Contar com uma boa gestão de recursos é indispensável para o sucesso de uma empresa. O gestor precisa conhecer tudo o que é necessário para o funcionamento e a expansão de um negócio para saber como está a saúde financeira atual e quais estratégias podem ser traçadas para que ela fique competitiva no mercado e se desenvolva.

As despesas operacionais e pré-operacionais estão relacionadas ao custo de funcionamento e implementação de um negócio. É preciso saber identificá-las e classificá-las de forma correta para administrá-las e não haver confusão no fluxo de caixa, que pode gerar problemas graves no futuro.

Por exemplo, uma empresa pode estar tendo um alto custo de despesas e isso pode estar atrapalhando a sua lucratividade. Muitas vezes, um simples remanejamento de recursos ou corte de gastos pode fazer muita diferença, mas isso só é possível de identificar se o gestor tiver todos os dados em mãos para analisar.

Se você tem dúvidas em como gerenciar as despesas financeiras e qual a importância deste fator para seu negócio, confira o post de hoje!

O que são despesas operacionais?

As despesas operacionais são aquelas que estão relacionadas aos gastos essenciais para que um negócio funcione. São custos com aluguel de imóvel, impostos, folha de pagamento dos funcionários, contas de luz, marketing, por exemplo, que não estão ligados diretamente à produção de um produto, mas que são a base da operação de uma empresa.

O controle das despesas operacionais são de grande importância para a saúde financeira de um negócio. Se elas forem muito elevadas pode impactar a lucratividade e pode ser preciso reorganizar a distribuição dos investimentos.

Quais são os 3 tipos de despesas operacionais?

As despesas operacionais podem ainda ser classificadas em três tipos: despesas administrativas, despesas comerciais e outras despesas. Vamos ver com mais detalhes a que cada uma delas se refere:

Despesas administrativas

São aquelas que estão relacionadas à operação de uma empresa, ou seja, são os gastos com o back office como setor financeiro, gestão de pessoas e parte estratégica. Algumas despesas administrativas são: internet, pagamentos de impostos, materiais para escritório, salário dos funcionários, contas de água e luz, aluguel, seguros, dentre outros.

Despesas comerciais

Já as despesas comerciais estão relacionadas aos custos que envolvem o processo de vendas de um produto ou serviço. Ela inclui todo o investimento com materiais, marketing e o trabalho dos vendedores. Alguns exemplos são: despesas com viagens a trabalho, organização de eventos e festas, comissão de vendedores, brindes, panfletos e outros materiais para divulgação da marca, treinamentos de funcionários, dentre outros.

Outras despesas operacionais

As despesas que não se enquadram nem nas administrativas e nem nas comerciais são classificadas como outras despesas. Geralmente, são custos que são específicos de um determinado setor de uma empresa que podem ser necessários em algum momento como pesquisa ou algum tipo de investimento.

infográfico explicando quais são os 3 tipos de despesas operacionais
imagem com um infográfico explicando quais são os 3 tipos de despesas operacionais

Como calcular as despesas operacionais?

Calcular as despesas operacionais é um processo bastante simples, basta o gestor responsável listar os gastos e somar os valores. Pode-se ainda classificá-lo dentre as três categorias já apresentadas para um melhor conhecimento e planejamento financeiro.

É importante ressaltar que apesar dessas despesas serem regulares, elas não são consideradas custos fixos. Alguns têm valores que podem variar como o valor da conta de energia e a comissão de vendedores. Outras não sofrem oscilação constante como salário dos colaboradores e plano de internet.

O que são despesas pré-operacionais?

As despesas pré-operacionais são aquelas referentes aos custos ligados à fase de implementação de uma empresa, ou seja, que vão permitir que ela consiga atuar e ampliar seu funcionamento no futuro. Ela pode estar ligada ao administrativo, à produção, à gestão e a todo setor necessário para que um negócio tenha início.

São exemplos de despesas pré-operacionais: melhoria na estrutura física do local, investimento em equipamentos, contratação de funcionários, planejamento estratégico, estoque inicial de produtos, alvará de funcionamento, documentação de abertura da empresa, licenças e permissões, dentre outros.

Controlar esse custo inicial é extremamente importante! O investimento virá do capital do seu negócio e caso ele seja excessivo, as operações podem começar já no negativo, o que não é interessante para nenhum empreendedor.

Por que classificar as despesas de uma empresa?

Para que uma empresa mantenha seu funcionamento é necessário alguns gastos que não podem se exceder ao faturamento bruto, afinal é o lucro que possibilita novos investimentos. Mas para ter uma visão da lucratividade de um negócio e qual a sua capacidade de crescer é preciso separar as despesas para analisar e planejar o futuro.

Ao conhecer quais são as despesas pré-operacionais e operacionais, o gestor consegue avaliar o que é realmente necessário e o que pode ser reduzido sem que essa ação interfira na qualidade do seu serviço ou produto. Além disso, sabe-se com exatidão o quanto a empresa precisa para operar por mês, sem ficar no vermelho e precisar realizar financiamentos e empréstimos.

frase explicando o por que classificar as despesas de uma empresa com a imagem de um homem fazendo concentrado com uma calculadora na mão
frase explicando o por que classificar as despesas de uma empresa com a imagem de um homem fazendo concentrado com uma calculadora na mão

Manter a saúde financeira de uma empresa depende do conhecimento de informações reais. As despesas operacionais são um dos dados de grande importância para a administração de um negócio. É fácil de calcular e faz toda a diferença na gestão atual e futura.

Veja também: Descubra como aumentar o lucro das empresas com 4 simples ações.

Se você ainda não classifica os gastos básicos de sua empresa, comece já e abra as portas para a expansão do seu negócio! Continue acompanhando o blog da Frons para mais conteúdos como este!

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.