six Sigma?

Para implementar a metodologia é preciso emitir algumas certificações em Belts para garantir que os profissionais tenham o conhecimento necessário para aplicar as melhores estratégias de otimização. O Lean Six Sigma se baseia em métodos para atingir resultados desejados, então é necessário dominar ferramentas desenvolvidas para esse fim.

Com líderes especializados, é preciso realizar uma avaliação do segmento da empresa para analisar os processos mais modernos e aprimorados. O segundo passo é mapear o processo atual, com todas as suas fases e identificar oportunidades de melhorias para, então, estabelecer as prioridades a serem atacadas.

Para quem deseja se tornar um profissional de alta performance, a Frons conta com cursos de Lean Six Sigma para todos os níveis de aperfeiçoamento, técnicas e estudos de caso. Com acesso vitalício e materiais didáticos inovadores, você compreende na prática a aplicação da metodologia em diversos setores.

banner de divulgação para a certificação completa do lean six sigma
Avalie esse post
Author

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.