Existem muitos profissionais dentro do mercado da Engenharia insatisfeitos com seus respectivos salários ou, até mesmo, buscando aumentar sua renda. Existem diversas atividades passíveis de serem executadas para complementar sua remuneração mensal. 

Você estudou, se formou, conseguiu seu primeiro emprego, mas pesquisa constantemente no Google “como um engenheiro pode ganhar dinheiro extra” em busca de inspirações?

Ter um emprego formal não significa que você não possa investir em outras habilidades. Afinal, com conhecimento na cabeça, você só precisa encontrar a maneira certa de utilizá-lo.

E se você acha que o perfil do engenheiro é apenas um conjunto de habilidades técnicas — bom, também é — mas a expertise que você adquiriu pode te levar a novas soluções para engordar sua conta bancária.

Não deixe de conferir também no vídeo abaixo nossa lista com oito requisitos simples e que SÓ dependem de você para melhorar seu marketing pessoal e profissional.

https://www.youtube.com/watch?v=7R6OLScKnb4
Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Coloque a mão na massa e aprenda algumas dicas valiosas de como um engenheiro pode ganhar dinheiro e encontrar novas rotas na carreira.

Dicas de como um engenheiro pode ganhar dinheiro

Dicas de como ganhar dinheiro extra sendo engenheiro

Faça relatórios técnicos

A primeira dica de como um engenheiro pode ganhar dinheiro é prestar serviço como redator freelancer de relatórios técnicos

Esses documentos, geralmente, levam mais tempo para escrever e muitas empresas terceirizam a função em alguns projetos. 

Se você tem um bom português e conhece a estrutura principal de um relatório padrão, pode conseguir trabalhos extras para ganhar mais dinheiro. 

Especialize-se em áreas complementares

Já pensou em ser um consultor no seu tempo livre do trabalho? Essa é outra maneira como um engenheiro pode ganhar dinheiro.

Você pode investir em áreas como Marketing e Vendas para assessorar empresas a construírem estratégias eficazes para captação de clientes.

Dessa forma, você alia o seu conhecimento técnico na área aos conhecimentos sobre gestão, tornando-se um ativo valioso no mercado.

Cursos e treinamentos serão fundamentais para construir sua especialização e oferecer o serviço no mercado. 

Se você não tiver familiaridade com uma área como o Marketing, pesquise as necessidades ainda não atendidas no seu setor. Essa busca pode lhe render boas ideias de especialização. 

Invista no potencial da internet

Você fala bem e gosta de se comunicar e ensinar coisas para as pessoas? Então você tem um excelente trunfo nas mãos.

As redes sociais e as plataformas de compartilhamento de vídeos como o Youtube estão em alta e são outra estratégia de como um engenheiro pode ganhar dinheiro.

O YouTube permite monetizar um canal e com o tempo esse extra pode render um bom valor.

Essa é uma estratégia mais a longo prazo, pois será necessário investir tempo na criação de conteúdo para oferecer algo relevante.

Aqui vale a mesma ideia do item anterior, pesquise assuntos pouco explorados e aposte nesses conteúdos para se destacar.

As redes sociais também possuem recursos interessantes para trabalhar seu posicionamento profissional e podem ajudá-lo a ganhar relevância. 

Se você ainda estiver na graduação invista em atividades extracurriculares. Isso vai ajudá-lo a se destacar na faculdade e abrir caminhos profissionais no futuro.

Seja mentor de alunos da graduação

Ingressar no mercado de trabalho é um desafio para todos os profissionais. Ter mais experiência nessa área pode ajudar muitas pessoas.

Então outra forma interessante de investir suas habilidades pessoais de comunicação é fazendo mentoria para alunos que estão terminando a graduação ou são recém formados em busca de colocação.

Use sua experiência nas seleções das quais você participou e crie serviços para ajudar novos engenheiros a se saírem bem nas entrevistas e mostrarem seu potencial.

Dicas de postura profissional, como mostrar suas habilidades, responder o recrutador de forma objetiva, como selecionar um boa vaga ou programa trainee são algumas ideias de temas.  

Você pode usar sua rede de contatos no LinkedIn e outras redes sociais (seu canal no Youtube, quem sabe!) para divulgar seu trabalho.

3 barreiras mentais para derrubar e ganhar dinheiro extra

infográfico explicativo das 3 barreiras mentais para não ganhar um renda extra

1. Falta de tempo

Você não tem tempo ou colocar mais trabalho na sua rotina não é uma prioridadePode parecer contraditório, mas a nossa mente sabota muitas oportunidades de crescimento na carreira.

Se você trabalha durante o dia, pode reservar a noite de três dias da semana, por exemplo, para os trabalhos extras. Ou usar os fins de semana.

Aprender a administrar o seu tempo será fundamental para você colocar em prática as dicas desse post e outras de como um engenheiro pode ganhar dinheiro extra.

2. Cansaço

Depois de um dia de trabalho, continuar trabalhando a noite não é fácil. Mas como mencionamos acima não precisa ser todos os dias.

Você não deve eliminar seu tempo de lazer, afinal, você quer ganhar dinheiro de forma prazerosa, certo?

Abrir mão de alguns dias a noite será parte do esforço necessário para conquistar seu objetivo. Pense nas oportunidades que um trabalho bem feito podem trazer.

Para manter-se ativo depois de um longo dia de trabalho, pense nos planos que você vai concretizar com esse dinheiro extra.

3. Bloqueio de ideias

Se o problema é como um engenheiro pode ganhar dinheiro, já te demos algumas ideias na primeira parte deste post. 

Mas outra forma de definir onde você vai investir seu tempo é perguntando a amigos próximos e atuais chefes características profissionais nas quais você se destaca.

As respostas vão servir como primeiro passo para você superar o bloqueio de ideias sobre o que fazer.

Faça treinamentos para ganhar dinheiro extra

Muitas ferramentas são valorizadas pelo mercado e poucos profissionais são capacitados nelas.

Fazer treinamentos e ganhar novas habilidades também é uma maneira de como um engenheiro pode ganhar dinheiro. 

Muitas ferramentas são valorizadas pelo mercado e poucos profissionais são capacitados nelas.

Faça uma pesquisa das lacunas da sua área e capacite-se nelas para posteriormente oferecer esse trabalho como consultor, por exemplo.

Capacite-se no uso de ferramentas de qualidade como Six Sigma, Lean Manufacturing, dentre outras com os cursos da Frons.

São mais de 100 empresas de renome atendidas e 3.000 alunos capacitados pela plataforma online e cursos in-company.

  • Certificações reconhecidas pelas maiores empresas do país
  • 5 anos de suporte após a conclusão do curso
  • 94% dos alunos classificam os cursos com “ótimo” ou “bom”.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

banner para divulgação do Frons Carreira, o Plano completo da Frons
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.