Seis Sigma

Curso de Green Belt: benefícios da certificação e porque ela é um diferencial?

Em um mercado acirrado, onde empresas buscam por profissionais cada vez mais capacitados para estar diante da gestão de projetos, realizar um curso de Green Belt e ter essa certificação no currículo se torna algo essencial aos olhos dos recrutadores.

Isso porque, multinacionais investem com maior frequência em ações que visam alcançar:

Não há dúvida de que essa é a tríplice dos sonhos de qualquer empreendedor, certo? E é exatamente essa a bagagem de conhecimentos que o curso de Green Belt tem a oferecer.

A Frons já produziu um texto sobre a importância das certificações Lean Six Sigma. Mas neste artigo iremos mostrar como a formação Green Belt pode abrir portas aos profissionais que estão na luta por uma vaga no mercado de trabalho e, consequentemente, fazer com que tenham maiores chances de serem contratados em um processo seletivo. Então, vamos ao que interessa!

Curso de Green Belt: o que é? Para que serve?

A formação Green Belt Six Sigma é uma categoria de certificações e conhecimentos que se encontram dentro da metodologia Lean Six Sigma.

Mas a pergunta que surge é: por que isso é tão importante para a carreira de um profissional?

A resposta para essa questão é bastante sucinta! Um profissional que obtém esse nível de certificação:

  • desenvolve habilidades de liderança,
  • adquire um olhar mais crítico em busca de melhorias nos processos,
  • se torna apto para resolver problemas complexos das organizações que, muitas vezes, são deixados de lado por não terem ninguém capacitado o suficiente para resolvê-los.

E, afinal de contas, isso é ou não é um grande diferencial?   

Isso porque o objetivo da maioria das multinacionais ou startups é liderar no seu segmento de mercado. Mas, para alcançá-lo é necessário:

  • reduzir o ciclo de produção,
  • otimizar os processos,
  • eliminar retrabalhos ou trabalhos com baixo valor agregado,
  • entregar maior qualidade no produto final.

Ações que quem já fez o curso de Green Belt tem sua bagagem de conhecimentos.

Se você quer entender mais profundamente o que é Green Belt e porque esse profissional é tão importante dentro de variadas empresas, confira o vídeo abaixo.

 

A importância de se ter a formação Green Belt

Em um processo seletivo, onde a primeira forma de contato entre os candidatos e a empresa é o currículo, muitos recrutadores acreditam que essa não seja a melhor fonte de avaliação.

Em uma pesquisa realizada pela Robert Half, no Brasil, 42% dos entrevistados não confiam no currículo.

Isso porque há uma grande diferença entre o que um profissional diz ter conhecimento e o que ele realmente sabe. 

Por isso, um curriculum Green Belt faz com que você esteja alguns passos a frente dos seus concorrentes. Porque, ao dizer que você é um Green Belt, o recrutador sabe que você:

  • precisou necessariamente cumprir a carga horária do curso,
  • produzir um projeto piloto para provar que está apto a aplicar todo conhecimento Lean Six Sigma dentro de uma organização. 

Sabendo que a taxa de desemprego é 12,5% no 1° trimestre de 2019, somar alguns pontos é algo muito valioso.

Caso você esteja buscando o seu primeiro emprego em uma multinacional ou startup que lidam diretamente com um número elevado de processos ou até mesmo recolocação no mercado, dê o pontapé inicial na sua formação com o curso White Belt da Frons.

O White Belt é a porta de entrada para a metodologia Lean Six Sigma e a Frons oferece em e totalmente gratuito.

05 habilidades que um Green Belt desenvolve

Para conseguir aplicar estratégias que o curso de Green Belt irá compartilhar sobre melhoria contínua dentro de uma instituição e promover um retorno financeiro positivo no final do mês, profissionais precisam adquirir algumas habilidades essenciais através da metodologia Six Sigma.

Veja logo abaixo as 05 habilidades que estarão no escopo de um Green Belt:

Gerenciar equipes e pessoas

É importante ter sensibilidade para que todas as medidas preventivas ou de melhoria propostas sejam colocadas em prática.

Uma vez que, todo o esforço será jogado fora se os profissionais responsáveis por cada um dos processos não executarem as estratégias propostas para evitarem falhas e eliminarem retrabalho.

