Em um dos episódios de nosso OnDemand Premium mostramos a diferença entre a Apple e a Positivo, que apesar de competirem no mesmo nicho de mercado, não são concorrentes diretos por N motivos: público, características de seus produtos, público-alvo e etc.
Pensando por outro lado, essa não é a realidade da Uber, táxis tradicionais e 99Táxi.
Todos oferecem o mesmo serviço, mesmo que por preços um tanto quanto distintos para um público bastante semelhante.
Ou seja, existe uma concorrência direta, mas nessa briga a Uber ainda leva a melhor.
E qual o motivo? Quais são os diferenciais da marca? Por que as pessoas optam por pagar para ser transportado por um motorista da Uber?
Continue lendo e conheça o case Uber de sucesso no mercado e o que fez a marca se destacar tanto.
O Uber surgiu em 2009 e foi a primeira empresa a trazer um serviço como esse à tona! E o que é esse serviço?
Simples: é um serviço de transporte que oferece preços bastante acessíveis para os passageiros e que é totalmente tecnológico.
O passageiro pede um motorista através do aplicativo para lhe levar até um determinado destino. O motorista aceita a corrida e consegue ter acesso a todo o roteiro de como chegar até o passageiro e, posteriormente, ao destino final.
Até então, o serviço mais semelhante a esse que existia era os de táxis tradicionais. Porém, com algumas diferenças!
Para os táxis tradicionais, era necessário que os passageiros tivessem o número de contato de algum deles e ligassem para poder chamá-los até o seu destino ou contassem com a sorte para ter um táxi em algum lugar próximo.
Independentemente de qual seja a situação, os motoristas precisavam conhecer a cidade como a palma de sua mão, uma vez que não tinha nenhum mapa ou GPS que indicasse exatamente onde o seu passageiro estava e queria ir.
Leia também: 7 principais conceitos de gestão de qualidade: conheça todos!
Hugo chegou em Bauru, cidade do interior de São Paulo, para fazer a prova de um concurso público em 2005.
Ele não conhece absolutamente NADA da cidade, tem somente o endereço do local da prova.
Hugo acabou não olhando próximo a que ponto de referência ficava este endereço. Portanto, somente chegou, procurou o número de taxista na rodoviária e ligou para o motorista!
O taxista chegou lá perguntando qual era o endereço, Hugo falou, mas o motorista não conhecia o destino.
Uma viagem que poderia durar de 5 a 10 minutos, demorou mais de 30 minutos por conta do motorista não conhecer o destino, e consequentemente, o melhor caminho.
Entende que existem muitas variabilidades que interferem no serviço dos taxistas se comparados com os serviços do Uber hoje?
Enfim, por esse e por outros diferenciais da Uber, incluindo o preço, que fez a empresa se destacar no mercado logo que chegou, pois seu serviço eliminava boa parte destas variabilidades!
Até então, havíamos falando somente sobre a comparação de qualidade e serviços entre o case Uber e os táxis tradicionais.
Porém, após o surgimento de um serviço facilitado de transporte, outras empresas quiseram nadar de braçada neste mesmo segmento, como é o caso da 99Táxi.
A empresa oferece exatamente o mesmo serviço através de seu aplicativo por um preço, em alguns casos, até mesmo mais barato.
A pergunta que não quer calar neste momento é: por que mesmo com essa diferença de preço, as pessoas ainda têm a Uber como 1° opção?
É somente porque a marca chegou primeiro no mercado? Ou por que foi a primeira a expandir seus serviços mundialmente e aumentar a capilaridade em mercados já consolidados?
Na verdade, o foco na qualidade no atendimento ao cliente pode influenciar e muito na tomada de decisão do consumidor.
Vejamos: o foco da qualidade do case Uber é 100% voltado para a segurança do consumidor.
Existem vários recursos dentro do app deles que visam eliminar quaisquer variabilidades existentes relacionadas a segurança como:
Há tanto botões destinados à denúncia quanto para enviar a localização à polícia como pedido de socorro.
A própria equipe da Uber rastreia a corrida e caso ela não seja finalizada no tempo estimado ou fuja do percurso combinado, eles fazem uma ligação ao motorista e passageiro para entender o que está ocorrendo.
Em alguns casos, se houver necessidade, aciona a polícia. E isso, nessa geração em que estamos vivendo, acaba sendo prioridade para o consumidor.
Na 99Táxi, eles também prezam por segurança. Porém, o foco principal deles é outro: ser mais acessível financeiramente. Portanto, não há tantos recursos e fiscalizações nas corridas que ocorrem.
O que não faz a concorrente ter uma qualidade inferior, mas sim ter um foco de qualidade diferente. Ela visa, então, atender outros requisitos críticos do consumidor.
Agora com o case Uber você entendeu que a qualidade (em alguns casos, de nível Six Sigma) pode influenciar a tomada de decisão dos consumidores.
Assista ao nosso OnDemand Premium que levanta informações distintas sobre a Apple x Positivo, para que você tenha uma nova visão sobre qualidade. Dê play:
O case da Uber ressalta como os estudos de caso de atendimento ao cliente são importantes para inspirar mudanças positivas nos negócios.
Afinal, à medida que o tempo passa e a tecnologia se aperfeiçoa, novas necessidades e funcionalidades surgem e podem ser melhor aproveitadas.
Quer aprender mais sobre qualidade nos negócios? Ouça o episódio #065 do nosso podcast Business Break e aprenda ‘5 dicas de gestão da qualidade para aumento da satisfação dos clientes’:
Você também pode aprofundar seus conhecimentos no treinamento online de Ferramentas da Qualidade e aprender como fazer a identificação e eliminação de desperdícios e agregação de valor em produtos e serviços.
Outra capacitação estratégica para aprender a gerenciar processos com qualidade e focados em melhoria contínua é a certificação White Bel Lean Six Sigma.
Aproveite a chance e comece a aprender de forma gratuita!
Profissionais graduados que já possuem experiência na área de gestão ou que ocupam cargos de…
Os profissionais que buscam crescer na carreira frequentemente se deparam com uma dúvida: MBA é…
Imagine um mundo onde os dados contam histórias, ajudam você a tomar decisões melhores e…
Escolher um MBA degree é um passo estratégico para qualquer profissional que busca alavancar a…
No mercado de trabalho atual, quem está sempre em busca de desenvolvimento profissional acaba saindo…
A inteligência artificial (IA) mudou radicalmente como as empresas lidam com dados, otimizam processos e…