Meta é um determinado resultado que você deseja alcançar em um determinado período de tempo. Para que uma meta seja definida, é necessário ter clareza de onde você quer chegar. Descubra como as empresas definem suas metas internas.
Apesar de parecer simples, estabelecer metas pode não ser fácil, por isso separamos alguns exemplos de metas de uma empresa para te ajudar. Quem chegou até aqui, provavelmente já tem seus objetivos definidos.
Isso porque as metas são os passos para atingir certo ponto desejado. Ainda parece confuso? Vamos explicar melhor a seguir.
Qual é o objetivo de um jogo de futebol? Qualquer brasileiro tem a resposta na ponta da língua: “fazer gols”. O futebol como conhecemos hoje, tem origem na Inglaterra e palavra “gol” deriva de “goal”, que em inglês significa objetivo. Assim, seu goal, objetivo, é o ponto que você quer chegar.
Agora pense: o que seria marcar um golaço para sua empresa? O que você precisa para conseguir isso? O objetivo é o final de um processo de decisões e estratégias. Já as jogadas que te levam a fazer um gol são as metas.
Na vida pessoal, terminar um curso de graduação ou construir uma família são exemplos de objetivos. Já as metas, seriam separar uma quantia mensal para pagar seu curso, ter tempo de estudo durante a semana, fazer um fundo de investimentos para um futuro filho ou até mesmo comprar uma casa maior.
São consideradas metas tudo que te ajuda a chegar ao seu objetivo. E, a melhor maneira de se estabelecer objetivos é fazendo uma análise da sua empresa e identificar quais seus pontos fortes e fracos.
Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas para te ajudar, conheça as principais ferramentas para tomada de decisões: a análise SWOT, a matriz BCG e a matriz GE.
Já o ponto chave para estabelecer uma meta é estabelecer seu tempo de execução e prazo. Com isso, as metas se tornam facilmente mensuráveis, o que garante a concretização do objetivo final.
Assim, metas estipulam prazos e passos para atingir o que se almeja. E, da mesma forma que para se estabelecer objetivos há ferramentas para facilitar esse processo, também há metodologias para se traçar metas. Neste texto vamos falar do método mais conhecido para esse processo: o método SMART.
Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!
O nome SMART é um acrônimo para cinco palavras em inglês que te ajudarão a estabelecer as metas de uma empresa. Essa metodologia garante que suas metas não sejam meras ideias soltas como “vender mais produtos” e se tornem mais palpáveis como “aumentar as vendas em 20% nos próximos 3 meses”.
Agora, vamos entender melhor o que significa cada letra desta metodologia:
Para ler depois – Indicadores de desempenho de processos: o que são, como usar e 20 exemplos.
Agora que você já entendeu a diferença entre objetivos e metas, e como traçá-los, vamos conhecer alguns exemplos de metas de uma empresa:
Esta é a meta clássica de qualquer negócio: vender mais. Contudo, observe que não é apenas um desejo “vender mais”, trata-se de uma meta específica e relevante que apresenta uma porcentagem mensurável de quando se quer vender mais e também tem um prazo estabelecido.
Para estabelecer uma meta dessa ordem, a primeira coisa a ser feita é definir a porcentagem de aumento de vendas que é desejada. Lembrando do critério do “alcançável”, pois as metas devem ser realizáveis.
Lembre-se de que metas são os caminhos que precisamos percorrer para alcançar um objetivo. Assim, se seu objetivo é tornar sua empresa mais conhecida no mercado, em tempos de mídias sociais, é preciso escolher um indicador que faça sentido.
Como o objetivo inicial é tornar a empresa mais conhecida, estabelecer como parâmetro o alcance. Esta métrica mede o número total de pessoas que visualizaram suas publicações. Assim, aumentando seu alcance, você garante que mais pessoa conheçam sua empresa.
O chamado turnover é um termo em inglês que significa rotatividade de funcionários. Este fator, além de aumentar os custos com a equipe, também compromete o entrosamento dos funcionários e demanda tempo de treinamento. Assim, a mudança de equipe se reflete diretamente nos resultados do time.
Assim, se a alta rotatividade foi identificada, é sinal que algo precisa ser revisto. Por isso, traçar essa meta envolve identificar os fatores que levam a alta rotatividade e criar medidas para neutralizá-los. E para saber se estas medidas estão funcionando, temos a porcentagem e o tempo delimitados na meta.
Depois de traçadas as metas é preciso estabelecer estratégias para atingi-las. Uma metodologia muito utilizada para isso é a ferramenta 5W2H. Essa ferramenta auxilia na execução das metas delimitando fatores como o que será feito, por quem e quanto será gasto. Saiba mais sobre ela em nosso artigo “Exemplos de plano de ação“.
Se você gostou de conhecer mais sobre temas como este, não deixe de acompanhar nosso blog. Conheça nossos cursos aqui! Siga-nos também no Facebook, LinkedIn, assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!
A educação executiva é essencial para profissionais e líderes que buscam estar sempre atualizados e…
O MBA em Gestão Empresarial é uma oportunidade única para profissionais que buscam uma formação…
Se você já sabe o que é MBA, deve entender que o Master of Business…
Os MBAs da Frons são a escolha ideal para profissionais que querem desenvolver uma visão…
O desenvolvimento profissional e pessoal desempenha um papel crucial para o sucesso em diversos âmbitos…
Investir em um curso Lean Manufacturing é uma excelente forma de adotar uma metodologia econômica…