Um profissional de alta performance é o desejo de muitas instituições, que sabem o quanto ele qualifica e eleva o nível de uma organização. Essa condição pode ser alcançada em qualquer tipo de carreira, e está intimamente relacionada com a superação de metas e objetivos.

E você, quer se perceber nessa categoria? Então confira um guia completo que preparamos e conheça mais a fundo o que é, qual a importância para as empresas, principais características e como se tornar um profissional de destaque em alto desempenho!

O que é a alta performance?

A alta performance é uma inclinação responsável por caracterizar equipes e indivíduos que possuem uma jornada profissional pautada na superação das expectativas, no alcance de metas e na qualidade de uma atuação capaz de gerar bons números de processos, projetos e entregas.

Além das conquistas mencionadas, essa conduta se reflete também em perfis inovadores e com uma expressiva tendência positiva da manutenção das relações interpessoais no ambiente organizacional, bem como no compartilhamento de ideias.

Como consequência, transforma profissionais de destaque e que influenciam no aprimoramento do comprometimento da empresa como um todo.

Qual a importância da alta performance para empresas?

A capacidade de reconhecimento e formação de profissionais de alta performance vem se tornando um dos principais objetivos de empresas de renome no mercado. Isso porque elas conseguem compreender a fundo a importância e o quanto esse perfil de colaborador agrega aos processos, desempenho e entrega, impulsionando rumo a obtenção de metas e objetivos de crescimento.

Sem dúvidas, soma-se a isso a constante e crescente competitividade, que faz com que apenas serviços e produtos de excelência consigam se manter estáveis e alinhados às principais tendências e inovações do campo.

Ou seja: negócios com equipes de destaque contam com profissionais éticos, implicados, responsáveis e comprometidos com a obtenção de um diferencial de marca.

Vale lembrar ainda que, para que esse time modelo seja montado, é preciso contar com um recrutamento e aperfeiçoamento constantes e criteriosos. E para conferir mais sobre essa prática, confira no vídeo a seguir como montar uma equipe com essas características!

Citação sobre qual a importância da alta performance para empresas

Quais as características de uma alta performance?

Existem alguns aspectos e comportamentos que auxiliam na identificação e constatação de que determinado profissional é de alta performance. Dentre alguns dos mais destacados, podemos elencar:

  • Abertura positiva para feedbacks: a política de feedbacks é, acima de tudo, uma forte impulsionadora do aprimoramento constante e da percepção assertiva de gaps, limitações e potenciais. Com isso, colaboradores de bom desempenho veem nela uma oportunidade essencial de crescimento;
  • Busca ativa por cursos e especializações: a eficiência caminha lado a lado com a sede por obtenção de novos conhecimentos e de uma postura de inquietude diante de questionamentos e inovações. Logo, profissionais tendem a sempre se interessar pela perspectiva de aperfeiçoamento;
  • Proatividade: um indivíduo proativo toma para si a responsabilidade e tem uma tendência a buscar novas formas de resolução de barreiras e conflitos;
  • Conquista de metas: além dos resultados qualitativos, números e metas estabelecidos são constantemente alcançados por esse perfil de colaborador ou equipe;
  • Bom trabalho coletivo: as relações interpessoais fluem de maneira facilitada com o auxílio de uma inteligência emocional capaz de saber lidar e respeitar o trabalho em equipe;
  • Fit cultural: uma boa adaptação à cultura organizacional é sempre um propósito para esse indivíduo, que, verdadeiramente, se sente pertencente e alinhado aos valores e posicionamento da empresa.
Quais as características de uma alta performance?

Como se tornar um profissional de alta performance? Veja 6 passos!

Na dúvida sobre como partir em busca da obtenção de uma alta performance? Saiba que essa atitude é responsável por ampliar suas chances de reconhecimento no mercado e também de obtenção de remunerações cada vez maiores, além de direcionar para níveis expressivos de satisfação pessoal.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos um tutorial completo sobre como conseguir se tornar um profissional de visibilidade e relevância conforme o seu aproveitamento:

1. Busque um aprimoramento contínuo

A acomodação e superação de limites não podem coexistir em um mesmo espaço. Portanto, parta da aceitação do que foi adquirido até então para admitir que ainda existe muito conhecimento a ser incorporado. Dedique-se a cursos e treinamentos, construa uma boa rede de contatos e não pare de aprender.

2. Estabeleça objetivos progressivos

Só trilhamos um determinado caminho quando sabemos, de fato, aonde queremos chegar. Então, nada mais justo do que estabelecer metas que irão relembrá-lo que existe um propósito para esse amadurecimento constante. Ela pode ser relacionada à obtenção de destaque, ao recebimento de uma remuneração melhor ou ao rompimento de alguma limitação.

Esse objetivo precisa estar alinhado aos seus recursos e ser desafiador o suficiente para continuar o impulsionando!

Leia também: Guia – como definir objetivos e metas?

3. Conheça bem o mercado

Quais são as organizações líderes de mercado? O que elas fazem para se manter nessa posição? Isto pode ser a meta e propósitos estabelecidos pela empresa e por você, traçando alvos capazes de ajudar no reconhecimento de potencialidades a serem fortalecidas em meio à competição e inovação constantes.

4. Saiba priorizar ações e gerenciar o seu tempo

Pendências e ações de urgência tendem a relembrá-lo de que algo importante passou despercebido ao longo dos processos. Então, se você deseja se tornar um profissional de alta performance, deve fazer de tudo para estar atento à resolução de falhas antes que elas se tornem problemas.

Toda essa ação passa ainda pelo gerenciamento de tempo, de forma que você consiga negociar as tarefas necessárias em tempo hábil e com base nos recursos disponíveis.

5. Assuma responsabilidades

Tomar para si outras funções e atividades o auxilia a ir além dos desafios que estão postos. Mas, aqui, o principal ponto de atenção se volta para o cuidado em assumir essas responsabilidades mediante um ajuste interno entre as equipes, para que você não corra o risco de invadir os espaços de outros profissionais.

6. Reconheça importância do desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal caminha lado a lado com uma alta performance. Afinal, ela significa a obtenção de um equilíbrio entre suas necessidades e possibilidades e, para isso, precisa se ancorar em um cuidado capaz de produzir resultados que vão para além do âmbito pessoal.

Agora que você entendeu mais a fundo sobre o que é a alta performance e como adotá-la em sua carreira, que tal conhecer como integrar esse desempenho em uma gestão? Confira dicas exclusivas que o blog da Frons preparou para você.

Nos vemos no próximo post!

Como se tornar um profissional de alta performance?
Conheça a Formação Gestão de Alta Performance. Seja um profissional de alto desempenho
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.