Discernimento, alta performance, poder de análise, organização e capacidade analítica: essas são apenas algumas das características fundamentais do profissional que ocupa um cargo de gerenciamento e destaque em uma organização.

Afinal, ele se torna o ponto de equilíbrio entre liderança e colaboradores e trabalha de forma incessante em busca de bons resultados, qualidade de entrega e manutenção de um ambiente de trabalho positivo e estimulante.

E, diante dessa compreensão, surge a pergunta: como ser um bom gestor? Ainda que não exista uma resposta única para essa questão, contamos com algumas práticas que, quando bem elaboradas, auxiliam nesse crescimento profissional. Para conhecê-las, continue a leitura e confira o passo a passo a seguir!

1. Busque capacitação constante

O início, é claro, não poderia ser diferente. Isso porque a busca pela capacitação caminha lado a lado de qualquer profissional que deseja construir uma boa performance e qualificar o seu trabalho.

Nesse sentido, cursos de gestão voltados para gestores oferecem a chance de conhecimento sobre conceitos essenciais, metodologias e ferramentas voltadas para o aperfeiçoamento de habilidades de acompanhamento e liderança de projetos, processos e equipes.

Esse fortalecimento faz com que a tomada de decisão ocorra fundamentada em um saber técnico e preciso da área, trazendo maior credibilidade e potência ao trabalho e fazendo com que o seu posicionamento seja visto enquanto referência.

Na formação para gestor de alta performance, da Frons, você aprofunda seu conhecimento em cinco grandes pilares: redescoberta do processo de gestão, elaboração de tempo estratégico, criação de estrutura autogerenciável, condução de profissionais com alto desempenho e construção de uma cultura organizacional fortalecida!

2. Ofereça bons treinamentos para a equipe

Estimule a ânsia pela aquisição de novas informações por parte dos colaboradores. Reconheça potencialidades, abra caminhos para aprendizados e construa uma importante sintonia entre sua capacidade e a da equipe. Os reflexos serão identificados em uma expressiva melhora na produtividade, no engajamento e na retenção de talentos.

Empresas e gestores de destaque no mercado já têm apostado cada vez mais nesse caminho, elaborando um desenvolvimento altamente valorizado pelos demais profissionais, sendo capaz ainda de auxiliar no alcance das metas da empresa.

3. Alimente uma percepção apurada

Uma percepção apurada está diretamente conectada com possuir uma visão estratégica e ampla do negócio, já que não há como ser um bom gestor sem conhecer a fundo os principais pontos, desafios e perspectivas.

Com essas referências em mãos, você passa a saber, com propriedade, como otimizar ações e como aprimorar a assertividade dos processos, construindo e implementando cortes de custos, projetos de ampliação de vendas e quaisquer outras tarefas essenciais para a manutenção do dia a dia da produção.

Não se limite apenas ao seu espaço e, sempre que possível, engaje com os demais funcionários, estando sempre atento aos processos!

4. Qualifique o seu poder de análise

A reação frente a uma perspectiva de oportunidade e a reação diante de uma falha ou ameaça são diferentes. Por isso, saber analisar os dados gerados de maneira interna e externa é crucial.

Nesse sentido, de nada adianta ter à disposição os melhores indicadores de qualidade, financeiros e de sistemas se você não souber interpretá-los. São eles que irão auxiliá-lo na compreensão profunda desse desempenho e trarão insights relacionados à flutuação do mercado, comportamento dos consumidores e capacidade dos colaboradores.

Portanto, trace quais são os objetivos, estruture planos de ação, aplique os indicadores certos e obtenha apreciações cada vez mais seguras para a função.

5. Faça bons planejamentos

Utilizando com base a sua capacidade de entendimento das informações, outra dica de como ser um bom gestor está conectada à estruturação das atividades fundamentais de uma organização.

