Saber como contratar bons profissionais é a chave do sucesso para qualquer empresa. Por falta de organização, gestores podem divulgar uma vaga sem delimitar as etapas e requisitos necessários para ocupar uma função, tornando o processo de contratação mais demorado.

O segredo para encontrar os melhores funcionários é, antes de tudo, estabelecer quais são as habilidade que a função exige e você deseja somar ao seu quadro de colaboradores. Analise a cultura organizacional da empresa e planeje todo o processo seletivo de maneira enxuta, sem etapas desnecessárias.

Neste material, você vai aprender sobre esses assuntos, modalidades e técnicas de contratação para realizar uma seleção de pessoas estratégica. Continue a leitura!

Como definir um perfil profissional dos candidatos

Se você está acostumado a gerenciar equipes ou como parte de uma, entende que para desempenhar determinadas funções é preciso ter ou desenvolver habilidades específicas. Elas não se limitam apenas a desenvolvimentos profissionais, mas pessoal e sociais também.

Caso esteja em dúvida sobre como contratar um funcionário ideal, primeiro trace as suas expectativas para a função. Liste todas as atividades que devem ser realizadas pelo profissional que ocupará a vaga e defina hard e soft skills que o candidato precisa apresentar.

Anote o nível de experiência necessário para desempenhar a função. Entenda que um Júnior demandará mais da atenção e do tempo do gestor, pois está em fase de aprendizado.

Um Pleno, por outro lado, consegue realizar o seu trabalho de forma organizada, sem tanto suporte, porém ainda com algum direcionamento. Já um profissional Sênior é o ideal para vagas que demandem colaboradores com mais experiência, autonomia e capacidade de tomar decisões.

Continue a leitura e entenda como a modalidade de trabalho pode impactar no rastreio do perfil profissional.

Tipos de contratação

O tipo de contratação pode ser um fator determinante na escolha do profissional que você precisa. Atualmente, algumas das modalidades de trabalho que existem são:

  • CLT;
  • MEI;
  • Contratação por tempo determinado;
  • Contratação por tempo indeterminado;
  • Contratação temporária;
  • Contratação eventual;
  • Estágio;
  • Jovem Aprendiz;
  • Presencial;
  • Híbrido;
  • Home Office/Remoto.
tipos de contratação de um profissional

Cada forma de trabalho listada acima pode exigir um perfil específico de maior ou menor dedicação, variação de experiências ou até mesmo de capacidade de organização pessoal. Avalie todos esses pontos e direcione a vaga a pessoas que possam corresponder à essas características essencial.

Características gerais

A criação de um perfil profissional deve servir para te orientar na seleção de currículos e encaminhamento de entrevistas, mas não o transforme em um modelo rígido. Aposte na adaptabilidade e destaque os pontos mais gerais da sua avaliação da função.

De forma ampla, os melhores profissionais do mercado apresentam as seguintes habilidades:

  • Visão sistêmica e analítica;
  • Proatividade;
  • Criatividade;
  • Trabalho em equipe;
  • Flexibilidade;
  • Investe no aperfeiçoamento profissional.
Habilidades de um profissional requisitado:

Preocupe-se em se conectar com os candidatos, ouvir suas histórias, objetivos de desenvolvimento pessoal e como desenvolve os trabalhos em equipe. Esses são alguns dos pontos que você verá em detalhes no próximo tópico.

Passo a passo da contratação

Traçado o perfil do profissional ideal, é hora de planejar o processo seletivo. Confira 7 dicas essenciais para uma contratação de sucesso:

1. Divulgue a marca/empresa

Uma boa forma de atrair profissionais capacitados é manter a sua empresa no radar. Seja visto! Compartilhe projetos, conquistas e eventos participados em uma plataforma de fácil acesso ao público, como um site ou página do LinkedIn.

Isso faz com que os candidatos entendam quais serviços sua marca oferece e é uma porta de entrada para que eles tenham interesse em trabalhar com você. O fator visibilidade contribui para o convencimento do porquê se cadastrar na vaga da sua empresa vai ser vantajoso para eles.

2. Utilize técnicas de contratação

Assim como entender metodologias ágeis e aplicá-las nos processos da rotina de trabalho é eficaz para atingir os melhores resultados, também é necessário investir em técnicas para um recrutamento e seleção de qualidade.

Opte pelo método que mais adeque a cultura organizacional da sua empresa ou setor, adaptando-o para a sua realidade. Conheça as 5 principais técnicas de contratação:

  1. Mapeamento de valores;
  2. Uso de testes psicológicos;
  3. Gamificação;
  4. Banco de currículos;
  5. Mapeamento de competências;

Faça um estudo de como aplicar as táticas de avaliação nas etapas do seu processo seletivo para economizar tempo, recurso e entrevistas de qualidade.

3. Planeje o processo seletivo

Um processo seletivo é um conjunto estruturado de artifícios para selecionar os candidatos mais adequados à uma vaga. Por isso, é essencial que haja um planejamento, ordenação de etapas, testes e entrevistas para encontrar quem possui as melhores características para a função.

Elabore uma espécie de “filtro” em cada fase da seleção, com o intuito de afunilar as exigências aos candidatos com respeito a habilidades mais específicas. Mas lembre-se: não torne o processo exaustivo para você e os pretendentes.

