Estratificação: o que é e como usar essa ferramenta da qualidade?

Sem tempo para ler? Que tal ouvir o episódio no nosso podcast Business Break relacionado ao tema: #017 – 8 Ferramentas do Lean Six Sigma?

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Business Break – Podcast Frons · #017 – 8 Ferramentas do Lean Six Sigma

Estratificação é uma ferramenta da Qualidade que evita que dados de diferentes fontes sejam tratados igualmente nas análises, sem distinção.

Sua empresa enfrenta uma série de problemas na gestão de processos e organização da equipe?

Aí ao invés de lidar com esses gaps de forma individual, você está buscando ações que possam tapar todos os buracos existentes de uma vez só?

Nesse texto, vamos explicar o que é e como funciona a ferramenta da qualidade de estratificação para te auxiliar em momentos de reestruturação.

O que é estratificação?

Conhecida como uma ferramenta de qualidade, a estratificação evita que dados de diferentes fontes sejam tratados igualmente, sem distinção.

Usada para organizar os dados para análise, encontrar a raiz do problema e coletar elementos sobre o desempenho de um processo, há três tipos de estratificação:

  1. Tempo – os resultados do problema são diferentes de manhã, à tarde ou à noite?
  2. Local – os resultados variam de acordo com o local?
  3. Indivíduo – os resultados dependem do funcionário responsável?

Ao isolar o problema, a estratificação como ferramenta de qualidade age diretamente na causa e auxilia na solução

Ferramenta da qualidade de estratificação: como e onde aplicar

Também presente no desenvolvimento de projetos Seis Sigma, a estratificação como ferramenta de qualidade pode ser aplicada para:

  • analisar dados a fim de encontrar melhorias; 
  • distribuir os materiais em grupos para identificar sua atuação e defeitos; 
  • encontrar caminhos para comprovação efetiva do problema; 
  • separar os elementos para encontrar padrões.

O tempo para considerar a estratificação dos dados varia de caso para caso. Uma semana de análise pode ser suficiente para um, mas não para outro. 

Exemplo de estratificação na gestão da qualidade

Vejamos exemplos de como aplicar a estratificação como ferramenta de qualidade em supermercados, restaurantes, fábricas e outros tipos de negócios movimentados e de grande porte.

1. Imagine que você é dono de uma grande empresa e percebe que quase toda semana surgem novos boatos sobre demissões em massa, crise financeira e desavenças entre colaboradores. 

Como agir? É recomendado analisar separadamente cada setor da empresa:

  • verificar o desempenho dos funcionários, se estes encontram-se engajados em sua atuação; 
  • buscar motivos individuais para  disseminação de rumores. 

Por fim, com o uso da estratificação como ferramenta de qualidade, a solução do problema mostra-se simples: a empresa precisa de uma comunicação interna que integre todos os setores e motive os colaboradores em seu ambiente de trabalho.

Para ser ainda mais lúdico, veja esse outro caso.

2. A diretoria de uma fábrica reparou que o número de acidentes no trabalho estava crescendo. 

Com a técnica da estratificação como ferramenta de qualidade, os responsáveis pela análise separaram todos os setores e perceberam que o setor C, encarregado de receber as novas mercadorias, é o único que utiliza um corredor de piso escorregadio na fábrica e que justamente os funcionários desse setor eram os que mais sofriam quedas. 

Após separar os dados e encontrar o problema, a diretoria trocou os pisos e ficou mais atenta com a segurança dos seus colaboradores.

Estratificação e os 6 Ms na gestão da qualidade

Como visto anteriormente, na construção da estratificação é possível pesquisar as causas das falhas de determinados processos e manter todas as variáveis que possam controlar a qualidade dos resultados.

Os 6Ms do Diagrama de Ishikawa auxilia na separação de cada variável. Veja o porquê.

Visualmente representado como um gráfico, o Diagrama de Ishikawa organiza o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em qualquer tipo de processo. Ele ainda auxilia a equipe a chegar nas causas-raiz que atrasam ou impedem que a organização progrida. 

Os problemas são classificados em seis categorias

  1. Método: melhores práticas para executar o trabalho; 
  2. Matéria-prima: causas que envolvam o material utilizado no trabalho;
  3. Mão de obra: dificuldade por parte de um colaborador; 
  4. Máquinas: envolve o maquinário do processo;
  5. Medição: utilização de métricas adequadas; 
  6. Meio ambiente: questões do trabalho como local, calor, poluição e espaço adequado.
Exemplo de Diagrama de Ishikawa.

Pós-aplicação da ferramenta de estratificação

A estratificação como ferramenta de qualidade, quando bem aplicada, tende a trazer resultados positivos para a organização. Ao isolar o problema, a solução torna-se muito mais fácil de ser resolvida. 

A diretoria de empresas e negócios passa a gostar tanto da estratificação que quando surge um novo problema, já sabe por onde começar: separa os setores, entende como os processos funcionam e aplica a solução certeira. 

Aprenda mais sobre estratificação e outras ferramentas de qualidade

Agora que você já sabe o que é estratificação, aplique a ferramenta de qualidade no seu negócio e veja ele decolar no mercado.

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Carlos Sander

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

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