Se você tem vontade de empreender, é ideal ficar por dentro das metodologias criadas para o mundo dos negócios. Dentre elas, o Produto Viável Mínimo, chamado de MVP, é uma das mais conhecidas para auxiliar no desenvolvimento de produtos e serviços. Essa técnica já ajudou empresas que hoje são gigantes como, Dropbox e Apple, a se consolidarem com seus produtos sem grandes investimentos iniciais.
Se você nunca ouviu falar em MVP, venha descobrir o que é e quais as vantagens de colocar essa estratégia em prática no seu negócio neste artigo da Frons!
MVP é a abreviação de Minimun Viable Product, no português representa o Mínimo Produto Viável. A tática resume-se em otimizar o uso de recursos e garantir o máximo de retorno. Na prática, seria a criação de uma versão enxuta, com o mínimo de funcionalidades, de um produto ou serviço. O protótipo seria disponibilizado no mercado para um grupo de clientes para compreeender se ele de fato soluciona o problema que foi proposto.
O MVP valida a ideia inicial de uma startup e revela se aquela era mesmo uma necessidade do mercado, se era algo ilusória ou apenas precisa de ajustes par um resultado positivo.
O MVP é criado para acelerar o processo de lançamento de um produto ou serviço, pulando algumas etapas de desenvolvimento para descobrir se vale a pena ou não injetar maiores investimentos naquela ideia. Entre as principais características de um MVP, podemos destacar:
O Produto Mínimo Viável é muito importante para auxiliar no seu negócio. A partir dele é possível avaliar riscos e prever fatos que poderiam acontecer após o lançamento do produto completo no mercado. Além disso, um protótipo necessita de um investimento inicial menor. Com isso você evita perda de tempo e dinheiro além de reduzir os riscos do mercado. Por fim, um MVP promove aproximação com o seu cliente final. Se a experiência com o seu produto for positiva e a voz do cliente for relevante para o seu negócio, as chances dele comprar com a sua empresa e não procurar a concorrência é maior.
É muito comum ouvirmos falar dos negócios de sucesso, mas quantos não fracassaram ao tentar lançar uma nova ideia? Com a constante mudança no mundo empresarial, principalmente para a área da tecnologia e inovação, as empresas têm que lidar com as tentativas e erros para acertar um alvo promissor. Dessa forma o MVP aumenta as chances de sucesso do negócio, pois ao disponibilizar seu uso e coletar os feedbacks dos clientes é possível promover ajustes para a versão final.
Primeiro vamos deixar claro que um MVP não está ligado a entregar um produto com baixa qualidade no mercado. Está relacionado a um produto que representa a versão final com o mínimo necessário para atender o proposto. Se você está em dúvidas como começar a criar o Produto Minimamente Viável, confira alguns passos:
Uma proposta de valor significa que ela irá atrair a atenção do mercado e, portanto, gerar renda para o seu negócio. Lembre-se de construir algo simples e contenha o perfeccionismo nesta etapa. Foque no básico e no que será atrativo para conseguir validar as suas hipóteses. Detalhes complementares, como design, formato, cores serão secundários nesse momento.
Após projetar o MVP que atenda a sua proposta de valor, é hora de analisar o mercado e entender como a inserção desse produto no meio justifica o investimento. Aqui será a hora de analisar qual foi o nível de receptividade do público para a sua proposta e identificar os pontos de melhoria. É possível validar a ideia de diferentes formas: disponibilizando o produto para um determinado público ou para o público geral. A escolha vai depender do tipo de negócio.
No caso do lançamento de um software, por exemplo, pode haver problemas inesperados em função da alta demanda, então é recomendado fazer um uso inicial controlado. Já para um food truck, é possível fazer um lançamento geral na área que se pretende vender.
Após o teste do MVP no mercado e receber feedbacks dos clientes, esta é a oportunidade para ver o que pode ser melhorado após a experiência do consumidor com o seu protótipo. Nem toda opinião ou sugestão tem que ser considerada, algumas podem não fazer sentido para o seu modelo de negócio ou ideia inicial. Após esta etapa avalie se seu produto precisa de mais testes após os ajustes necessários ou se já tem condições de avançar para a versão final.
A proposta do MVP é ótima para qualquer negócio, mas existem algumas armadilhas que podem prejudicar a sua criação, confira:
Se acaso seu MVP indique que sua ideia não é boa para o mercado, o empreendedor pode concluir que seu projeto não vale a pena ou que o público escolhido não entendeu o seu produto. Dessa forma, seu esforço pode ser direcionado para outra ideia ou testar o seu MVP para outro público-alvo. A ideia de todo esse processo é essa mesmo, realizar testes!
Se você gostou de saber mais sobre MVP e quer continuar estudando mais sobre estratégias para satisfazer os seus clientes, confira o post: “O que é lean thinking? Saiba como ter clientes mais satisfeitos“. Continue acompanhando o blog da Frons para acessar mais conteúdos como este!
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