Exemplo de Kaizen: 3 aplicações simples e eficazes do método

Aqui você conseguirá ver como o Kaízen pode ser aplicado dentro de três modelos empresariais diferentes e entregar um aumento de produtividade dos colaboradores e resultado dos processos.

Ao chegar até aqui procurando por um exemplo de Kaizen eu posso até supor que você já conheça o que é. Mas como informação nunca é demais, vamos recordar, o que é Kaizen?

Kaizen é uma palavra japonesa que significa “melhoria”.

Nas empresas, Kaizen é uma ferramenta de Lean Manufacturing implementada para gerar mudanças na gestão e produção de um negócio, com a finalidade de otimizar processos e reduzir desperdícios, por meio da padronização dos processos de produção.

Leia também: Melhoria contínua de processos: 4 ferramentas [ + cursos]

Como aplicar o Kaizen?

O Kaizen utiliza um modelo de PDCA para propor, implementar e monitorar as mudanças nos processos que sua empresa deseja alterar. O PDCA envolve as etapas de:

  • Plan (Planejar);
  • Do (Executar);
  • Check (Controlar);
  • Act (Agir).

Entre as etapas comuns estão:

  1. Reunião da equipe: todos os colaboradores devem participar da análise para mudança de um processo, incluindo funcionários, gestores, e mesmo o CEO. É importante a participação de todos os departamentos que podem contribuir para o projeto, como marketing, vendas, produção, entre outros;
  2. Análise completa das práticas atuais: essa avaliação vai permitir que a empresa identifique oportunidades de melhoria. Neste caso, as oportunidades são processos e áreas que precisam de mudanças significativas;
  3. Plano de ação: com as propostas de melhorias para cada oportunidade, de maneira a priorizar as mudanças mais emergenciais;
  4. Definição de metas e padrões para medir os resultados da melhoria implementada.

Conheça como o JIT e Kanban fazem as ferramentas do Lean funcionarem:

https://open.spotify.com/episode/2qNcYkZcuPBFVNthoC2Hh8?si=mawKT-f4T2SFgpAtDQL4ow

Esses três passos compõe o que é o planejamento do Kaizen.

A partir desse ponto, entramos na fase de implementação das melhorias propostas na criação do plano de ação.

É hora de implementar as alterações que foram acordadas durante o estágio de planejamento.

Leia também: Como elaborar um fluxograma de processos + exemplo prático

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Durante a fase de implementação é importante que os gestores observem os resultados das mudanças e obtenham feedback de outros funcionários para descobrir o que não está funcionando, para que possa ser ajustado.

A fase de controle se mantém até que a meta definida seja atingida e mantida por um período suficiente de tempo. A partir disso, o ciclo pode reiniciar, buscando melhorias ainda mais profundas nos processos.

Existem diversos exemplos de Kaizen usados em empresas de todo e setores.

Entenda mais sobre o método, confira nosso vídeo abaixo!

https://youtu.be/qYx9w-ZNAGU
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Exemplos de Kaizen: 3 modelos para seguir

exemplo kaizen

Exemplos de Kaizen 1 – Fabricante de instrumentos ópticos

A empresa A, fabricante de instrumentos ópticos, tem uma grande linha de produção. Desde que os principais pedidos de seus clientes foram transferidos para o exterior, a produção para o mercado interno caiu 50%.

Com o objetivo de recuperar seus negócios de fabricação sob contrato, a Empresa A seguiu o seguinte caminho.

Identificação dos problemas

  • Paradas frequentes de produção afetaram o volume de produção e a disponibilidade operacional do equipamento
  • Produção lenta
  • Baixa conscientização de produtividade entre o pessoal técnico

Análise

  • A redução da carga de trabalho do processo de montagem não é possível com a disposição atual da linha
  • Movimento de funções dos trabalhadores da montagem e colocação de materiais; são a causa do desperdício de tempo.
  • Equipamento de fornecimento de peças não é projetado de forma eficiente

Implementação

  • Planejamento e definição de metas de melhoria semestrais
  • Análise mensal da situação atual: questões, propostas kaizen, resultados.
  • Tarefas de Melhoria Diária por Pessoal de Supervisão
  • Revisão de design e layout do “chão de fábrica”
  • Revisão de posicionamento de bancada, peças, gabaritos e ferramentas, com o objetivo de redução do movimento do trabalhador e revisão do processo.

Resultados

  • Metas semestrais alcançadas
  • Prática do ciclo PDCA devidamente implementada
  • Formação de colaboradores para detecção e eliminação de problemas
  • Alta capacidade de adaptação a novos pedidos
  • Maior velocidade de produção e menores índices de falhas

Exemplos de kaizen 2 – Indústria alimentícia

A empresa B produz lanches prontos para distribuição em grandes redes de varejo. A demanda pela produção é alta, mas o crescimento da empresa está fazendo com que a qualidade caia e alguns problemas apareçam

Identificação dos problemas

  • Lentidão na produção
  • Muito desperdício de “matéria prima”
  • Baixa eficiência na produção

Análise

  • Desorganização no armazenamento das matérias primas
  • Colaboradores perdem muito tempo indo de um lugar ao outro
  • Distribuição dos equipamentos é falha
  • Distribuição da matéria prima pode ser otimizada

Implementação

  • Organização geral do layout da indústria a fim de otimizar o tempo gasto em cada momento da produção
  • Matéria prima dividida de acordo com o seu momento de uso e devidamente etiquetada e armazenada de modo que o colaborador não tenha que andar para longe de onde está
  • Implementação de um cronograma de manutenção dos equipamentos, a fim de evitar paradas de produção.

Resultados

  • Melhoria geral na eficiência da indústria
  • Trabalhadores perdem menos tempo e se tornam mais eficientes
  • Ganho de espaço com o melhor distribuição das máquinas
  • Menor desperdício
  • Queda considerável nas falhas e quedas de produção

Exemplo 3

Neste exemplo, nós vamos te mostrar uma forma de você implementar, de maneira bem simples e fácil, um exemplo de Kaizen.

Assim como na imagem acima, a maneira mais simples de implementar um Kaizen, é por meio de um quadro dividido em 4 seções:

  • Sugestões: Neste espaço os colaboradores terão liberdade de dar suas sugestões de melhorias.
  • Implementar: A partir do momento que as sugestões foram discutidas e aceitas, elas vêm para cá. É aqui onde você, como gestor, deve delegar funções e decidir como e quando será implementado.
  • Implementando: Assim que foi decidido como, quando e quem são os responsáveis pela implementação da melhoria, ela virá para esse “box”. Aqui também é importante definir um responsável pelo andamento geral da implementação.
  • Concluído: Agora é a hora de você ver, na prática, os ganhos que o novo processo foi implementado.

É sempre importante o acompanhamento e registro de cada passo. Inclusive anteriores ao início da implementação. A fim de ter dados para medir a eficiência que a mudança trouxe para sua empresa.

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Carlos Sander

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

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