Gestão Empresarial

O que é dashboard, para que serve e como criar o seu!

Para as empresas que precisam visualizar resultados ou acompanhar métricas em tempo real, o dashboard é a ferramenta ideal para uma gestão ágil. Ele oferece um painel visual com os principais números da sua empresa, coletando e processando dados de diferentes origens, como planilhas, plataformas e outras ferramentas.

Neste conteúdo, selecionamos as principais informações sobre o tema, como os principais tipos, erros mais comuns e como criar um dashboard eficiente e funcional para utilizar no seu negócio. Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo.

O que é um dashboard?

Um dashboard é um painel visual que mostra os principais resultados, indicadores e métricas. Ele centraliza as informações de modo que facilite o acompanhamento das tarefas, a gestão de alta performance e a tomada de decisões.

Essa ferramenta apresenta todas as informações em uma única tela, por isso, deve ser feito de uma maneira eficiente e estratégica para que todos possam entender os dados referentes aos projetos de forma rápida e objetiva.

Para que serve um dashboard?

Com a crescente coleta, processamento e análise de dados, um dashboard consegue demonstrá-los de forma legível para embasar as estratégias de gestão e ações de uma empresa. No entanto, é preciso saber como extrair os dados e interpretar as informações, conheça alguns insights:

  • Acompanhar as principais métricas: assim você consegue medir o sucesso das suas ações ou se precisam de ajustes;
  • Previsibilidade: com o dashboard é possível ter algumas previsões, como o crescimento das vendas, necessidades dos seus consumidores e mais. Dessa forma, você consegue antecipar demandas;
  • Simplificar informações complexas: se você automatizar o dashboard, poderá simplificar os dados coletados de planilhas e outras plataformas. Assim, todos os colaboradores conseguem fazer análises e ter diferentes insights;
  • Agrupar dados: essa ferramenta consegue integrar os dados de diversas origens diferentes em um só lugar, facilitando as análises. Ainda, fazem o cruzamento de informações e os cálculos necessários de forma automática;
  • Dados em tempo real: as informações apresentadas no painel são obtidas em tempo real.

Conheça os principais tipos de dashboards

Existem diferentes tipos de dashboards, cada um deles conta com características diferentes e atende a diferentes necessidades e níveis organizacionais dentro de uma empresa. Conheça cada um deles:

1. Dashboards operacionais

O tipo de dashboard operacional é utilizado para apresentar os indicadores de produtividade de tarefas operacionais dentro de uma organização. Assim as equipes e gestores conseguem acompanhar em tempo real, os prazos, o estoque, a produção e mais. A partir desses dados é possível maximizar o desempenho de diferentes setores, além de uma visão geral da empresa.

2. Dashboards táticos

O dashboard técnico é utilizado pelos gestores de todos os departamentos para as decisões de médio prazo. Por isso, ao criar esse tipo de ferramenta, você deve inserir as métricas mais relevantes para as estratégias de negócio.

3. Dashboards estratégicos

Um dashboard estratégico, geralmente é utilizado pela alta gerência, com dados atuais e do registro histórico para acompanhar os números e saber se é necessário criar outras estratégias ou ajustes.

Benefícios de utilizar um dashboard

Utilizar dashboards para gestão ágil oferece diversos benefícios para as empresas, como a melhoria na tomada de decisões, a visualização de dados em tempo real e também o aumento da eficiência e produtividade. Assim, se você deseja implementar ações de melhoria contínua na sua empresa, você pode fazer análises regulares de desempenho com o dashboard.

Conheça os erros mais comuns ao fazer um dashboard

Antes de aprender a criar um dashboard eficiente e funcional, conheça os erros mais comuns para evitar retrabalhos:

  • Excesso de efeitos visuais: sabemos que as ferramentas de dashboards oferecem diversas opções de efeitos que deixam visualmente mais bonito, mas lembre-se que o objetivo é facilitar a leitura das informações. Efeitos demais podem deixar o painel confuso ou distrair os usuários;
  • Utilizar muitas cores: o excesso de cores é igualmente ruim para uma boa visualização das informações. Evite utilizar muitos tons ou cores chamativas como amarelo ou vermelho;
  • Excesso de informações: oferecer muitos dados pode confundir os usuários sobre a prioridade das informações, por isso, inclua somente o necessário e as métricas mais importantes.

Como criar um dashboard eficiente?

Agora que você já conhece os erros mais comuns, aprenda como criar um dashboard eficiente e objetivo para ajudar na gestão ágil do seu negócio. Comece pelo objetivo e o que você pretende avaliar, quais decisões serão tomadas com as informações ou qual etapa pode ser acompanhada com esses dados.

Confira também: O que é Power BI? Conheça a ferramenta que vai ajudar no seu trabalho!

Escolha das ferramentas certas

A escolha da ferramenta para criar seu dashboard é importante, confira as possibilidades de integrações com outras ferramentas, como funciona a atualização de dados, se existe versão gratuita eficiente e mais.

As mais conhecidas e utilizadas atualmente, são o Excel e o Looker, antigo Google Data Studio. O Excel é bastante conhecido no mundo corporativo e possibilita diversos cálculos e fórmulas complexas, já o Looker possibilita diversos tipos de integrações e oferece gráficos, medidores, planilhas e diagramas.

Definição de KPIs relevantes

Definir as métricas corretas e a prioridade delas é essencial para apresentar dados relevantes no seu painel. Assim, os usuários conseguem obter informações suficientes para realizar os próximos passos, como indicadores de qualidade, de produtividade e mais.

Use o estilo correto

As informações serão apresentadas em forma de gráficos, escolher a que melhor representa os dados pode ser útil para gestão ágil. Você pode utilizar gráfico de pizza, de barra, de linhas e mais.

Criar um layout simples com cores neutras

Os dashboards são ferramentas essenciais nas organizações para análise de dados, por isso, utilize um layout simples e cores neutras que não chamem a atenção ou distraiam os usuários. Afinal, as informações devem ser o foco principal do painel.

Agora que você já sabe o que é dashboard, continue no nosso blog e aproveite para aprender a importância do Timesheet no mundo corporativo para otimizar o tempo de suas etapas e também equipes. Até lá!

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Carlos Sander

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

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