Leia também: O que é FMEA em gestão da qualidade: 11 passos para aplicar

Visão Sistêmica

Se sentir satisfeito com os resultados alcançados é essencial, mas estar em constante busca por melhoria também se faz necessário.

Por isso, se torna imprescindível que os profissionais com curso de Green Belt dediquem os olhares para pontos de alavancagem do negócio, atitude e postura que pouquíssimos profissionais costumam ter.

Trabalhar com métricas

A partir do momento em que gestores e líderes descobrem que existe uma infinidade de métricas Seis Sigma a serem analisadas, ao invés de trabalharem baseados somente em feedback de clientes ou dos colaboradores, os números que equivalem a qualidade do produto, as horas de trabalho e os resultados alcançados também serão levados em consideração.

Aprendizado acelerado

Se um profissional executa um mesmo processo repetidas vezes no dia, e erra em todas elas, imagina o quanto uma empresa não estaria perdendo de dinheiro e tempo?

Por isso, na formação Green Belt Six Sigma os profissionais se preparam para lidar com problemas complexos de forma rápida, sem que haja grandes prejuízos para a organização.

Testes

Com ações rápidas para contornar os problemas e falhas existentes dentro de cada um dos processos, os profissionais aprendem também a realizar o máximo de testes possíveis para que as mudanças propostas realmente alcancem os resultados desejados. 

Reduzir custos parece ser uma tarefa simples na teoria. Mas na hora de colocar a mão na massa, se você não dominar alguns conhecimentos e habilidades, ao invés de otimizar o processo, você poderá piorar a qualidade do produto final.

E não é isso que nenhuma das grandes empresas desejam quando falam em redução de custos, certo?

O curso de Green Belt promove a recolocação no mercado? 

Você que está lendo este texto, provavelmente, já se fez essa pergunta em algum momento: o curso Green Belt presencial ou a distancia, é capaz de gerar realocação profissional?

E a resposta é a mesma!

Independente se você deseja ter uma primeira oportunidade de emprego na área, sem muitas experiências profissionais agregadoras, ou se a intenção é recolocação no mercado de trabalho, a formação Green Belt pode ser o motivo de desempate na hora de escolher o candidato que fará parte do time da empresa. Você já pensou nisso?

Em um mundo globalizado, onde cada dia o número de pessoas que estão concluindo cursos superiores, profissionalizantes e capacitações de qualidade aumenta, ter um curso de Green Belt reconhecido entre grandes empresas nacionais e internacionais no currículo faz toda a diferença!  

Melhores cursos Green Belt

Se você já está decidido a ter a formação Green Belt no seu currículo, na tentativa de estreitar os laços entre você e as grandes empresas, a Frons oferece esse curso em sua plataforma de gestão de processos e melhoria contínua.

Conheça nossa certificação Green Belt e acesso ao curso que é 100% EAD, assista-o de onde estiver e quando quiser.

De qualquer forma, esperamos que essa leitura tenha sido interessante para você.

Caso aida tenha dúvidas sobre seu interesse na área, pode investir seu tempo no curso gratuito de White Belt.

Continue acompanhando nosso blog, siga-nos no FacebookLinkedIn, assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!

Luís Paulo Mattosinho

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Recent Posts

Quais são as habilidades mais requisitadas até 2030?

Estamos em constante evolução estratégica e tecnológica no mercado de trabalho. Sabendo disso, quais são…

1 mês ago

Timesheet: qual a sua importância no trabalho?

A otimização de tempo é uma das coisas mais importantes no mundo corporativo, afinal, a…

1 mês ago

Overdelivery: como entregar muito mais para vender mais?

O overdelivery é uma estratégia de marketing que vem se consolidando cada vez mais no…

1 mês ago

O que é gap? Descubra o significado desse termo importante

Você sabe o que é um gap? Muito provavelmente já deve ter ouvido esse termo…

2 meses ago

Como ser um bom líder: conheça 7 dicas de liderança

Se tornar um bom líder não é uma tarefa fácil, muitas pessoas acham que é…

2 meses ago

Agile coach: Saiba tudo sobre a profissão

Com conhecimento técnico e experiência comprovada, esse especialista é capaz de analisar diversas etapas de…

2 meses ago