O QFD é a sigla para Quality Function Deployment que significa Desdobramento da Função Qualidade em português. Essa ferramenta foi criada por Yoji Akao na década de 1960 quando trabalhava na Mitsubishi. O principal objetivo do QFD é usar as necessidades reais do cliente como base para os projetos de melhoria e desenvolvimento de produtos e serviços.
De forma geral, a execução dos processos de melhoria contínua acontecem de dentro para fora. As empresas querem evoluir seu modo de produção, eliminar desperdícios e satisfazer os clientes, além, é claro, de aumentar os lucros.
A necessidade do cliente nunca está ausente, pois se os produtos produzidos ou se os serviços não tiverem qualidade, adeus consumidores, não é mesmo?
É neste ponto que a matriz QFD entra para estruturar melhorias estratégicas na prestação de serviços e na criação de produtos a partir do feedback dos clientes.
Os dados para análise são organizados de maneira específica, facilitando a compreensão e o estudo dos resultados.
Quer entender mais sobre QFD: o que é, como funciona a matriz e ver um exemplo prático? Continue lendo e entenda tudo sobre a ferramenta!
O QFD — Quality Function Deployment que significa Desdobramento da Função Qualidade — é um método usado para orientar um projetos de melhoria em uma empresa.
Suponhamos que você tenha um negócio e precise melhorar seu faturamento, mas está perdido em relação aos fatores que estão influenciando esse resultado da empresa.
O QFD vai organizar a fase de análise e guiar o processo de implantação de melhorias ou pontos de melhoria para ajustar um processo.
O método, que começou no Japão, chegou às fábricas norte-americanas na década de 80, trazendo resultados que impulsionaram a Ford e a Xerox.
Assim, o método ficou conhecido e hoje ajuda diversas empresas a usarem as demandas dos clientes para orientar as melhorias que contribuem para o desenvolvimento do negócio.
Para entender a necessidade do cliente da sua empresa é necessário conhecer o seu público-alvo. Essa definição já aponta tendências de comportamento importantes.
A equipe de marketing pode trabalhar junto com a equipe de produção, fornecendo dados relevantes sobre o perfil dos consumidores da empresa.
Mas como melhorias acontecem em um nível mais pontual e objetivo, ter apenas os dados sobre tendências não é o suficiente para implementar o QFD.
A primeira etapa inclui uma autoanálise do modo de trabalhar atual que inclui:
Na etapa seguinte, entra na análise informações relacionadas às necessidades dos clientes trazidas pelo Marketing que aplica diversas pesquisas. Esses dados podem mostrar:
No vídeo abaixo, nosso expert Carlos Sander explica como as dores do cliente, ou seja, suas principais necessidades podem ser usadas para orientar a escolha de projetos. Dá o play pra ver!
Para organizar o trabalho, o QFD tem um modelo de matriz que pode ser executado facilmente no Excel. Entenda como ela funciona e veja um exemplo de desdobramento da função qualidade (QFD) nos próximos tópicos.
A matriz de desdobramento da função qualidade (QFD) é estruturada em formato de tabela, ou seja, o bom e velho Excel que você domina será a base do seu trabalho.
O objetivo principal com a matriz é criar uma representação visual dos “o quês” com os “como”.
As informações do “o que” são retiradas dos relatórios de feedbacks do cliente sobre o que ele considera “características de qualidade”.
Já o “como” são fatores relacionados a essas características que a empresa pode controlar. Esses fatores podem ser entendidos como critérios que influenciarão na melhoria daquilo que o cliente valoriza.
Aliado ao “o que” e “como” existe a classificação por peso de importância que mostra o impacto que um “como” tem em um “o que”. Essa escala pode ser de 1 a 3 ou da forma como a equipe determinar.
Essa análise é um pouco mais complexa e ter um profissional Green Belt ou Black Belt na equipe vai ajudar bastante na criação de um modelo QFD assertivo. Veja abaixo um exemplo prático:
O QFD é uma das ferramentas que pode ajudar um Green ou Black Belt na hora de determinar qual projeto é impactante para a empresa.
Essa ferramenta leva em consideração as metas da organização e os possíveis indicadores que podem impactar as metas pré-estabelecidas, sempre visando atender os requisitos críticos dos clientes (CCRs).
Na figura abaixo, é possível visualizar as seguintes informações:
Assista a construção e análise dessa matriz QFD preenchida no vídeo abaixo:
A ferramenta de desdobramento da função qualidade (QFD) ajuda os profissionais a focar nos aspectos mais relevantes do projeto que está sendo desenvolvido.
Dessa maneira, pode gerar resultados promissores para a empresa, como redução de até 40% dos custos.
O curso de Green Belt, por exemplo, pode ajudar a sua empresa a desenvolver projetos e alavancar os resultados, pois com mais profissionais capacitados em manusear essa ferramenta, é possível mensurar os resultados de forma mais eficiente.
Em empresas de pequeno e médio porte é comum ter profissionais que exercem diversas funções, o que prejudica o tempo de dedicação dos especialistas ao programa Seis Sigma.
Com o escasso tempo destinado à aplicação prática de projetos de melhoria, muitos profissionais apresentam dificuldade em otimizar o tempo.
Por isso, acabam canalizando sua energia para projetos não prioritários e que não geram resultados impactantes dentro da companhia.
Para garantir a aplicação prática de um projeto Seis Sigma como o QFD dentro de uma pequena ou média empresa, os Green e Black Belts da organização precisam assegurar alguns pontos fundamentais para o sucesso do projeto. São eles:
Entender as necessidades do cliente pode elevar o nível de resultados da sua empresa.
Se além do QFD, você quiser conhecer todas as ferramentas do Lean Six Sigma, leia o post: ‘8 principais ferramentas do Lean Six Sigma: como usá-las na implantação do modelo.’
Prefere ouvir podcasts? Escute o episódio #017 do Business Break, o podcast da Frons, que também explica as “8 ferramentas do Lean Six Sigma”: https://api.soundcloud.com/tracks/708841003
Agora se já estiver pronto para fazer as formações que englobam a ferramenta do QFD e muitas outras, fica à vontade para começar sua certificação na Frons com os:
Está dando os primeiros passos no Six Sigma? Faça o curso GRATUITO da certificação White Belt que a Frons disponibiliza para você!
A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho.
Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.
Com mais de 25.000 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.
Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.
A educação executiva é essencial para profissionais e líderes que buscam estar sempre atualizados e…
O MBA em Gestão Empresarial é uma oportunidade única para profissionais que buscam uma formação…
Se você já sabe o que é MBA, deve entender que o Master of Business…
Os MBAs da Frons são a escolha ideal para profissionais que querem desenvolver uma visão…
O desenvolvimento profissional e pessoal desempenha um papel crucial para o sucesso em diversos âmbitos…
Investir em um curso Lean Manufacturing é uma excelente forma de adotar uma metodologia econômica…