Para obter vantagem competitiva, muitas empresas adotam o Lean Manufacturing. Essa metodologia, traduzida para português como manufatura enxuta, permite que as empresas:
Essas melhorias são possíveis devido aos 5 princípios do Lean Manufacturing, que são:
Os princípios do Lean Manufacturing surgiram no Japão, do que hoje conhecemos como Sistema Toyota de Produção. Trata-se de um conjunto de ferramentas, princípios e conceitos que objetivam a melhoria contínua dos processos de todo o negócio.
No livro “Lean Thinking”, James Womack e Daniel Jones, autores da obra, identificaram os princípios do Lean Manufacturing, aqui listados.
Os 5 princípios do Lean Manufacturing, ou manufatura enxuta, são a base do sucesso da Toyota e podem ajudar as empresas de todos os tamanhos a criarem produtos centrados no que os clientes desejam, sem desperdícios.
Venha conhecer no vídeo abaixo quais disperdícios também devem ser evitados.
Para identificar valor é preciso que a empresa compreenda:
Com o conhecimento necessário sobre os valores de seus clientes a empresa passa a agir guiada por essa informação.
É bastante intuitivo considerar que, de posse de uma informação tão importante, a empresa comece a tomar decisões baseadas nesse contexto, projetando produtos e serviços que atendam aos valores de seus clientes e, consequentemente, removendo recursos que não estão alinhados à nossa realidade e etapas desnecessárias do processo.
Aplicando as etapas de como funciona o Seis Sigma a empresa pode identificar os valores de seus clientes, bem como suas mudanças de comportamento, desejos e necessidades.
Saiba mais sobre as melhores formas de prestar atenção do seu cliente no nosso vídeo abaixo:
Para ler depois – Certificado Black Belt: Salário, oportunidades de emprego e mais!
O segundo princípio do Lean Manufacturing propõe o mapeamento de todas as etapas desenvolvimento de um produto desde a concepção, produção e entrega, de maneira que ele atenda aos valores já identificados.
São considerados aspectos como design, forma de uso, capacidade de descarte.
A importância do mapeamento do fluxo de valor está relacionada a:
Agora que você já mapeou o fluxo de valor é hora de criar um fluxo eficiente de processos para a produção de produtos que atendam aos valores de seus clientes. Isso exige que os itens passem da produção para o frete sem interrupção.
Ao criar um novo fluxo considere tudo o que está envolvido do processo de produção:
Você perceberá que um novo processo está funcionando quando identificar resultados como:
O quarto princípio exige que as empresas usem um sistema de produção baseado em pull, ou produção puxada.
Calma, nós vamos explicar!
Sistemas de produção tradicionais tem início com a compra de matérias-primas e suprimentos, bem como estocagem de produtos para venda. Ao contrário, em um sistema de produção puxada, a produção tem início com o pedido do cliente.
O objetivo desse princípio do Lean Manufacturing é eliminar a produção em excesso.
Combine a produção puxada com Kanban e controle o fluxo de materiais de sua produção.
O último princípio do Lean Manufacturing busca a perfeição dos processos e deda produção. O objetivo é fazer as empresas se manterem em busca de melhorarem suas práticas.
Utilizar como apoio uma ferramenta de melhoria contínua de processos é fundamental para garantir que esse princípio do Lean Manufacturing será posto em prática.
O Kaizen é uma dessas ferramentas e sua aplicação resultará em maior eficiência de produção e maior produtividade. Isso só para começar!
Quer entender melhor o que é KAIZEN e quando utilizar? Confira nesse vídeo com nosso Master Black Belt, Carlos Santer:
Quando corretamente aplicado, o conjunto formado pelo conceito de Lean Manufacturing, suas ferramentas e princípios, pode levar a melhorias significativas nos resultados da sua organização.
A capacitação dos gestores e de toda a equipe é fundamental em todo esse processo, por isso sugerimos a realização de 2 cursos oferecidos pela Frons:
A Frons oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.
Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.
Profissionais graduados que já possuem experiência na área de gestão ou que ocupam cargos de…
Os profissionais que buscam crescer na carreira frequentemente se deparam com uma dúvida: MBA é…
Imagine um mundo onde os dados contam histórias, ajudam você a tomar decisões melhores e…
Escolher um MBA degree é um passo estratégico para qualquer profissional que busca alavancar a…
No mercado de trabalho atual, quem está sempre em busca de desenvolvimento profissional acaba saindo…
A inteligência artificial (IA) mudou radicalmente como as empresas lidam com dados, otimizam processos e…