Você já escutou a expressão “abraçar o mundo com as mãos”? Saiba que esse não é o comportamento que um líder deve ter. Apesar de ser responsável por toda a equipe, o gestor precisa contar com os liderados para executar tarefas, atingir uma alta performance e alcançar os objetivos da empresa. Para isso, é essencial que o coordenador saiba como delegar tarefas!

Quer saber como fazer isso de uma forma eficiente e profissional? Então continue a leitura e confira cinco dicas práticas para aplicar no seu grupo de trabalho hoje mesmo!

Como delegar tarefas? 5 dicas para conseguir

Sabemos que delegar tarefas e funções para outras pessoas nem sempre é fácil. Em pequenas empresas, então, onde o gestor está acostumado a fazer tudo sozinho, é ainda mais desafiador.

No entanto, a distribuição de responsabilidades é importante para garantir o ótimo funcionamento da equipe e uma gestão de alta performance. Quer saber como fazer isso da melhor maneira? Confira as dicas que trouxemos.

1. Faça cursos de liderança

Os cursos de liderança são essenciais para todos os gestores. Com eles, é possível aprender diversas incumbências da função, inclusive como delegar tarefas.

Nesses treinamentos o coordenador desenvolverá habilidades para identificar os pontos fortes e fracos de cada liderado e, com isso, ficará ainda mais fácil saber para quem atribuir cada responsabilidade.

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2. Conheça a equipe e colaboradores

Como já ressaltamos, conhecer a equipe e os colaboradores é o primeiro passo para uma delegação de tarefas eficiente. Entender cada um individualmente é primordial para garantir bons resultados.

Evite olhar apenas para o currículo, preste atenção no comportamento do colaborador no ambiente de trabalho. A organização pessoal e a entrega das atividades que ele é responsável também são pontos importantes de verificar.

Além disso, marque reuniões individuais para entender como cada um está lidando com as atribuições e, assim, analise os pontos fortes e fracos da pessoa.

Confiar naqueles que trabalham com você é essencial para garantir a segurança na hora de delegar as tarefas e se certificar dos resultados positivos.

3. Utilize ferramentas para fazer a gestão de tarefas

Outra dica importante para aprender a delegar funções é utilizar ferramentas que auxiliem nessa tarefa. Softwares e planilhas, por exemplo, podem ser uma excelente estratégia para entender qual o cenário da sua equipe.

Com isso é possível verificar se as pessoas estão conseguindo gerenciar as novas responsabilidades ou não e, assim, atuar para sanar as dificuldades dos liderados.

Dessa forma, o gestor sabe de tudo o que está acontecendo e pode ter uma comunicação mais assertiva com a equipe.

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4. Tenha uma comunicação clara e assertiva

A comunicação clara e objetiva é essencial para uma gestão de alta performance. Para que a delegação de tarefas aconteça de forma eficiente é preciso que os colaboradores recebam as funções e saibam exatamente o que e como fazer.

Para isso, mostre a atividade com exemplos, faça o acompanhamento de perto por algum tempo e esclareça todas as dúvidas que ele possa ter. Metodologias, como o scrum, também podem ser aplicadas para evitar erros de comunicação.

5. Reconheça o que foi feito

A divisão de tarefas só é bem executada quando todos estão comprometidos com o resultado final. Dessa forma, é muito importante que o colaborador esteja motivado e se sinta valorizado. Para que isso aconteça, o feedback é essencial.

Com o reconhecimento daquilo que foi feito, será possível traçar os acertos e aquilo que ainda está em desenvolvimento. Se a tarefa for bem executada não deixe de reforçar elogios. Caso ainda não esteja boa, não desmotive a pessoa, informe os pontos positivos e trace com ela uma solução para as partes que precisam de amadurecimento.

Imagem contendo os cinco passos para fazer a delegação de tarefas e ao lado uma fotografia de três pessoas trabalhado juntas

Qual a importância de delegar tarefas?

Um bom gestor sempre delega tarefas. Ele sabe que o trabalho não é feito sozinho e pedir ajuda é essencial para garantir um resultado de alta performance.

Uma das principais vantagens da divisão de funções é a otimização de tempo. Além disso, ao distribuir responsabilidades, diversos problemas são evitados, como a sobrecarga de trabalho e estresse nos membros da equipe.

Dessa forma, o papel do gestor é muito mais de delegar e supervisionar as atividades. Ele precisa confiar nas habilidades do seu time — por isso o processo de recrutamento é tão importante.

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Qual a diferença entre mandar e delegar?

Apesar de serem usadas como sinônimos, na prática, delegar e mandar são ações diferentes. A primeira é relacionada à função de atribuir responsabilidades. Dessa forma, o líder precisa orientar e explicar o que será feito para o colaborador, que por sua vez planeja e executa.

Já o mandar é comunicar aquilo que se deve fazer com cada etapa já definida.

imagem explicativa com a diferença entre "mandar" e "delegar"

Delegar tarefas ajuda na alta performance?

Delegar tarefas é a chave para uma gestão de alta performance. Distribuir responsabilidades faz com que a produtividade seja maximizada e, assim, é possível manter um prazo saudável, mesmo que seja curto e apertado.

Com isso, a carga de trabalho, independentemente do tamanho, não se torna excessiva para uma pessoa só. Os colaboradores se sentem valorizados e a organização tende a conseguir melhores resultados.

Viu só como delegar tarefas é muito importante? Mesmo que seja difícil abrir mão das responsabilidades, esse é um passo fundamental para caminhar rumo ao desenvolvimento de alta performance.

A gestão de equipe é necessária para direcionar e motivar os colaboradores a atingirem seus objetivos. O líder que é o responsável por aplicar práticas de visem o melhoramento da produtividade e dos trabalhadores.

Imagem com uma frase sobre a importância da Gestão de Equipe e ao lado uma imagem de quatro pessoas trabalhando junto

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.