A gestão de alta performance é idealizada com foco na entrega de resultados positivos para uma empresa. Baseado na tomada de decisões, ela proporciona uma série de estratégias para que o gestor tenha mais assertividade na hora de resolver problemas.

De modo geral, essa tática prevê uma administração empenhada no aumento do desempenho. Assim, a palavra-chave desse modelo é “eficiência” e ela precisa aparecer em todos os sentidos, seja em processos ou pessoas.

Quer saber como fazer uma gestão de alta performance eficiente? Continue a leitura do post para entender mais dessa estratégia e confira 5 dicas para aplicá-la na prática.

O que é uma gestão de alta performance?

A gestão de alta performance é um modelo estratégico de administração voltado ao aumento de eficiência nos processos organizacionais. Sendo assim, ele dá as bases para que o negócio atinja maior efetividade e resultados próximos ao ideal.

Para que esse cenário aconteça, é imprescindível haver mudanças na gestão da empresa. São necessários investimentos em inovação e tecnologia e, acima de tudo, melhoria nos recursos humanos.

Esse ponto é importante porque o gerenciamento de alta performance é voltado para os talentos da empresa. Com isso em mente, é fundamental que certas ações sejam aplicadas para melhorar o desempenho das pessoas, como promoção de treinamento e capacitação.

Além de desenvolver novas competências e habilidades, os colaboradores ainda auxiliam a otimizar processos da organização.

Citaçã gerenciamento de alta performance

Você também pode se interessar por: Indicadores de desempenho: tipos e exemplos práticos

Quais as características de um gestor de alta performance?

Uma boa gestão de alta performance só acontece quando há um excelente líder desenvolvendo o seu time. É essencial que ele incentive e promova a sua equipe de liderados. Esse é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes que levam as empresas a atingirem grandes resultados.

Por isso, o gestor precisa ter algumas características como:

  • liderança estratégica: ele deve saber, de forma clara, os objetivos e metas a serem alcançadas.
  • inteligência emocional: é preciso manter o ambiente saudável para todos, manter o equilíbrio das emoções e saber intervir em momentos de crise.
  • foco: é dever dele levar o time a atingir e nas metas que foram traçadas.
  • empatia: é com essa característica que ele mantém os colaboradores motivados e engajados.
  • comunicação assertiva: manter uma boa comunicação é primordial para atingir resultados, ela deve ser clara e objetiva e precisa fluir naturalmente.
Quais as características de um gestor de alta performance

Um gestor de alta performance conquista bons rendimentos com uma equipe motivada. Por isso, é essencial que ele tenha essas características, só assim, o líder consegue criar um ambiente de trabalho saudável e propenso para os colaboradores se desenvolverem.

Aproveite para ler sobre: Cursos para gestores: 6 melhores opções para investir

5 dicas para ter uma gestão de alta performance

As duas peças-chave de uma gestão de alta performance são pessoas e processos. Para atingir o máximo desenvolvimento nesses dois pontos principais, algumas dicas podem ser valiosas. Confira quais são abaixo.

1. Invista em cursos

Os cursos e treinamento são essenciais em uma gestão de alta performance. Ter uma equipe treinada e qualificada é um dos princípios básicos de qualquer administração que atue com essa estratégia.

A premissa é simples: invista em melhoria contínua e atinja o máximo desenvolvimento do negócio.

Sendo assim, o gestor tem o dever de capacitar e atualizar seus colaboradores, seja com cursos internos ou externos. Com isso, os liderados se mantém atualizados às novidades do mercado e não param de desenvolver habilidades tanto técnicas quanto comportamentais.

2. Desenhe metas e objetivos

Não é possível saber onde se quer chegar se metas e objetivos não forem traçados. Por isso, é essencial elaborar propósitos realistas e claros que estejam alinhados com a visão e valores da empresa.

Além disso, é importante que os objetivos individuais e coletivos sejam passados para os colaboradores. Eles precisam fazer parte desse processo para poderem ajudar a organização a atingir o que se pretende dentro do tempo idealizado.

3. Conheça a sua equipe

Pode parecer um ponto banal, mas é muito importante que o gestor conheça sua equipe. A estratégia de alta performance, como já foi ressaltado, tem foco nas pessoas, por isso, elas são pontos cruciais para que se alcance máxima eficiência.

Os colaboradores precisam ter habilidades e talentos distintos e o líder deve estar ciente disso. Cabe a ele monitorar e avaliar a evolução dos profissionais e, caso seja necessário, entrar com ações para melhorar determinado aspecto — com cursos e treinamentos, por exemplo.

Uma vantagem dessa dica bem aplicada é que, com liderados bem habilidosos, é possível delegar tarefas a quem tem os melhores atributos para executá-la. Com isso, o processo se torna ágil e produtivo.

Confira também: O que é uma equipe de alta performance e como desenvolver?

4. Tenha comunicação interna

Outra dica essencial para uma gestão de alta performance é a comunicação interna transparente e horizontal. O diálogo aberto é essencial para gerar um ambiente de trabalho saudável.

A construção de relações profissionais sadias entre líderes e liderados acontece quando todos ouvem e são ouvidos. Por isso, é primordial que esse atributo seja encorajado e desenvolvido na equipe.

5. Dê e peça feedbacks

Uma boa comunicação interna não acontece se a cultura dos feedbacks é negligenciada. É preciso dar e pedir um retorno das ações que foram desenvolvidas. Levante os pontos positivos e os de melhoria para entender o que está dando certo e aprimorar aquilo que não funcionou tão bem assim.

O feedback pode acontecer em reuniões, tanto em grupo quanto one a one, e também por formulários anônimos. O importante é sempre aplicar essa estratégia, sendo em um intervalo máximo de 3 meses.

5 dicas para ter uma gestão de alta performance

O que compromete uma gestão de alta performance?

Negligenciar pessoas e processos é um erro gravíssimo e que não pode acontecer em uma gestão de alta performance. Além disso, perder o foco ou não ter metas bem estipuladas podem levar a organização a caminhar para o caminho oposto ao desenvolvimento.

É importante sempre buscar a melhoria das potencialidades e o controle dos fatores de risco, ou seja, tudo aquilo que pode afetar negativamente o resultado esperado pela equipe.

Leia também: Projeto de melhoria contínua: veja como aplicar na empresa

Por que buscar uma gestão de alta performance?

É interessante buscar uma gestão de alta performance porque ela procura desenvolver processos e equipes com o intuito de atingir máximo rendimento. Dessa forma, é essencial que os indicadores sejam bem definidos para que o líder consiga acompanhar o trabalho dos times.

Os parâmetros alcançados são importantes porque mostram a eficiência e a performance dos processos e das atividades realizadas.

Viu só como a gestão de alta performance é uma estratégia válida para aplicar em diversos tipos de empresas? Focar em pessoas e processos, analisar indicadores e apostar em uma boa liderança, são os principais passos para atingir máximo resultado e conquistar as metas estipuladas.

Os times são essenciais para essa estratégia. Dessa forma, o cuidado com os colaboradores deve ser uma tarefa importante para as empresas independentemente do setor e porte.

Dessa forma, aposte em uma boa estratégia de gestão de equipe para alinhar todo o processo dentro de uma organização.

Domine a Gestão de Alta Performance
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.