Qualidade e Processos

O que é metodologia: conheça diferentes tipos, exemplos e mais!

Compreender o que é metodologia se torna fundamental para o funcionamento de qualquer empresa — afinal, se trata de um conjunto de estratégias que auxiliam no desenvolvimento da gestão de projetos. As empresas que adotam um determinado método definem os responsáveis pelas atividades, o que deve ser feito e quais etapas precisam fazer parte do escopo.

Não entender o que é metodologia ou não possuir uma para seguir pode prejudicar inteiramente a criação do projeto. E, mesmo que o conteúdo seja feito, a empresa ainda pode lidar com problemas relacionados a uma comunicação ineficaz, inserção de dados irrelevantes ao conteúdo e dificuldades de obter um material funcional pela falta de testes.

O que é metodologia?

A metodologia é um sistema que engloba diferentes estratégias para desenvolver projetos. Em latim, methodus significa caminho para realizar uma atividade, analisar critérios relacionados a limitações e verificar as capacidades de um procedimento, como um caso de estudo sobre gestão estratégica.

Entender o que é metodologia auxilia na compreensão de que esta é uma ação fundamental em todo o processo de pesquisa que inclui entrevistas, tempo demandado, nome das pessoas envolvidas, racionamento do trabalho e verificação de dados. Com o uso correto dos métodos, é possível entregar projetos completos em um tempo ágil, em reuniões mais produtivas, sem causar atrasos e garantir a satisfação do público-alvo.

Tipos de metodologias

Com a Frons, além de aprender o que é metodologia, você tem a possibilidade de compreender ainda mais os métodos inovadores por meio de teorias de alta qualidade e acompanhar as explicações dos melhores profissionais, que estão prontos para te ajudar nesta caminhada profissional. Conheça os principais tipos de metodologias:

Metodologias tradicionais

A metodologia tradicional segue a sequência de planejamento, verificação de informações, inclusão de melhorias e ensaios. Nenhum dos envolvidos iniciam uma atividade se a anterior não estiver concluída, o que também exige a inclusão de detalhes em um documento próprio, falando sobre o que foi feito e quais as modificações realizadas até o momento.

Este modelo é mais rígido e não aceita alterações no decorrer do trabalho, o que faz os responsáveis seguirem à risca o que já havia sido estabelecido para terem sucesso na conclusão da atividade. O produto, no momento em que estiver pronto, é entregue imediatamente para a análise, e já passa pela divulgação ao público.

Metodologias ágeis

As metodologias ágeis são feitas com a colaboração de mais especialistas, o que torna os processos eficientes e rápidos. O foco é atuar com comunicação assertiva, ter controle do que precisa ser feito com a distribuição de atividades, além da flexibilidade proporcionada para adaptar potenciais alterações que apareçam no decorrer do projeto. 

Metodologias híbridas

O planejamento nas metodologias híbridas é contínuo, e todas as metas relacionadas devem ser concluídas no prazo. A grande diferença se dá por esse método ser mais flexível e previsível, permitindo que os profissionais consigam se adaptar às exigências detalhadas de maneira mais rápida. 

Importância da metodologia

A metodologia auxilia a seguir o caminho correto para os projetos serem feitos com menos dificuldade, mais organização e eficiência. Os profissionais envolvidos conseguem solucionar possíveis problemas e enriquecer a atividade através de suas experiências.

Benefícios na gestão de projetos

Profissionais que sabem o que é metodologia podem ter mais praticidade para organizar objetivos e metas e segui-los. Dessa forma, é possível controlar as discordâncias e manter a atividade segura, sem que ela precise passar por modificações não calculadas, além de proporcionar como benefícios:

  • Processos devidamente controlados;
  • Cronograma seguido à risca;
  • Diminuição de erros;
  • Tomadas de decisões mais assertivas.

Controlar os processos é de extrema importância para o projeto não perder o rumo e surgir com modificações que não agregam ao conteúdo. Os especialistas em gestão empresarial conseguem acompanhar todas as fases da atividade, prazos incluídos ou modificados e quais profissionais estão neste trabalho, para terem controle e diminuir quaisquer erros. 

Melhoria na eficiência e qualidade

Entender o que é metodologia também auxilia a garantir que os projetos possuam maior eficiência e qualidade. Com a equipe focada, é possível verificar erros com mais agilidade, encontrar pontos de melhoria e verificar informações que podem ser adicionadas para aprimorar o conteúdo e deixá-lo repleto de dados úteis.

Como escolher a metodologia adequada?

Pense em todos os detalhes que a metodologia de gestão de projetos precisa possuir. Verifique quais processos já foram feitos e quais podem ser aplicados, os nomes dos profissionais que atuarão no desenvolvimento do método e se o acompanhamento de passo a passo do começo ao fim é necessário. Para escolher de forma certeira, é necessário fazer algumas perguntas, como:

  • “Qual é o foco do projeto?”;
  • “Qual o nível de complexidade do projeto?”;
  • “Qual a urgência do projeto?”;
  • “É necessário acompanhar a equipe ou deixá-los terem autonomia?”;
  • “Esse é um projeto escalável?”.

