Conhecer os tipos de temperamento é essencial para o autoconhecimento e a melhoria constante na liderança e na gestão de pessoas. Ainda, é relevante para identificar o temperamento de seus colaboradores e saber explorar o melhor de cada um.
Existem quatro tipos de temperamento, cada um deles possui qualidades e defeitos que podem ser melhorados e adaptados, visando a melhoria das relações comunicativas. Se deseja saber mais, continue a leitura.
Temperamento humano: o que é?
Os temperamentos humanos são características presentes em cada indivíduo, demonstrando determinados padrões de comportamento, traços de personalidade, preferências sociais e mais. Ao todo, são definidos quatro tipos de temperamentos: colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo.
Os estudos sobre os temperamentos humanos começaram na Grécia com Hipócrates. Atualmente, as pesquisas são realizadas pela área da psicologia e do autoconhecimento, auxiliando indivíduos a se conhecerem melhor e a desenvolverem suas capacidades.
Temperamento e personalidade
Apesar de fazerem parte de cada indivíduo, temperamento e personalidade possuem aspectos diferentes e não devem ser confundidos. O temperamento é inato de cada ser humano, ou seja, cada pessoa já nasce com algum temperamento predominante, sendo importante salientar que ele pode ser ajustado com autoconhecimento e inteligência emocional.
A personalidade é construída socialmente, ou seja, é moldada conforme nossas relações sociais e as influências externas que recebemos.
Quais são os quatro temperamentos humanos?
Existem quatro tipos de temperamento humano. Conhecê-los e entender qual é o seu vai auxiliar no autoconhecimento, além de trazer equilíbrio na sua carreira profissional e nos processos de gestão.
Temperamento colérico
Pessoas que possuem o temperamento colérico são geralmente identificadas como enérgicas, agressivas e explosivas. Possuem facilidade para liderança, além de tomar decisões de modo assertivo e gostam de novos desafios.
Alguns pontos negativos desse temperamento são a impulsividade e a impaciência. Além de comportamentos que tendem à competitividade e à soberba. Nesse caso, desenvolver a inteligência emocional vai trazer bons resultados para uma gestão de alta performance.
Temperamento melancólico
O temperamento melancólico é característico de indivíduos reflexivos, sensíveis, detalhistas e cautelosos. São pessoas criativas que valorizam as artes e a beleza. São ótimos profissionais no que tange o poder de decisão e persistência.
Os melancólicos geralmente são pessoas pessimistas, críticas e autocríticas. Por vezes, indecisos e inconstantes por medo de cometer erros. Para trazer equilíbrio em sua gestão, utilize suas qualidades para planejar estratégias e analisar possíveis melhorias.
Temperamento fleumático
Os fleumáticos são conhecidos por serem observadores, calmos e pacíficos. São pessoas leais e amigáveis, além de bons ouvintes. Possuem grandes habilidades comunicativas e conseguem lidar com diferentes grupos, o que pode ser positivo para aplicar treinamentos de equipes e desenvolver seu time.
Em contrapartida, pessoas com esse temperamento podem ser passivas e indiferentes. Não gostam de conflitos, o que pode ser negativo nos casos em que precisa ser mais assertivo. Para aprimorar seu temperamento, utilize sua capacidade comunicativa para mediar situações de forma equilibrada.
Temperamento sanguíneo
As pessoas sanguíneas são extrovertidas, cheias de energia, otimistas e gostam de socializar. Altamente comunicativas, possuem espírito de aventura e se adaptam facilmente a mudanças. São ótimos vendedores, líderes e tudo o que envolva comunicação.
Por outro lado, os sanguíneos são impulsivos e podem ser superficiais. Possuem necessidade de estímulos constantes, o que dificulta lidar com projetos muito detalhados que exigem muita atenção. Aproveite para melhorar seu temperamento e tomar decisões impactantes.
Como descobrir o seu temperamento?
Existem algumas formas de descobrir seu temperamento, saiba quais são:
Ajuda profissional
Os psicólogos e os terapeutas são profissionais que estudam profundamente os temperamentos humanos e podem te auxiliar nessa descoberta. Por meio de consultas e perguntas específicas, eles podem determinar qual é o seu temperamento predominante e ajudar a ajustá-lo para alcançar seus objetivos.
4 tipos de temperamento: teste online
Existem alguns testes online para saber qual é o seu temperamento. Você terá que responder a algumas perguntas relacionadas aos seus traços de personalidade e comportamento para chegar à resposta.
Autoanálise
Estudar e conhecer mais sobre o assunto te permite fazer uma autoanálise. Reflita profundamente sobre seus traços de modo realista para saber qual o seu temperamento.
Confira também: Gestor comercial: conheça tudo sobre essa profissão
Os temperamentos humanos e o ambiente organizacional
Conhecendo os tipos de personalidade, percebemos que todos possuem qualidades e defeitos que podem ser melhorados. Isso te permite adaptar seu temperamento para ser um verdadeiro líder que consegue motivar, inspirar e ser assertivo de forma equilibrada, potencializando os resultados do trabalho de cada um.
Além disso, você consegue identificar os temperamentos de cada profissional, sabendo explorar os pontos fortes e determinar tarefas conforme o perfil de cada um. Se deseja se aprofundar, solicite ao setor de Recursos Humanos que realize testes com seus colaboradores para saber precisamente qual o temperamento de cada um.
Inteligência emocional e comunicação
A inteligência emocional e o modo como se comunica são fatores determinantes para quem deseja ser um líder de alta performance. Além de saber qual o seu tipo de temperamento, entenda como se desenvolver com nosso curso de Inteligência emocional e Comunicação.
Ele vai te ensinar como trabalhar seu perfil, interpretar as emoções de outras pessoas, a importância de conhecer seus sabotadores e como contorná-los e mais. Além disso, você conta com acesso vitalício, material para download e certificado.
Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também mais sobre o plano de ação, entendendo o que é e seu impacto na gestão dos negócios. Até a próxima!