DMAIC é o acrônimo de Definir, Medir, Analisar, Implementar e Controlar, uma ferramenta de melhoria contínua usada para otimizar os processos de empresas que adotam a metodologia Six Sigma.
Já tinha ouvido falar da metodologia DMAIC? A ferramenta é muito utilizada para a melhoria de processos nas empresas, principalmente naquelas que trabalham com a metodologia Six Sigma.
Por isso, o método DMAIC é considerado uma ferramenta bastante versátil!
Nesse artigo, você vai descobrir o que é o DMAIC, quando utilizá-lo, as diferenças do PDCA e quais são os benefícios da aplicação.
E para você se lembrar dos conceitos quando precisar, aqui vai um infográfico incrível que resume este post. Fica à vontade para baixar, imprimir ou usar como quiser:
Continue a leitura completa abaixo!
Quando lemos a palavra DMAIC pode soar um pouco estranha. Mas o acrônimo significa simplesmente a união das iniciais das palavras: definir, medir, analisar, implementar e controlar, que são as fases que compõem o método.
Pela definição já deu para ter uma ideia de como essa metodologia funciona e desenvolve os processos, não é mesmo?
O DMAIC é aplicado por meio de um roteiro de cinco fases, elaborado a partir da metodologia Six Sigma para ajudar uma empresa a analisar os dados da gestão a fim de tomar decisões melhores.
Dessa forma, os processos são melhorados e a variação é reduzida. Agora, vamos conhecer as fases que formam a metodologia e como cada uma funciona.
– Objetivo da etapa:
Definir qual é o problema ou oportunidade que será trabalhado no projeto.
– Exemplos de perguntas para definição:
– Ferramentas para ajuda na definição:
Para garantir que a metodologia DMAIC seja aplicada de forma eficiente, é importante que a definição do projeto seja bem feita para que seja possível mensurá-lo na fase seguinte.
– Objetivo da etapa:
A fase de medição é o momento para começar a entender como os processos funcionam e como está o desempenho deles. Essa fase é dividida de duas formas:
1- Porta de processos: envolve o mapeamento do processo atual e a compreensão do seu funcionamento, seguido da identificação das atividades inclusas e da relação entre elas.
2- Porta de dados: traz as medidas do desempenho do processo por meio de indicadores de desempenho.
Para isso, é necessário coletar dados sobre o que está acontecendo naquele contexto e analisá-los de forma crítica.
– Exemplos de perguntas para medição:
– Ferramentas para ajuda na medição:
– Objetivo da etapa:
Ao chegar na fase de análise, as principais causas do problema em questão serão isoladas. É difícil ter mais de três causas que precisam ser controladas para alcançar o sucesso.
Afinal, se muitas causas foram identificadas, surge uma abertura para considerar que o time não definiu as causas primárias ou que o projeto tem objetivos ambiciosos demais para serem alcançados de uma vez só.
– Exemplos de perguntas para análise:
– Ferramentas para ajudar na análise:
– Objetivo da etapa:
Finalmente, chega o momento de colocar em prática todas essas melhorias. É na etapa de implementação que a equipe age para descobrir se o processo foi de fato qualificado por meio de um plano de ação validado pela gestão.
Depois de obter os resultados, será possível analisar quais foram os benefícios financeiros adequados.
– Exemplos de perguntas para implementação:
– Ferramentas para ajudar na implementação:
– Objetivo da etapa:
A fase de controle é muito importante para garantir que as melhorias serão mantidas após finalizar a aplicação do método.
Nessa fase, os colaboradores devem perguntar a si mesmos quais foram as melhorias alcançadas, como elas serão mantidas e de que forma será possível controlá-las.
É importante destacar que todo esse processo só acontecerá de forma satisfatória se houver dedicação e envolvimento por parte dos colaboradores.
– Exemplos de perguntas para controle:
– Ferramentas para ajudar no controle:
Uma empresa está passando por problemas em sua produção porque recebe peças que não estão adequadas de sua fornecedora, gerando retrabalho e horas extras.
Esse problema impacta diretamente na qualidade do produto e na gestão financeira do negócio.
A descrição acima rende um exemplo de DMAIC ótimo, pois a ferramenta pode orientar com eficiência todo o processo de melhoria.
Na primeira fase, define-se todos os problemas que estão afetando a produção da empresa (retrabalho no ajuste das peças, gastos com horas extras, etc). Na segunda, acontece o mapeamento dos processos da empresa para identificar pontos de melhoria.