Com estas perguntas respondidas, você consegue escolher a metodologia que melhor atenderá às demandas da gestão de projeto. Se necessário, converse com os especialistas para entender a opinião de todos e, juntos, definirem o que realmente ajuda no desenvolvimento da atividade sem causar atrasos e conflitos.

Exemplos práticos de metodologias

Saber o que é metodologia pode ajudar na utilização de exemplos práticos de métodos para os projetos serem desenvolvidos com ainda mais empenho, eficiência e criatividade. Produtos de alta qualidade, únicos e que agradem o público não precisam ser impossíveis de se desenvolver, quando se conta com os ensinamentos exclusivos da Frons.

Scrum

Como exemplo, pense que “X” empresa iniciará a aplicação do método Scrum para fazer o projeto em partes menores, que envolvem trabalhar em equipe, analisar os processos e coletar feedbacks sobre o que foi feito para aprimorar o projeto e deixá-lo perfeito. Companhias de grande porte usam a metodologia, como:

  • Amazon;
  • Facebook;
  • Google;
  • IBM;
  • Microsoft;
  • Spotify.

De maneira conjunta, o time consegue desenvolver a atividade proposta porque o Scrum oferece uma estrutura completa de integração, que auxilia na comunicação, na resolução de dúvidas e na solução de problemas considerados complexos.

O projeto passa pelas mãos do product owner, que é o dono do produto, desenvolvedores, Scrum master (que se responsabiliza em verificar se as práticas foram seguidas) e, posteriormente, chega na etapa de reunião e revisão, para analisar se o projeto está pronto para ser apresentado.

Lean

O método Lean tem a função de analisar o que realmente é de mais alto valor aos clientes da empresa. Neste caso, o foco é desenvolver uma gestão de projeto que seja relevante, para prevenir desperdícios e entregar exatamente o que o público-alvo quer consumir, da mesma maneira que estas marcas fazem:

  • Nike;
  • Caterpillar;
  • Intel;
  • Ford.

Na prática, determinada companhia deve definir o valor do produto, realizar o mapeamento para entender o processo de desenvolvimento do conteúdo e criar o material. O sistema puxado é incluído no processo, para evitar pausas desnecessárias, a fim de conquistar a perfeição e fornecer ao público o que ele realmente espera.

Vantagens e desvantagens das metodologias

Quando o método é bem aplicado e está estruturado, dificilmente apresentará problemas, e cabe ao responsável pelo projeto acompanhar continuamente para garantir que erros não sejam cometidos, caso a análise seja feita e se não for realizada:

Vantagens:Desvantagens:
Planejamento mais eficiente e claroMais burocracia
Funções definidas para prevenir conflitosDificuldade de implementar a metodologia
Metas alinhadas com toda a equipePossíveis atrasos
Objetivos a serem alcançados de maneira organizadaAlterações não previstas no projeto
Redução de errosFalta de análise de possíveis riscos
Melhor comunicaçãoConflitos entre as prioridades de etapas

Um dos erros mais comuns é não definir o escopo do projeto claramente em uma reunião com a equipe responsável pela gestão de projeto. Não se deve entregar uma atividade sem as metas definidas e o que cada um deve fazer. Caso contrário, conflitos acontecerão, bem como problemas de análise, atrasos, modificações desnecessárias e aumento de gastos.

Entender sobre o que é metodologia ajudará na escolha de cursos e treinamentos que poderão te fazer enriquecer o seu currículo e desenvolver projetos únicos! Com a Frons, você consegue aprimorar as suas habilidades através de cursos de pós-graduação no Lean, Six Sigma e MBA, na gestão estratégica. 

Avalie esse post
Carlos Sander

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

Recent Posts

Melhores MBAs do Brasil: guia completo para alunos!

Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em um MBA de excelência pode ser…

1 semana ago

MBA em Gestão de Processos: otimize sua carreira e impulsione negócios

A busca por eficiência e excelência operacional nunca foi tão importante no mundo corporativo. Empresas…

2 semanas ago

Entenda o que é o MBA Executivo e os benefícios para a sua carreira!

Assim como a educação executiva, o MBA Executivo é direcionado para profissionais que ocupam cargos…

2 semanas ago

Scrum master: o que é e quais as responsabilidades

Em uma equipe de TI, o Scrum Master desempenha um papel essencial no desenvolvimento do…

2 semanas ago

Análise de Dados: importância e técnicas

Investir em uma boa análise de dados se torna fundamental nas mais diversas áreas -…

2 semanas ago

Tabela Dinâmica: como utilizar no Excel

De todas as funcionalidades de uma planilha Excel, a tabela dinâmica é uma das mais…

2 semanas ago