O programa de liderança é um método utilizado por diversas empresas para trabalhar o desenvolvimento de gestores em suas equipes. Nessa técnica, os líderes atuais montam um programa focado em desenvolver as habilidades necessárias para formar novos profissionais.

Para entender melhor como montar um programa de liderança que impulsione as pessoas e forme grandes líderes, continue a leitura e confira como criar o seu!

O que é um programa de liderança?

Ele é uma espécie de treinamento focado em formar novos líderes dentro de uma equipe, ajudando no desenvolvimento de habilidades importantes para um cargo de gestão.

Geralmente, o plano para desenvolver os funcionários em competências de liderança é estruturado pensando no longo prazo, além de ser personalizado para atender às necessidades de cada pessoa e potencializar as suas habilidades.

Por conta disso, é importante que esse planejamento contenha os objetivos, como o programa, soft skills que precisam ser aprimoradas, atividades que devem ser desenvolvidas, indicadores que serão usados na avaliação de desempenho e, até mesmo, formações que devem ser feitas.

A partir desse plano, os gestores precisam garantir que tudo seja colocado em prática e que os participantes consigam avançar dentro do programa.

"... o plano para desenvolver os funcionários em competências de liderança é estruturado pensando no longo prazo, além de ser personalizado...”

Como criar um programa de liderança na sua empresa?

Ter um programa de liderança para desenvolver os membros da sua equipe é fundamental para sempre ter novos líderes disponíveis para assumir cargos de gerenciamento na empresa. Confira a seguir um passo a passo de como organizar um PDL:

1. Identifique o potencial dentro da equipe

Para iniciar um programa como esse, é necessário fazer uma análise dos integrantes da equipe e identificar aqueles que possuem potencial para se tornarem bons líderes.

É importante considerar os objetivos da empresa, desempenho dos funcionários, habilidades que eles possuem, além das metas que cada um tem.

Procure ter bem identificado quais profissionais possuem um perfil de líder e maturidade profissional para assumir uma posição como essa.

2. Estruture um planejamento estratégico

Depois de identificar quem tem potencial para participar do programa, é importante estruturar um bom planejamento de como funcionará o PDL em sua empresa.

Para isso, analise quais são as metas que a corporação pretende atingir com esse tipo de ação e faça um plano que ajude a alcançar esses objetivos com o uso do programa de desenvolvimento de lideranças.

3. Alinhe as expectativas com a equipe

Na hora de montar o PDL, é importante deixar bem alinhado entre os colaboradores as expectativas que a empresa tem com eles, assim como o que eles também esperam da corporação.

Dessa forma, você evita que haja algum tipo de frustração por ambas as partes, deixando definido o que se espera de cada um na hora de realizar as cobranças.

4. Defina os indicativos de avaliação

Outro ponto muito importante na montagem do seu plano de desenvolvimento de liderança é a definição dos indicativos que serão avaliados pelos gestores.

Por isso, é fundamental saber o que o líder deve entregar para a sua empresa e equipe. Além disso, é preciso avaliar pontos, como a gestão de equipe, capacidade de trabalho em conjunto, gestão de crises e conflitos, inteligência emocional e outros fatores.

Com os indicativos definidos, é possível avaliar com eficiência o desempenho dos participantes do programa de liderança.

5. Revise o plano e acompanhe os resultados

O desenvolvimento das lideranças é um trabalho de melhoria contínua que deve sempre ser revisado e acompanhado. Ao terminar o planejamento, faça uma revisão de todos os pontos e depois acompanhe os resultados apresentados durante o PDL.

Sempre que for necessário, os gestores devem adaptar o programa conforme as necessidades da empresa e as características dos colaboradores.

5 pilares de como criar um programa de liderança na sua empresa

Por que é importante investir em um programa de liderança?

As empresas que implementam esse tipo de programa de desenvolvimento costumam obter muitos benefícios a partir dele, principalmente em relação à gestão de pessoas, com mudanças no comportamento e engajamento dos colaboradores.

Com as técnicas utilizadas durante o PDL, muitos dos funcionários passam a se sentirem mais motivados em alcançar cargos maiores, além de obterem as competências necessárias para se tornarem bons líderes.

E boas lideranças ajudam a formar bons times, possibilitando que a empresa alcance melhores resultados e aumente a retenção de talentos.

Por isso, um programa como esse é fundamental para corporações que desejam aumentar as habilidades dos seus colaboradores e formar novos talentos internamente.

Quais são os pilares para uma boa liderança?

Exercer uma boa liderança nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, ser líder é ter que lidar com diferentes tipos de pessoas, saber gerir conflitos e crises, além de ter muita inteligência emocional para lidar com tudo isso.

Por isso, é fundamental desenvolver esses pontos para se tornar uma grande liderança que realmente ajude a equipe e impulsione os seus colegas para os melhores resultados. Confira a seguir alguns dos principais pilares de uma boa liderança:

  1. Ser empático com os colegas de equipe;
  2. Praticar a escuta ativa;
  3. Ser bem organizado;
  4. Ter uma comunicação clara, empática e objetiva;
  5. Desenvolver um espírito colaborativo;
  6. Estar aberto a receber e dar feedbacks;
  7. Construir relações de confiança e transparência;
  8. Alta capacidade de adaptação;
  9. Inteligência emocional;
  10. Ter foco em soluções.

Desenvolvendo esses pontos, é possível se tornar um ótimo líder e ajudar o seu time a conquistar todos os objetivos definidos. Além disso, conhecer esses pilares é fundamental para conseguir identificar pessoas com grande potencial para liderarem os times.

Aproveite e conheça aqui em nosso blog os principais tipos de liderança que existem! Saiba como é cada um e quais os pontos fortes de cada perfil.

Desenvolva a liderança que sempre sonhou. Programa específico para líderes - PLE.
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.