Gestão Empresarial

O que é marketing pessoal: conheça 10 dicas essenciais

Em um mercado cada vez mais competitivo, só consegue crescer aquele que se destaca na sua empresa e área de atuação. Além de talento, qualificação, dedicação e competência, é preciso aprender a como fazer marketing pessoal. Por isso, separamos as seguintes dicas:

Cuide da sua aparência

Desenvolva um perfil de liderança

Melhore as suas habilidades de comunicação

Esteja preparado para resolver problemas

Seja proativo e criativo

Sempre busque qualificação profissional

Saiba trabalhar em equipe

Construa uma rede de contatos sólida

Tenha comprometimento com o seu trabalho

Desenvolva uma visão estratégica

Mas o que é marketing pessoal? Consiste em um conjunto de táticas que tem como meta atribuir mais valor e fortalecer a imagem de um profissional no ambiente de trabalho, fazendo com que ele se torne referência em uma determinada atividade ou assunto.

Entre essas estratégias estão alguns comportamentos e atitudes importantes que podem ser facilmente adotados no seu dia a dia. Logo, entra em jogo a necessidade de entender como fazer marketing pessoal.

Para te ajudar, explicamos neste artigo o que é marketing pessoal e reunimos 10 dicas preciosas para você aprender como criar um marketing pessoal de maneira correta e eficiente. Confira!

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é um conceito que define uma série de estratégias que possuem o intuito de construir a sua própria imagem profissional. É como se você fosse a marca que está sendo trabalhada para se tornar uma referência na área em que atua.

Como, hoje em dia, o mercado profissional está extremamente competitivo, é essencial trabalhar bem o seu marketing pessoal com o objetivo de tornar as suas habilidades conhecidas por todos.

Esse posicionamento agrega muito valor à sua imagem profissional, possibilitando conquistar clientes ou ter vantagens em processos seletivos.

Sendo assim, é fundamental que você procure entender o que é marketing pessoal e se esforce para aplicá-lo em sua vida profissional.

10 dicas de como fazer marketing pessoal

Se você quer aprender como fazer marketing pessoal, este artigo é perfeito. Separamos algumas dicas eficientes para divulgar as suas melhores habilidades. Continue acompanhando.

1. Cuide da sua aparência

Você não precisa mudar o seu estilo de se vestir, gastando dinheiro com roupas mais caras, nem se transformar em um modelo. 

Mas, dentro de um modelo de marketing pessoal, é fundamental manter uma aparência impecável.

Por isso, vista-se sempre bem e escolha peças adequadas ao seu ambiente de trabalho e às pessoas com quem vai lidar, tais como clientes, parceiros, possíveis investidores, etc.

Uma pessoa que cuida do visual transmite mais confiança. Lembre-se disso!

2. Desenvolva um perfil de liderança

Um bom profissional é aquele que tem a capacidade de influenciar e inspirar as pessoas ao seu redor e, assim, liderá-las. 

Essa é uma qualidade muito admirada pelo mercado de trabalho e, portanto, uma estratégia fundamental para quem quer aprender a como fazer um bom marketing pessoal.

Mas não estamos falando de líderes que fazem esse papel apenas porque assumiram um cargo importante na empresa onde trabalham. Trata-se de uma postura que pode ser exercida em qualquer posição.

Conheça algumas dicas de como desenvolver um perfil de liderança no vídeo abaixo, da Sólides Tecnologia:

3. Melhore as suas habilidades de comunicação

Para alcançar seus objetivos é preciso saber se expressar bem, de forma correta e com o máximo de clareza. 

Um dos melhores exemplos de marketing pessoal está na adequação da sua linguagem, evitando gírias e dominando os jargões da sua área de atuação, que deverão ser utilizados somente com as pessoas que compartilham desse conhecimento.

Tenha um cuidado especial com a comunicação escrita. Ao escrever comunicados, e-mails e relatórios, por exemplo, use uma linguagem mais formal e aplique corretores de texto para não cometer erros de ortografia que poderão comprometer a sua imagem e a da empresa.

4. Esteja preparado para resolver problemas

Não adianta nada apenas fazer o que é solicitado. É preciso estar sempre atento a tudo que acontece na empresa para propor, por exemplo, alguma melhoria em um determinado processo, a fim de otimizar resultados.

Fique atento ao seu redor e, se perceber que um colega está tendo problemas, proponha-se a ajudá-lo. 

Com essas atitudes, você vai se destacar e ser lembrado como o resolvedor de problemas. Algo essencial para a sua estratégia de marketing pessoal.

5. Seja proativo e criativo

Você concorda que alguns problemas podem ser evitados se você estiver atento o bastante para se antecipar a eles? 

Dentro do modelo de marketing pessoal você não deve esperar que uma falha aconteça e atrapalhe o seu trabalho e dos colegas.

Seja proativo e pense, o tempo todo, em soluções viáveis. Encontrar essas soluções exige também uma boa dose de criatividade. 

