Aqui você conseguirá ver como o Kaízen pode ser aplicado dentro de três modelos empresariais diferentes e entregar um aumento de produtividade dos colaboradores e resultado dos processos.
Ao chegar até aqui procurando por um exemplo de Kaizen eu posso até supor que você já conheça o que é. Mas como informação nunca é demais, vamos recordar, o que é Kaizen?
Kaizen é uma palavra japonesa que significa “melhoria”.
Nas empresas, Kaizen é uma ferramenta de Lean Manufacturing implementada para gerar mudanças na gestão e produção de um negócio, com a finalidade de otimizar processos e reduzir desperdícios, por meio da padronização dos processos de produção.
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Como aplicar o Kaizen?
O Kaizen utiliza um modelo de PDCA para propor, implementar e monitorar as mudanças nos processos que sua empresa deseja alterar. O PDCA envolve as etapas de:
- Plan (Planejar);
- Do (Executar);
- Check (Controlar);
- Act (Agir).
Entre as etapas comuns estão:
- Reunião da equipe: todos os colaboradores devem participar da análise para mudança de um processo, incluindo funcionários, gestores, e mesmo o CEO. É importante a participação de todos os departamentos que podem contribuir para o projeto, como marketing, vendas, produção, entre outros;
- Análise completa das práticas atuais: essa avaliação vai permitir que a empresa identifique oportunidades de melhoria. Neste caso, as oportunidades são processos e áreas que precisam de mudanças significativas;
- Plano de ação: com as propostas de melhorias para cada oportunidade, de maneira a priorizar as mudanças mais emergenciais;
- Definição de metas e padrões para medir os resultados da melhoria implementada.
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Esses três passos compõe o que é o planejamento do Kaizen.
A partir desse ponto, entramos na fase de implementação das melhorias propostas na criação do plano de ação.
É hora de implementar as alterações que foram acordadas durante o estágio de planejamento.
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Durante a fase de implementação é importante que os gestores observem os resultados das mudanças e obtenham feedback de outros funcionários para descobrir o que não está funcionando, para que possa ser ajustado.
A fase de controle se mantém até que a meta definida seja atingida e mantida por um período suficiente de tempo. A partir disso, o ciclo pode reiniciar, buscando melhorias ainda mais profundas nos processos.
Existem diversos exemplos de Kaizen usados em empresas de todo e setores.
Entenda mais sobre o método, confira nosso vídeo abaixo!
https://youtu.be/qYx9w-ZNAGU
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Exemplos de Kaizen: 3 modelos para seguir
Exemplos de Kaizen 1 – Fabricante de instrumentos ópticos
A empresa A, fabricante de instrumentos ópticos, tem uma grande linha de produção. Desde que os principais pedidos de seus clientes foram transferidos para o exterior, a produção para o mercado interno caiu 50%.
Com o objetivo de recuperar seus negócios de fabricação sob contrato, a Empresa A seguiu o seguinte caminho.
Identificação dos problemas
- Paradas frequentes de produção afetaram o volume de produção e a disponibilidade operacional do equipamento
- Produção lenta
- Baixa conscientização de produtividade entre o pessoal técnico
Análise
- A redução da carga de trabalho do processo de montagem não é possível com a disposição atual da linha
- Movimento de funções dos trabalhadores da montagem e colocação de materiais; são a causa do desperdício de tempo.
- Equipamento de fornecimento de peças não é projetado de forma eficiente
Implementação
- Planejamento e definição de metas de melhoria semestrais
- Análise mensal da situação atual: questões, propostas kaizen, resultados.
- Tarefas de Melhoria Diária por Pessoal de Supervisão
- Revisão de design e layout do “chão de fábrica”
- Revisão de posicionamento de bancada, peças, gabaritos e ferramentas, com o objetivo de redução do movimento do trabalhador e revisão do processo.
Resultados
- Metas semestrais alcançadas
- Prática do ciclo PDCA devidamente implementada
- Formação de colaboradores para detecção e eliminação de problemas
- Alta capacidade de adaptação a novos pedidos
- Maior velocidade de produção e menores índices de falhas
Exemplos de kaizen 2 – Indústria alimentícia
A empresa B produz lanches prontos para distribuição em grandes redes de varejo. A demanda pela produção é alta, mas o crescimento da empresa está fazendo com que a qualidade caia e alguns problemas apareçam
Identificação dos problemas
- Lentidão na produção
- Muito desperdício de “matéria prima”
- Baixa eficiência na produção
Análise
- Desorganização no armazenamento das matérias primas
- Colaboradores perdem muito tempo indo de um lugar ao outro
- Distribuição dos equipamentos é falha
- Distribuição da matéria prima pode ser otimizada
Implementação
- Organização geral do layout da indústria a fim de otimizar o tempo gasto em cada momento da produção
- Matéria prima dividida de acordo com o seu momento de uso e devidamente etiquetada e armazenada de modo que o colaborador não tenha que andar para longe de onde está
- Implementação de um cronograma de manutenção dos equipamentos, a fim de evitar paradas de produção.
Resultados
- Melhoria geral na eficiência da indústria
- Trabalhadores perdem menos tempo e se tornam mais eficientes
- Ganho de espaço com o melhor distribuição das máquinas
- Menor desperdício
- Queda considerável nas falhas e quedas de produção
Exemplo 3
Neste exemplo, nós vamos te mostrar uma forma de você implementar, de maneira bem simples e fácil, um exemplo de Kaizen.
Assim como na imagem acima, a maneira mais simples de implementar um Kaizen, é por meio de um quadro dividido em 4 seções:
- Sugestões: Neste espaço os colaboradores terão liberdade de dar suas sugestões de melhorias.
- Implementar: A partir do momento que as sugestões foram discutidas e aceitas, elas vêm para cá. É aqui onde você, como gestor, deve delegar funções e decidir como e quando será implementado.
- Implementando: Assim que foi decidido como, quando e quem são os responsáveis pela implementação da melhoria, ela virá para esse “box”. Aqui também é importante definir um responsável pelo andamento geral da implementação.
- Concluído: Agora é a hora de você ver, na prática, os ganhos que o novo processo foi implementado.
É sempre importante o acompanhamento e registro de cada passo. Inclusive anteriores ao início da implementação. A fim de ter dados para medir a eficiência que a mudança trouxe para sua empresa.
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