Na terceira fase, é feita uma análise com base nos dados estatísticos para definir o que fazer para evitar os retrabalhos e o sucateamento das peças recebidas.
Seguindo para a quarta fase do DMAIC, são colocados em prática os processos para atingir as melhorias necessárias como treinamentos, cuidados no transporte das peças, repasse para o fornecedor, etc.
Por fim, na quinta fase é organizado um processo de controle dos processos novos e do acompanhamento de resultados com a ajuda de ferramentas como fluxograma e carta de controle.
Leia outro exemplo de DMAIC completo no post: Exemplo de projeto DMAIC em uma grande empresa.
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O DMAIC foi criado por William Edwards Deming, consultor e estatístico norte americano na década de 1950.
Seu trabalho no Japão foi fundamental para o crescimento das indústrias e da economia do país e foi, sendo reconhecido com diversas premiações.
Depois de retornar aos Estados Unidos, Deming trabalhou na Ford, em um projeto para melhorar a qualidade da gestão e da linha de produção da empresa na década de 1980.
O DMAIC surgiu como um método utilizado por Deming para auxiliar as empresas na eliminação de desperdícios que afetam diretamente a qualidade e a rotina de produção.
O primeiro país a se beneficiar da metodologia foi o Japão, onde Deming trabalhou durante muitos anos, treinando equipes de várias empresas.
Depois, as maiores indústrias americanas do final do século XX como Ford e General Eletric (GE) adotaram o DMAIC, tornando o método conhecido mundialmente.
Apesar do contexto inicial de aplicação do método DMAIC ter sido a indústria, hoje ele contribui para melhoria de diversos setores do mercado.
O método DMAIC pode ser de grande ajuda para elevar o nível de qualidade das empresas – basta considerar que processos mais eficientes geram produtos melhores.
Essa otimização se reflete em outros benefícios como economia de recursos que trazem impactos positivos para o fluxo de caixa das empresas. Com o aumento da qualidade, não há cliente que não fique satisfeito.
Por isso, busque sempre a integração e aproximação das equipes para que haja troca de conhecimento entre elas e, assim, tenham insights e sugestões de melhoria contínua.
Quando os colaboradores conhecem bem a metodologia DMAIC – e, aliás, quaisquer outras que façam parte da rotina da empresa -, eles passam a identificar com maior facilidade a necessidades que os clientes apresentam.
Assim, a equipe compreende com mais rapidez que um processo pode ser otimizado, buscando o aperfeiçoamento sempre.
Para quem já está habituado a usar ferramentas da qualidade, pode ter pensado que a metodologia DMAIC é bem parecida com o ciclo PDCA.
Na verdade, as duas ferramentas são utilizadas na melhoria contínua dos processos, e podem ser aplicadas de diversas formas com um objetivo comum: a resolução de problemas.
Por outro lado, isso não significa que o uso de uma ferramenta elimina a outra, uma vez que elas são praticamente complementares.
As semelhanças entre essas duas ferramentas aparece muito na estrutura delas, já que as duas possuem as fases de planejamento, execução e controle.
Há autores que consideram que o DMAIC é quase uma versão melhorada do PDCA. Assim, se o problema em questão exige estudos mais aprofundados, utilizar a metodologia DMAIC pode ser uma boa ideia.
Por outro lado, a ferramenta PDCA exige mais dados estatísticos.Veja um resumo das funções de cada ferramenta nas imagens abaixo:
O DMAIC ou DMADV são ferramentas de Six Sigma parecidas em suas etapas e ambas são utilizados com o objetivo trazer a melhoria contínua para a empresa. A diferença está no contexto de utilização.
O DMAIC trabalha nos processos atuais de uma empresa para propor melhorias em suas práticas através da redução e eliminação de defeitos, desperdícios ou variações.
Já o DMADV determina as necessidades do cliente, focando mais na evolução de produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente.
Agora você está pronto para colocar a metodologia DMAIC em prática na sua empresa! Mas que tal fazer melhor e começar sua capacitação em Lean Six Sigma para aprender essa e outras ferramentas que citamos ao longo do post?
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E se além do DMAIC, você quer conhecer todas as ferramentas do Lean Six Sigma, escute este episódio do podcast do nosso podcast ‘Business Break’: https://api.soundcloud.com/tracks/708841003
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