O overdelivery é uma estratégia de marketing que vem se consolidando cada vez mais no mercado e, por isso, muitas empresas vêm apostando nela para fidelizar os seus clientes e garantir resultados ainda melhores. A técnica pode ser utilizada tanto para produtos quanto para a entrega de serviços e ser o diferencial da sua equipe.
Se você quer entender melhor o que é o overdelivery e como aplicá-lo no seu trabalho para se diferenciar da concorrência, então, continue a leitura e confira o nosso guia sobre o assunto.
O overdelivery é uma palavra da língua inglesa que significa “entrega em excesso” ou “entregar mais”. Basicamente, ele consiste em você entregar muito mais do que o seu cliente estava esperando pelo produto ou serviço contratado, assim, ele acaba tendo uma experiência ainda melhor com a sua equipe.
Ou seja, você está praticamente presenteando o seu cliente com um produto a mais ou uma ajuda que ele não esperava receber. Isso traz um impacto muito positivo na percepção que ele tem de você, aumentando a satisfação pelo serviço prestado e o fidelizando.
No entanto, é importante lembrar que o overdelivery deve ser feito pensando em uma boa gestão dos seus recursos, não usando aquilo que você não tem, não aumentando consideravelmente os custos da sua produção e os esforços da equipe.
Para entender um pouco mais do conceito, nada melhor do que aprender a como aplicá-lo na prática, certo? Então, confira a seguir como utilizar o overdelivery para aumentar a fidelização dos seus clientes.
A primeira coisa a se fazer é entender o que o seu cliente espera na compra ou na contratação do seu serviço. Faça uma análise do que é entregue para ele normalmente e verifique se isso já supre as expectativas dele.
Além disso, para fazer um bom overdelivery, é essencial conhecer bem a sua persona para entender qual é a estratégia de entrega ideal para ela. Conhecendo o seu cliente e sabendo o que ele realmente precisa, você consegue escolher a recompensa perfeita para ele. Veja alguns exemplos:
Você pode dar um convite para um treinamento, masterclass ou evento ao seu cliente após a contratação de um serviço. Dependendo do nicho, isso pode trazer uma grande satisfação e fidelização do consumidor, fazendo com que ele sinta que saiu na vantagem ao adquirir aquele serviço.
Entregar o prometido antes do prazo também pode ser um overdelivery. O cliente sente que você e a sua equipe deram uma grande prioridade para ele, fazendo-o se sentir único e aumentando a percepção de valor que ele tem sobre o seu time.
Oferecer brindes, mesmo que simples, também aumenta o valor agregado dos seus serviços e serve como uma entrega a mais para o seu contratante. Conhecendo a sua persona, você saberá o que ela realmente deseja receber de brinde. Apenas tome cuidado para não aumentar muito as suas despesas operacionais com isso.
Ofertar conteúdos extras em um curso, treinamento ou sobre o seu produto é uma ótima forma de overdelivery. Inclusive, isso pode estimular o seu cliente a consumir outros conteúdos da marca.
Ao entregar mais do que o esperado e oferecer uma experiência única para os clientes, o time e a empresa ganham muitos benefícios. Veja alguns dos principais:
Sem dúvidas, o principal benefício do overdelivery é ter clientes fiéis e que acreditam no seu trabalho como a melhor opção para eles. Com isso, você sai na frente da concorrência e garante uma recorrência desses consumidores na compra do seu produto ou serviço.
Entregar mais do que o esperado faz com que você se diferencie da concorrência e ganhe mais destaque na visão dos clientes. Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, a entrega acima das expectativas é uma das melhores formas de se destacar.
Os clientes ficam muito mais satisfeitos com as entregas feitas, afinal, eles receberam até mais do que haviam contratado, saindo na vantagem. Então, se um dos objetivos da sua equipe é aumentar o índice de satisfação dos clientes, o overdelivery é uma ótima solução.
Entendeu como entregar mais pode te ajudar a vender mais? Uma empresa ou time que deseja se destacar no mercado em frente à concorrência precisa começar a usar do overdelivery em seus serviços, oferecendo muito mais do que o esperado para os seus clientes.
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