Qualidade e Processos

O que é gráfico de controle: como criar e aplicar na melhoria de processos

O que é gráfico de controle? Trata-se de uma ferramenta de qualidade usada para estudar como um processo muda de acordo com o tempo, dentro de uma empresa.

Os dados oferecidos pelo o que é gráfico de controle são apresentados em ordem de tempo, com:

  • uma linha central para a média;
  • uma linha superior para o limite máximo;
  • uma linha inferior para o limite de controle mínimo.
Modelo gráfico de controle

O que é gráfico de controle e o que ele indica?

Os gráficos de controle têm 2 usos principais dentro de uma metodologia de gerenciamento de processos, geralmente sendo úteis como:

  • uma ferramenta para monitorar a estabilidade e o controle do processo;
  • uma ferramenta de análise do processo.

As linhas que você viu no exemplo de gráfico de controle que apresentamos acima, são determinadas a partir de dados históricos.

Ao comparar os dados atuais com essas linhas, você pode tirar conclusões sobre a variação do processo, monitorando e controlando o mesmo. Essas variações podem ser:

  • consistentes: quando há variação, mas a mesma está controlada;
  • imprevisíveis: quando há variação e ela está fora de controle.

Como dissemos acima, o gráfico de controle é uma ferramenta de qualidade, que acompanha a estabilidade de um processo dentro de uma empresa, dentro desse entendimento, é natural pensar que existe mais de um resultado para esse acompanhamento de estabilidade, correto?

Inicialmente podemos pensar em estável e não estável, entretanto, é momento de aprofundar um pouco mais no assunto.

Processo x estabilidade

Antes de continuarmos, é importante que você entenda que todo processo sofre uma certa variação, entretanto, o que o gráfico de controle nos mostra é qual o nível dessa variação.

Dessa forma, para entendermos o que é gráfico de controle é importante compreender que, no geral, ele pode nos trazer 4 tipos de respostas em relação ao processo que está sendo analisado:

  • ideal: o processo está controlado com 100% de conformidade, é estável e apresenta um desempenho perfeito ao longo do tempo. É previsível e atende ao que o cliente espera.
  • limiar: está dentro do controle estatístico, mas sem conformidade ocasional. Esse tipo de processo produzirá um nível constante de não-conformidades. Previsível, mas não atende consistentemente às necessidades do cliente;
  • a beira do caos: reflete um processo que não está sob controle, mas também não está ainda produzindo defeitos. É imprevisível, mas seus resultados ainda atendem aos requisitos básicos do cliente;
  • o estado do caos: o processo não está em controle estatístico e produz níveis imprevisíveis de não conformidade, além de não atender as solicitações dos clientes.

Leia também: Círculo de Controle de Qualidade: 12 benefícios gerados por essa técnica

Gráfico de controle: como fazer

Basicamente, o método de como fazer gráfico de controle é o mesmo usado para criar qualquer gráfico: você captura os dados e marca sua posição dentro de uma régua.

Para construir um gráfico de controle três são necessários 3 passos simples:

  • determine o período de tempo apropriado para coletar e plotar dados.
  • colete dados;
  • construa seu gráfico e analise os dados.
Gráfico de controle como fazer

Melhor do que você ler um passo a passo de como fazer o gráfico de controle, é você assistir ao vídeo abaixo que apresenta didaticamente como você pode construir uma planilha/gráfico:

Importância do gráfico de controle

Você já sabe o que é gráfico de controle e como criá-lo usando o próprio Excel, mas quais os benefícios que realizar um controle estatístico de processo?

Se você tem uma empresa, ou trabalha em uma, é natural que um dos objetivos de seu trabalho seja manter os processos otimizados, dentro de uma estratégia de melhoria contínua. Se você não tem essa postura, indicamos que acesse o artigo; “Melhoria contínua de processos: ferramentas e métodos para aplicar”, e entenda esse conceito, afinal, sem isso realmente será difícil a sua compreensão sobre a importância de gráfico de controle.

Se você já domina, pelo menos conceitualmente, o processo de melhoria contínua, vamos seguir!

Por meio dos resultados do gráfico de controle e do acompanhamento ao longo do período, é possível, além de identificar problemas de estabilidade, também corrigir esses problemas, mesmo enquanto eles ocorrem. Sem o gráfico, o erro só seria identificado quando a produção fosse interrompida.

Leia também: Top 10 | Ferramentas do Lean Manufacturing: suas funções e benefícios

Como citamos acima, os 4 tipos de resposta do gráfico possibilitam que a identificação e manutenção do processo ocorra antes de um “prejuízo maior”.

Indo além, a importância do que é gráfico de controle está em todo o processo:

  • ao prever o intervalo esperado de resultados;
  • ao determinar se um processo é estável;
  • ao analisar padrões de variação de processo de causas especiais ou causas comuns;
  • ao determinar se o seu projeto de melhoria da qualidade deve ter como objetivo evitar problemas específicos ou fazer mudanças fundamentais no processo.
Citação Importância do gráfico de controle “Por meio dos resultados do gráfico de controle e do acompanhamento ao longo do período, é possível, além de identificar problemas de estabilidade, também corrigir esses problemas, mesmo enquanto eles ocorrem. “

Outra entre as 7 ferramentas de qualidade é o Diagrama de Ishikawa, uma maneira eficaz de melhorar os processos e controlar a qualidade nas empresas. A melhor forma de ter conhecimento sobre essas metodologias e como aplicá-las é realizando um curso completo com as ferramentas de qualidade.

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

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Carlos Sander

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

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