O problem solving é a técnica ideal para você começar a encontrar soluções inovadores para os problemas em seus processos e atividades. Essa metodologia de melhoria contínua ajuda a trazer uma análise mais estratégica para a correção dessas falhas.

Isso significa que ele é uma espécie de ferramenta ou processo utilizado para a identificação de causas e suas resoluções, visando sempre a implementação de melhorias e correções de falhas. Assim, ele é uma ótima metodologia para você aplicar com o seu time e encontrar as melhores soluções para cada situação.

Quer entender como o problem solving funciona e como aplicá-lo para a melhoria contínua? Então, confira o nosso guia logo abaixo e veja como a metodologia pode te ajudar.

"Problem solving é um método utilizado para diagnosticar problemas e falhas em um processo com práticas criativas e inovadoras.”

O que é o problem solving?

Basicamente, o problem solving é um método utilizado para diagnosticar problemas e falhas em um processo com práticas criativas e inovadoras.

Ele parte de uma análise com visão estratégica de todo o cenário, procurando diagnosticar qual é a causa raiz daquele determinado problema e trazendo novas soluções para a sua correção.

Você pode aplicar o problem solving utilizando diferentes ferramentas de melhoria contínua, desde um ciclo PDCA até o método Kaizen. Dessa forma, você tem uma metodologia flexível e que se adapta a diferentes necessidades.

Para entender um pouco melhor sobre isso, vamos conferir a seguir como ela funciona e as técnicas que podem ser combinadas com o problem solving.

Como funciona o problema solving?

O processo deve ser feito de maneira sistemática, permitindo a compreensão do impacto que aquele problema tem nos resultados. Com isso, fica mais fácil seguir até a raiz do problema e descobrir quais são as principais causas para aquela situação.

Para chegar nessa fase, você e sua equipe podem utilizar de diferentes técnicas e ferramentas, permitindo uma abordagem flexível do problema e que possa ser adaptada para cada cenário. Muitas equipes e empresas usam o problem solving já dentro de uma metodologia ágil que possuem ou da sua cultura de Lean Manufacturing.

Confira quais são as técnicas que podem ser utilizadas para a aplicação da metodologia:

1. Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma ferramenta que contempla 4 etapas com foca na implementação de melhorias em processos e atividades. Suas 4 fases são: planejar, fazer, verificar e ajustar.

Na primeira, você escolhe um tema ou situação que deseja analisar e melhorar, define os objetivos e identifica a causa raiz, além de determinar as ações que serão tomadas a partir disso. A segunda fase é realizar as ações e tarefas planejadas, depois são verificados os impactos do que foi feito.

Por fim, é hora de rever as ações e processos utilizados para melhorá-los, fazendo os ajustes necessários e prevenindo a recorrência dos mesmos erros.

Gráfico apresentando o ciclo PDCA

2. 5 Why’s

Os 5 Why’s ou 5 Porquês é mais uma das técnicas que podem ser utilizadas em um processo de problem solving. Nela, você faz a análise de uma situação por meio de 5 perguntas do porquê aquilo aconteceu.

Ao encontrar a resposta para todas elas, você consegue traçar com mais facilidade qual é o caminho até a causa raiz, podendo definir quais são as melhores estratégias para solucionar o problema encontrado.

3. Kaizen

O sistema Kaizen de melhoramento é baseado no trabalho em equipe e nas habilidades de cada integrante. Ele funciona de forma bem semelhante ao ciclo PDCA, contando com as seguintes etapas:

  1. Identificar as melhorias que podem ser feitas;
  2. Mapear todo o processo utilizado atualmente;
  3. Desenvolver uma solução para a sua melhoria;
  4. Implementação;
  5. Monitoramento dos resultados;
  6. Implementar um padrão;
  7. Avaliar os resultados e definir as próximas etapas.
Gráfico do Sistema Kaizen

4. 8D

A metodologia 8D é ideal para a análise e criação de soluções para curto prazo, sendo uma forma de implementar melhorias rapidamente. Ela contempla as seguintes etapas:

  • Identificação do problema;
  • Formação de equipe;
  • Descrição do problema;
  • Contenção do problema;
  • Definição da causa principal;
  • Escolha da solução a ser utilizada;
  • Implementação da melhoria;
  • Controlar para evitar a reincidência.

5. DMAIC

O método DMAIC é uma das melhores opções para a implementação do problem solving, trazendo um roteiro simples e completo para você utilizar com a sua equipe. Ele contempla 5 etapas:

  1. Definição;
  2. Medição;
  3. Análise;
  4. Melhoria;
  5. Controle.
Gráfico apresentando o método DMAIC

Basicamente, o método diz para analisar qual é o problema, agir para resolvê-lo e manter uma forma de controle para que ele não volte mais.

Utilizando essas ferramentas, você consegue aplicar a metodologia de problem solving em sua equipe com muita facilidade e eficiência. Aliar esse método com uma cultura de melhoria contínua é a chave para reduzir os erros e garantir mais agilidade nos processos.

E se você deseja aprender mais sobre como implementar melhorias na sua empresa e equipe, confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog. Inclusive, temos um post sobre padronização de processos que vai te ajudar nessa tarefa dentro da sua equipe com um passo a passo de aplicação. Confira e aprenda a padronizar o seu workflow!

Domine o Método de Análise e Solução de Problemas. Curso MASP completo
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.