Esse planejamento de ações é o que determina metas atingíveis e objetivos bem definidos, estabelecendo o gerenciamento de recursos, delimitando cronogramas e direcionando o negócio a uma futura vantagem competitiva diante dos demais concorrentes.

Ficou curioso para saber como conseguir fazer a definição das metas e objetivos de maneira otimizada? Confira nosso vídeo completo sobre o tema e conheça algumas técnicas que vão ajudá-lo a colocar em prática essa caracterização!

6. Entregue reuniões produtivas

O compartilhamento das orientações e informações é o que sustenta uma boa comunicação empresarial. Sem eles, não há como cobrar uma boa eficácia por parte dos demais profissionais. Isso significa que, enquanto gestor, você precisa saber como dividir esses dados e levá-los para as equipes, criando espaços importantes para a elaboração de ideias, questionamentos e delineamentos.

A realização de reuniões produtivas e participativas é um dos principais caminhos, dando aos demais funcionários a oportunidade de se sentirem enquanto peças fundamentais para a rotina da organização.

Então, estimule esse ambiente de trocas, realize reuniões cada vez mais assertivas e produtivas e extraia desses momentos as mudanças, soluções e inovações necessárias.

7. Confie no time e delegue tarefas

Um dos principais benefícios de dividir tarefas está na otimização da agenda e na garantia de que nenhum profissional sofrerá com o excesso de volume de trabalho. Uma gestão de alta performance é aquela que entende isso e não centraliza todas as ações, porque entende que essa postura não é positiva e que pode até mesmo comprometer todo o planejamento prévio dos processos e projetos.

A concessão dessas responsabilidades é propícia também para o estímulo do crescimento e autonomia dos demais funcionários, que entendem o impacto desse compromisso e se vêem estimulados a buscar formas inéditas de resolução.

8. Monitore resultados

É o acompanhamento dos resultados que possibilita a compreensão da qualidade da entrega e ainda a identificação de quais fatores e performances a tornaram viável. São essas métricas que concretizam um entendimento significativo das estratégias e permitem uma tomada de decisão bem construída por parte dos gestores.

Para isso, é preciso selecionar bons indicadores de desempenho. Trata-se de mensurações numéricas que verificam se cada processo está de fato se encaminhando para o alcance das metas e permitem que novos investimentos e ações sejam traçados. São elas também que permitem que gaps e falhas sejam identificados, fazendo com que você consiga redirecionar os esforços.

9. Compartilhe feedbacks

A valorização do feedback empresarial está intrinsecamente conectada com a capacidade de como ser um bom gestor. É ele quem permite o alinhamento das práticas e o ajuste completo dentro da cultura de uma organização, mantendo uma política interna de portas abertas para o recebimento e entrega de retornos altamente construtivos.

Ao elaborar os problemas de maneira direta, transparente e respeitosa, sem qualquer tipo de exposição vexatória ou minimamente constrangedora, você consegue intensificar e reforçar uma convivência e comunicação de confiança.

10. Aposte na capacidade de melhoria contínua

A melhoria contínua se apresenta enquanto resultado de uma boa gestão, afinal, a definição de um aprimoramento constante e inovador só é possível quando um profissional com verdadeira visão de liderança consegue tomar a frente das decisões.

Logo, essa é uma atuação capaz de aprender com os erros e qualificada para buscar novas formas de realizar as execuções com melhores custos, equipamentos e sistemas, identificando as potencialidades e talentos e transformando-os em verdadeiras oportunidades.

E você, o que achou dessas dicas e orientações? Agora que já conhece os principais passos de como ser um bom gestor, que tal aplicá-los em seu negócio?

E para manter-se atualizado com as discussões e conteúdos sobre aperfeiçoamento de carreiras e formação, não deixe de acompanhar nosso blog. Aproveite e confira como fazer uma boa gestão de recursos e direcione os seus projetos para uma posição de destaque e excelência no mercado.

Nos vemos no próximo post!

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.