Um simples erro ou falha em um equipamento pode fazer parar todo um processo industrial e causar grandes prejuízos, dependendo da gravidade do problema. A manutenção industrial visa corrigir ou evitar tais intercorrências. Ela pode ser feita de maneira emergencial, preventiva ou ainda fazer parte da rotina do chão de fábrica.

Se você quer conhecer a melhor forma de cuidar dos maquinários e evitar que uma indústria pare, veja mais sobre o assunto e saiba qual a importância de incluir este processo na cultura organizacional!

O que é manutenção industrial?

A manutenção industrial é um conjunto de ações preventivas, preditivas ou corretivas necessárias para manter o perfeito funcionamento de equipamentos e processos industriais. O principal objetivo das atividades é reduzir as chances de erros e paradas na produção e assim evitar prejuízos financeiros.

Todas as fábricas, independente do porte, devem entender este conceito para aplicar da forma correta em sua realidade. O uso de ferramentas e tecnologias de gestão podem auxiliar no planejamento para se fazer uma precaução estratégica e benéfica para todos os setores de uma indústria.

Por que é importante cuidar dos equipamentos de uma indústria?

A manutenção industrial impacta no financeiro de uma indústria e também é um zelo pelos equipamentos e segurança dos trabalhadores que atuam no chão de fábrica. Ela auxilia no controle de gastos e evita surpresas, como um conserto caro ou a compra de um novo equipamento.

Quanto aos funcionários, devem se atentar não somente às suas necessidades, mas também a de todos da equipe. Por exemplo, alguém que trabalha com uma máquina de corte de madeira está sujeito a riscos diferentes do que um operador de caldeira. São dois equipamentos que precisam de cuidados preventivos para evitar acidentes de trabalho e potencializar a capacidade produtiva.

Os dois processos estão ligados e são essenciais para que a indústria madeireira consiga vender e entregar seu produto. Assim, a manutenção industrial deve fazer parte da consciência de todos os colaboradores de uma empresa para que todos se sintam responsáveis pelos equipamentos, segurança de todos e as etapas produtivas.

Já citamos alguns pontos positivos de inserir a vistoria de equipamentos em uma fábrica, mas vamos ver outras vantagens da sua aplicação:

Agilidade e aumento da produtividade

Ao ter tudo funcionando, com a manutenção planejada em dia é gerado uma melhor organização em todas as etapas de uma indústria. Diminuem-se as paradas inesperadas e, caso elas aconteçam, fica mais fácil contornar o problema em tempo ágil. Assim o processo de produção fica mais fluido.

Monitoramento

Com a gestão dos equipamentos e processos fica mais fácil monitorar os processos industriais. Assim, no caso de ocorrer alguma falha fica mais fácil identificar a sua origem. Além disso, esse acompanhamento auxilia nas tomadas de decisões futuras.

Redução de custos

O custo do conserto de uma máquina que estragou por mau uso é bem maior do que manter a sua revisão em dia. Pode acontecer até do equipamento não ter conserto e a indústria ter que fazer um alto investimento de última hora.

Por que é importante cuidar dos equipamentos de uma indústria

Quando é preciso fazer a manutenção industrial?

O cuidado com os equipamento é um processo que deve estar inserido no dia-a-dia de trabalho de uma fábrica. Os responsáveis podem antecipar os possíveis problemas que podem ocorrer nos equipamentos e manter em dia as revisões recomendadas pelos fabricantes.

E claro, ela deve ser feita de forma emergencial quando há quebra, falha ou comprometimento de algum equipamento industrial.

Confira o post: Gestão de equipe: conceito e dicas de melhoria

Quais são os principais tipos de manutenção industrial?

É muito comum associarmos a “palavra manutenção” ao conserto de algo. Mas existem outras formas de preservar o funcionamento de maquinários para prevenir falhas na produção. Conheça os três principais tipos:

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é o tipo mais conhecido, é aquele que é feito buscando corrigir um problema que apareceu de última hora, após um equipamento parar ou apresentar falha. Dependendo do problema, o maquinário não tem condições de uso até que seja consertado.

Este é um caso bem delicado, pois alguns problemas precisam de especialistas que nem sempre tem horário para atender de urgência ou ainda, a troca de peças que demoram para chegar. Em alguns casos, a manutenção corretiva pode ser programada, tudo vai depender muito do tipo de problema e da dificuldade do conserto.

Manutenção preventiva

Já a manutenção preventiva é aquela realizada antes de aparecer qualquer falha. Ela antecipa ações como troca de acessórios, alinhamento, afiação, troca de fluidos, dentre outros visando evitar problemas mais graves no processo industrial e garantir uma maior vida útil de um equipamento.

Ela é feita de forma planejada e frequente. O calendário das supervisões e revisões das máquinas e equipamentos depende da indicação do fabricante ou da análise do funcionário responsável.

Manutenção preditiva

Podemos dizer que a manutenção preditiva faz parte da rotina de trabalho. Ela não é planejada, mas também não é corretiva. A necessidade da revisão de um equipamento é identificada por meio de percepções do usuário. Por exemplo, um barulho, uma temperatura diferente ou um cheiro de queimado vindo de uma máquina.

Quais são os principais tipos de manutenção industrial

Assim que algo de anormal é identificado, o profissional pode proceder com a manutenção ou requisitar à equipe responsável. As inspeções dos equipamentos podem contar também com o auxílio de tecnologias ou dispositivos específicos para analisar o funcionamento de um equipamento.

Como planejar a manutenção industrial?

Até aqui entendemos a teoria deste termo, mas sabemos que colocá-la em prática pode ser um grande desafio em algumas corporações. Isso porque ela não depende apenas de ações físicas, mas também da consciência e envolvimento de todos os funcionários.

É importante lembrar também que não tem uma única forma de fazer a manutenção industrial, por isso não temos um passo a passo pronto para que você siga. Mas a primeira coisa é definir o perfil de fábrica e levantar as necessidades mais urgentes no primeiro momento. Assim é possível começar a planejar estratégias personalizadas para o local.

Por exemplo, uma indústria têxtil utiliza mesa de corte para cortar tecidos com exatidão. Para que esse trabalho seja feito de forma efetiva o equipamento precisa estar com a lâmina afiada. Essa peça tem um tempo de vida útil que varia conforme a quantidade de tecidos que corta em um determinado período.

Neste caso, a gestão pode identificar o prazo dessa troca e se preparar financeiramente para este gasto com vistorias, antes mesmo do prejuízo de um tecido perdido.

Citação – Como planejar a manutenção industrial

Como a tecnologia pode auxiliar na manutenção industrial?

A tecnologia vem tomando conta de todos os espaços e tende a facilitar diversas atividades complexas. Em uma indústria ela é uma grande aliada na manutenção dos equipamentos. Com o auxílio de um sistema de gestão integrada é possível criar padrões de trabalho e identificar instantaneamente quando algo sair do esperado.

O registro digital do calendário de revisões e alertas também ajuda muito a não deixar passar as datas importantes. É muito comum devido à correria da rotina em uma indústria deixar passar uma manutenção por que se perdeu na data. Por isso, além desse lembrete é preciso ter uma equipe treinada e alinhada em desenvolver seu trabalho, buscando sempre a melhoria contínua.

Vimos que a manutenção industrial é um processo importante para manter a integridade dos equipamentos, o controle financeiro, a produtividade e a segurança dos funcionários. Continue acompanhando o blog da Frons para mais dicas de gestão.

Reduza custos e o número de incidentes na manutenção industrial. Seja especialista em Lean
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.