Não encha de etapas desnecessárias , que não agregam em nada, e nem deixe o procedimento engessado. A forma mais eficiente de contratação é rápida e objetiva.

4. Crie dinâmicas

As dinâmicas são uma ótima maneira de ver as aptidões dos candidatos na prática. Você pode elaborar testes escritos ou técnicos, dinâmicas em grupo, de resoluções de problemas, etc.

Utilize a imaginação e aplique algumas situações que o funcionários terá que lidar no dia a dia de trabalho, a nível introdutório. Você pode se surpreender!

5. Ofereça vantagens

Saiba que ninguém trabalha de graça. Seja por questões financeiras ou para melhorar o desempenho profissional, os aspirantes precisam ser motivados a entrar na sua empresa.

Por isso, apresente as vantagens que eles terão com você. Seja transparente, não invente ou infle informações. Deixe claro a cultura organizacional, benefícios, planos de carreira, projetos, eventos…

Mostre como você pode contribuir para o crescimento deles. Assim, você terá colaboradores mais engajados.

6. Peça referências

Converse com os colegas de equipe ou de outras empresas. Todo mundo conhece alguém capacitado e isso pode acelerar o processo de buscar novos candidatos. Além disso, ninguém quer se “queimar” com uma indicação ruim, então as referências costumam ser bastante eficiente.

7. Avalie recontratações

Há diversas razões para o desligamento de um funcionário e muitas delas não estão associadas ao seu desempenho. Uma demissão pode ter acontecido por questões financeiras da empresa, como ocorreu com a onda de lay offs nos últimos anos em empresas de tecnologia, por reestruturação interna, etc.

Ou então, a decisão pode ter partido do colaborador que recebeu outra proposta ou estava em transição de carreira. Pesquise o quadro de funcionários desligados, converse com colegas que estão há mais tempo na empresa e entre em contato para possíveis recontratações ou recolocação profissional.

É mais fácil recrutar alguém que já sabe como a sua empresa funciona, mesmo que ela tenha passado por mudanças, do que treinar alguém 100% novo.

Existem muitas maneiras de realizar a contratação do funcionário ideal para a sua empresa. O essencial é avaliar a cultura organizacional e o que você, como bom gestor, recrutador ou dono da empresa, preza em um colaborador.

Passo a passo para contratação do profissional ideal

Utilize a tecnologia a seu favor

Lembra como te explicamos sobre a importância de ser visto? O mesmo vale para a divulgação da vaga.

Compartilhe com o mundo que você está contratando. Utilize redes sociais, principalmente o LinkedIn, e outras plataformas de recrutamento como Catho, Gupy, Infojobs, entre outras. Faça com ela seja facilmente encontrada.

Mesmo que esteja considerando uma seleção interna, publique no site ou redes internas da corporação. Utilize a tecnologia e internet ao seu favor!

Como conduzir uma entrevista?

Os testes e dinâmicas podem te ajudar a conhecer as habilidades técnicas de um candidato, mas a entrevista é uma das principais etapas do processo seletivo, pois é nela que você percebe se há um alinhamento de expectativas.

Geralmente, ela é feita individualmente com o recrutador responsável ou gestor da área. Em uma mesma seleção, é possível ter mais de uma entrevista, seguindo o conceito de afunilamento dos pretendentes.

Para conduzir uma boa entrevista de emprego, primeiro, crie um ambiente confortável. Inicie conversas que quebrem o gelo e deixe o entrevistado menos ansioso. Não é preciso se prolongar nisso, apenas o faça se sentir bem recebido.

Sempre de maneira objetiva e educada, busque ter uma noção de sua vida pessoal, no sentido conhecer alguns de seus passatempos, se é uma pessoa mais sociável ou introvertida, por exemplo. Esteja sempre aberto a ouvir, pergunte sobre o que é novo para você, respeitosamente.

Então, encaminhe a conversa para conhecer sobre suas experiências acadêmicas, profissionais e como ele deseja se desenvolver profissionalmente. Aqui, é uma ótima oportunidade de reforçar as vantagens que o candidato terá com você e sua empresa.

Além disso, é o momento de detalhar sobre as atribuições do cargo, dinâmicas da empresa e do setor que ele possivelmente trabalhará. Abaixo, separamos algumas perguntas essenciais que podem de auxiliar no direcionamento da entrevista. Não deixe de conferir.

Perguntas essenciais para fazer na entrevista de contratação

Encare cada entrevista como uma conversa única e esteja disposto a ouvir o que o candidato tem a contribuir para a corporação. Com antecedência, elabore algumas perguntas mais abrangentes para dar a ele um espaço para se apresentar.

Confira 7 perguntas essenciais para fazer em uma entrevista de emprego:

  1. Fale um pouco sobre você.
  2. O que você sabe sobre a nossa empresa?
  3. Qual é a sua maior realização no momento?
  4. Quais são os seus pontos fortes? E os fracos
  5. Por que você gostaria de trabalhar conosco?
  6. Quais suas metas profissionais no longo prazo?
  7. Quais são seus objetivos para o futuro? (Pessoal)
Perguntas para fazer na entrevista

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.