Portanto, procure estimular sempre o seu lado criativo, fazendo cursos, viagens, lendo livros, jornais e revistas, entre outras estratégias de marketing pessoal.

Quer conhecer boas dicas para crescer profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho? Veja ao vídeo abaixo:

6. Sempre busque qualificação profissional

Hoje em dia, qualificação é regra para quem quer conquistar um bom emprego, ser promovido ou simplesmente se destacar na profissão.

Afinal, dessa forma você pode desenvolver novas competências técnicas, além de se manter sempre atualizado sobre as novidades e tendências do mercado.

É muito importante se planejar financeiramente para investir em cursos de capacitação profissional na sua área de trabalho.

Mas com a internet também é possível ter acesso gratuito a conteúdos de qualidade e relevantes para a sua formação.

Como é o caso do nosso curso online e gratuito em White Belt – Lean Seis Sigma. Ele apresenta os fundamentos da metodologia, ajudando você começar a entender como reduzir variabilidades, custos, falhas e desperdícios de processos.

Além disso, a certificação conta com apostila exclusiva, exercícios para praticar, suporte de consultores qualificados e certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e pelo The Council for Six Sigma Certification. Inscreva-se aqui!

7. Saiba trabalhar em equipe

Se você quer aprender a como fazer marketing pessoal é preciso aprender a trabalhar em equipe.

A capacidade de fazer um trabalho em equipe é outra habilidade muito valorizada nas empresas e, por isso, deve fazer parte dos modelos de marketing pessoal.

Cada vez mais as organizações buscam pessoas que pensam como grupo e se mostram dispostas a compartilhar conhecimentos.

Além disso, é importante também ter flexibilidade e habilidade para se relacionar bem com os colegas e conseguir administrar os conflitos (alguns inevitáveis) da melhor forma possível.

8. Construa uma rede de contatos sólida

A rede de relacionamentos de um profissional, chamada de networking, é fundamental para encontrar boas oportunidades de trabalho, fazer parcerias e adquirir conhecimentos.

Esses contatos estratégicos também ajudam você a criar uma imagem positiva no mercado, e são bons exemplos de marketing pessoal.

Por isso, uma boa dica de como fazer marketing pessoal é frequentar eventos da sua área, como workshops, palestras, congressos e seminários. É nessas oportunidades que você vai encontrar e poder fazer um primeiro contato com colegas de profissão.

9. Tenha comprometimento com o seu trabalho

O que é marketing pessoal e profissional? Nesses casos apresentados até agora eles se misturam. 

Parece óbvio que um profissional deve ter comprometimento, não é mesmo? Mas muita gente ainda falha nesse quesito, seja por se atrasar em compromissos importantes ou perder o prazo para entregar tarefas.

Jamais faça parte desse grupo de pessoas e se destaque por estar engajado com o crescimento do negócio. 

Assim, atividades e desafios importantes para o futuro da empresa poderão ser confiados a você.

10. Desenvolva uma visão estratégica

A construção de uma imagem positiva está relacionada também com a capacidade do profissional de ter uma visão mais ampla sobre os cenários que se apresentam para a área na qual atua. 

São essas pessoas que “enxergam” primeiro as mudanças e poderão ajudar suas empresas a se adaptarem a elas.

Adequando essas e outras estratégias ao seu perfil e ambiente de trabalho, você certamente estará no caminho certo para responder o que é marketing pessoal e profissional, construindo uma imagem bastante positiva.

Dessa forma, você aprenderá a como fazer marketing pessoal e mais, poderá se tornar um profissional reconhecido e valorizado pelos seus talentos e habilidades, começando a trilhar uma carreira de muito sucesso.

Como aprimorar as habilidades profissionais?

Um dos melhores caminhos para se destacar em sua área profissional é fazer cursos online, pois ele te ajudam a se manter atualizado.

E a metodologia do Lean Seis Sigma é um dos assuntos mais valiosos que você pode aprender, porque ela é voltada à melhoria contínua dos processos de uma empresa.

Isso é algo que agrega muito valor a um candidato, uma vez que a otimização de processos pode resultar em grandes aumentos de lucro.

Caso você queira entender mais sobre o assunto, pode iniciar os estudos pelo nosso curso gratuito em White Belt apresentado anteriormente ou pode se inscrever na certificação online em Yellow Belt – Lean Seis Sigma.

Ela apresenta conceitos e ferramentas de nível intermediário que te ajudam a contribuir melhor na resolução de problemas e no trabalho em equipe. Inscreva-se aqui!

Gostou do nosso post e quer saber mais sobre o que é marketing pessoal e outros assuntos relacionados à formação e capacitação profissional? Então siga-nos nas mídias sociais – Facebook, Linkedin e Youtube – e fique por dentro de todos os nossos conteúdos.

Este conteúdo foi escrito pela Frons. Somos uma empresa formada por engenheiros capacitados, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho.

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Carlos Sander

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

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