Minitab

Carta de controle no Minitab | Como fazer? E analisar resultados?

A carta de controle do Minitab é uma das ferramentas usadas para atingir e manter a qualidade dos processos dentro de uma empresa.

O software Minitab auxilia na realização de análises estatísticas dentro de uma organização, otimizando o monitoramento de dados. 

Com ele, também é possível utilizar ferramentas estatísticas de todos os níveis (do básico ao complexo), possibilitando uma gama de interpretações e aplicações. 

Empresas que aplicam melhoria contínua, frequentemente adotam um programa para cálculo estatístico e as cartas de controle do Minitab fazem parte do dia-a-dia da grande maioria delas.

Então, se você usa o Minitab e quer entender o que é uma carta de controle do Minitab e como montar uma usando a ferramenta, continue lendo!

O que é carta de controle?

A carta de controle é um recurso do Minitab para fazer análises estatísticas e detectar variações nos processos.

Com essa ferramenta fica mais fácil e rápido inserir os dados e avaliar o padrão de desempenho de uma atividade.

Assim, se forem detectadas variações muito grandes onde elas não deveriam ocorrer, a equipe pode agir para fazer as correções. 

A carta de controle exibe os dados em formato gráfico e tem três elementos principais:

  1. a linha central;
  2. o limite de controle superior;
  3. o limite de controle inferior.

A linha central é o valor médio de desempenho do processo. Os limites superior e inferior são o intervalo onde os pontos de controle podem variar. Acima ou abaixo desses limites significa que algo não está performando como deveria. 

Essas especificações são inseridas no Minitab para que o programa faça a análise e gere o resultado. Inclusive, é possível definir os valores aceitáveis para variação no desempenho do processo. 

Se você está em dúvida sobre usar o Minitab ou o Excel para fazer esse trabalho, nosso expert Carlos Sander explica prós e contras de cada ferramenta no vídeo abaixo: 

Como fazer uma carta de controle no Minitab

Para explicar como fazer uma carta de controle no Minitab vamos usar como exemplo a criação de um gráfico Xbarra-S, um dos mais usados.

Esse modelo é utilizado nas análises de variações de um processo e na determinação da média de desempenho do mesmo. 

Antes de começar a inserir os dados, é preciso definir um período de avaliação (em dias) e os respectivos dados da produção 

O passo a passo para montar essa carta de controle no Minitab é:

  1. Abra o Minitab.
  2. Siga o caminho no menu Stat > Cartas de Controle > Gráficos de Variáveis ​​para Subgrupos > Xbar-S.
  3. Selecione a opção ‘Todas as observações para um gráfico estão em uma coluna’ e, em seguida, escreva ‘Dias’ no espaço da caixa abaixo.
  4. Em ‘Tamanhos de subgrupo’ coloque ‘Data’.
  5. Finalize o processo clicando em ‘OK’.
Interface do Minitab para criação de carta de controle Xbarra-S. | Imagem: Minitab.

 Depois de fazer as etapas acima, você já consegue visualizar a carta de controle no Minitab e verificar o desempenho dos dados. Caso seja preciso corrigir alguma informação também é possível editar os dados.

Exemplo de uma carta de controle Xbar-S pronta. | Imagem: Minitab.

 OBS: Para visualizar detalhes específicos sobre cada ponto da carta de controle, basta colocar o cursor do mouse em cima do ponto desejado para visualizar as informações sobre ele. 

Adicionando etapas a uma carta de controle

Caso você tenha mais de um período de dados para avaliação e quer colocá-los junto em uma mesma carta de controle no Minitab também pode. 

Cada intervalo de dados vai ter um gráfico individual com sua linha central e limites, mas aparecerão na mesma carta, lado a lado, facilitando a comparação no momento da análise. 

Assim, você pode identificar o antes e depois da implementação de uma melhoria para ter certeza de que ela foi efetiva ou não. 

Aprenda como criar uma carta de controle no Minitab com etapas a seguir: 

  1. Utilize o atalho de teclado Ctrl + E para abrir a janela de edição ou siga o caminho pelo menu Stat > Carta de controle > Gráficos de variáveis ​​para subgrupos > Xbar-S;
  1. Clique em ‘Opções Xbar-S’;
  2. No menu Estágios, coloque ‘Data’ em Definir estágios (grupos históricos) com essa variável;
  3. Em ‘Quando iniciar um novo estágio’, marque a opção ‘Com a primeira ocorrência desses valores’ e coloque a data no formato X/XX/XXXX.
  4. Clique em OK para fechar cada uma das janelas.
Interface da janela de criação de carta de controle com etapas | Imagem: Minitab.
Gráfico Xbarra-S com estágios. | Imagem: Minitab.

Interpretando os resultados

Para visualizar os números tanto da linha central quanto dos limites mínimo e máximo quanto tiver um gráfico em etapas, basta seguir o caminho abaixo no Minitab:

Opções Xbar-S > Exibir > Outros e marcar a opção ‘Exibir limite de controle/rótulos da linha central para todos os estágios’.

Assim, você consegue ver todas as informações e compará-las com mais facilidade. 

Aprenda online como usar o Minitab

Gostou de aprender a função e como fazer uma carta de controle no Minitab? Se você quiser se capacitar mais no uso da ferramenta, faça nosso curso online gratuito de Introdução ao Minitab.

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos no EAD  e mais de 30 treinamentos presenciais ministrados, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça a lista completa de cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Carlos Sander

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

Recent Posts

Quais são as habilidades mais requisitadas até 2030?

Estamos em constante evolução estratégica e tecnológica no mercado de trabalho. Sabendo disso, quais são…

1 mês ago

Timesheet: qual a sua importância no trabalho?

A otimização de tempo é uma das coisas mais importantes no mundo corporativo, afinal, a…

1 mês ago

Overdelivery: como entregar muito mais para vender mais?

O overdelivery é uma estratégia de marketing que vem se consolidando cada vez mais no…

1 mês ago

O que é gap? Descubra o significado desse termo importante

Você sabe o que é um gap? Muito provavelmente já deve ter ouvido esse termo…

2 meses ago

Como ser um bom líder: conheça 7 dicas de liderança

Se tornar um bom líder não é uma tarefa fácil, muitas pessoas acham que é…

2 meses ago

Agile coach: Saiba tudo sobre a profissão

Com conhecimento técnico e experiência comprovada, esse especialista é capaz de analisar diversas etapas de…

2 meses ago