O que você aprenderá
- Identificar os gargalos e desperdícios em um processos
- Como aplicar na prática e extrair resultados posistivos com as métricas Lean
- Quais métricas Lean devem ser utilizadas e em qual momento
- Propor possíveis melhorias com base nos dados e métricas
O Lean (Filosofia Enxuta)
O Lean é uma abordagem de melhoria contínua que busca eliminar desperdícios, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade nos processos de negócios. Também conhecido como Lean Manufacturing ou Lean Thinking, o Lean tem suas raízes no Sistema de Produção da Toyota, desenvolvido no Japão.
A filosofia Lean promove a redução de desperdícios, como estoques excessivos, movimentação desnecessária, tempos de espera, retrabalho e excesso de produção. Ao eliminar esses desperdícios, as organizações podem melhorar a qualidade, reduzir custos, aumentar a velocidade de entrega, melhorar a satisfação do cliente e promover um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo.
O Lean identifica sete áreas de desperdício que são comuns na maioria dos sistemas de produção. Veja a seguir quais são esses desperdícios e a que cada um deles se refere.
7 desperdícios Lean
- Superprodução: ocorre quando os produtos são produzidos e não há demanda de compra do cliente.
- Espera: espera é o tempo de atraso entre cada etapa da produção. Quando os funcionários estão parados esperando, nenhum valor está sendo adicionado.
- Transporte: esse tipo de resíduo ocorre quando materiais ou produtos são movidos de forma ineficiente.
- Movimentação: refere-se a padrões de trabalho ruins que acontecem entre as tarefas.
- Processamento desnecessário: o processamento desnecessário ocorre quando se gasta muito tempo produzindo um produto ou se produz de uma maneira muito ineficiente.
- Excesso de estoque: acontece quando os níveis de estoque estão muito altos e não há trabalho em andamento ao mesmo tempo.
- Defeitos: são o número de horas que os funcionários gastam identificando e corrigindo erros de produção.
O que são métricas Lean?
As Métricas Lean são indicadores de desempenho utilizados para medir e monitorar o progresso na implementação de princípios e práticas Lean em uma organização. O Lean é uma abordagem de melhoria contínua que busca eliminar desperdícios, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade nos processos de negócios.
As métricas Lean são projetadas para medir o desempenho de acordo com os princípios Lean, identificando áreas de melhoria e fornecendo informações para tomar decisões baseadas em dados. Essas métricas ajudam a identificar oportunidades de redução de desperdícios, melhorias de fluxo de valor, aumento da eficiência e qualidade, e redução de tempo e custos.
O que eu aprenderei com o curso?
- Calcular as métricas do Lean
- Interpretar as métricas
- Identificar gargalos nos processos
- Entendere o quê / como podemos melhorar
Quais são algumas métricas Lean?
- Lead Time: Mede o tempo necessário para que um produto ou serviço seja entregue ao cliente, desde o início do processo até a conclusão. A redução do lead time é uma meta central do Lean, pois ajuda a eliminar atrasos e desperdícios, aumentando a velocidade de entrega e a satisfação do cliente.
- Tempo de Ciclo (Cycle Time): Refere-se ao tempo necessário para concluir uma única etapa em um processo. O tempo de ciclo é usado para identificar gargalos e oportunidades de melhorias no fluxo de trabalho.
- Taxa de Utilização de Recursos: Mede a eficiência com que os recursos, como máquinas, equipamentos ou mão de obra, são utilizados em relação ao tempo disponível. Uma alta taxa de utilização de recursos indica uma melhor eficiência no uso dos recursos disponíveis.
- Nível de Estoque (Inventory Level): Mede a quantidade de estoque disponível em relação à demanda ou à produção. A redução do estoque é uma meta do Lean, pois ajuda a minimizar o desperdício e os custos associados ao armazenamento excessivo.
- Taxa de Defeitos (Defect Rate): Mede a proporção de produtos ou serviços defeituosos em relação ao total produzido ou entregue. A redução da taxa de defeitos é uma meta importante no Lean, pois busca melhorar a qualidade e a satisfação do cliente.
- OEE (Overall Equipment Effectiveness): É uma métrica utilizada para medir a eficiência global dos equipamentos de produção. O OEE considera a disponibilidade, a performance e a qualidade dos equipamentos, fornecendo uma visão abrangente da eficiência da operação.
Um pouco sobre Lean:
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Conteúdo do Curso
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