O LinkedIn é provavelmente a principal rede social profissional do mundo, contando com milhões de usuários ao redor do mundo. Por ser uma plataforma voltada para negócios e empregos, muitos recrutadores e profissionais de RH a utilizam para encontrar mais informações sobre os candidatos a uma vaga.

Dessa maneira, é fundamental contar com um perfil adequado no site para aumentar as suas chances de ser chamado e se destacar no mercado de trabalho. Então, para te ajudar, preparamos um conteúdo completo ensinando como usar o LinkedIn para conseguir emprego.

Continue a leitura e confira as melhores dicas para profissionalizar o seu perfil na rede e conquistar as melhores vagas!

1. Saiba qual é o seu SSI

O Social Selling Index (SSI) é um indicador utilizado pela plataforma para entender como você expande a sua marca profissional, compartilha conhecimentos e se relaciona com os outros usuários. Basicamente, por meio desse índice de avaliação, você pode aumentar a sua visibilidade na rede, sendo melhor visto pelos recrutadores.

Isso significa que tendo uma boa pontuação no SSI (ele vai de 0 a 100), você pode ter mais oportunidades de emprego e ter uma presença online muito forte.

Para aumentar o seu é preciso ter um bom perfil, estar sempre engajado com os outros usuários, alimentar a sua rede de contatos com um bom networking, produzir conteúdo relevante e se conectar com pessoas da sua área.

Leia também: Como ter sucesso profissional?

2. Deixe o seu perfil completo

É fundamental completar o seu perfil com todas as informações necessárias. Os recrutadores usam o LinkedIn para conhecer mais sobre você, por isso, é importante que o seu perfil na plataforma dê os dados necessários para eles.

Informe o que você faz, o que gosta de fazer, traga alguma conquista única (por exemplo, se você já publicou um livro ou treinou X pessoas na carreira) e outras coisas que você achar relevante para a sua carreira. Usar as hashtags certas também facilitará que os recrutadores o encontrem na rede.

3. Use uma foto de perfil profissional

A sua foto de perfil deve mostrar uma figura respeitável e altamente profissional, ela deve demonstrar que você realmente teve cuidado e dedicação para criá-la. Evite usar as mesmas fotos de outras redes sociais e registros em momentos de descontração.

Se pergunte qual a imagem e sensação que você gostaria de passar para o mercado de trabalho, isso deve ajudar na produção da sua foto.

Use uma foto de perfil profissional. Boa iluminação. Vestimenta adequada. Postura profissional

4. Produza conteúdo relevante

Você não precisa produzir conteúdo diariamente e a todo momento, mas é importante que você sempre mantenha o seu perfil com conteúdos relevantes e insights que podem ajudar as suas conexões. Os recrutadores vão procurar pelo que você fala e se não acharem nada, pode ser que deixem o perfil de lado.

Além da produção de conteúdo, é interessante compartilhar posts que você achou interessante e engajar em postagens de outros usuários, isso inclusive ajuda no seu networking.

Produza conteúdo relevante: Tópicos em alta no mercado, Dicas sobre a profissão, Sites, links e utilidades, Transmissão de informações e Histórias sobre desafios no trabalho

5. Participe de grupos

Entrar em grupos da sua área ou mercado de atuação é uma ótima maneira de aumentar a sua rede de contatos, além de ter acesso a vagas que são apenas divulgadas dentro dos grupos. Assim, você tem mais oportunidades de encontrar um novo emprego e ainda tem um local propício para fazer networking.

6. Preencha suas competências de maneira adequada

As competências são uma ótima forma de mostrar aos recrutadores as suas principais habilidades, por exemplo, domínio do software Microsoft Excel.

Dessa forma, caso os profissionais de RH estejam procurando por uma competência específica, fica muito mais fácil deles encontrarem em seu perfil. E se você deseja aumentar as suas competências e se tornar um profissional de alta performance, temos um post em nosso blog que vai te ajudar. Acesse e confira 5 habilidades essenciais para a sua carreira.

Preencha suas competências de maneira adequada. Apresentando exemplos de competência, como domínio em excel e experiência no trabalho

7. Coloque e-mail e telefone

Pode parecer algo simples e até irrelevante, mas colocar o e-mail e o telefone no seu perfil é algo fundamental. Com os campos disponíveis, as empresas têm mais facilidade em entrar em contato. Se você não disponibilizasse essas informações, os recrutadores teriam de enviar uma solicitação de conexão com você e esperar a aprovação, para então entrar em contato.

E isso pode fazer com que você perca uma boa oportunidade caso haja uma demora na resposta. Por isso, deixe os campos de e-mail e telefone sempre atualizados.

8. Ative a opção “Open to Work”

Para facilitar a sua busca por um novo emprego utilizando o LinkedIn, coloque o selo “Open to Work” em seu perfil. Isso mostra aos outros usuários da rede que você está aberto para novas oportunidades e ajuda a chamar a atenção dos recrutadores.

Entendeu como usar o LinkedIn para conseguir emprego? Com essas dicas, você tem tudo o que precisa para encontrar as melhores oportunidades na rede social.

E se você deseja aprender ainda mais habilidades e dicas para evoluir em sua carreira, continue em nosso blog e confira os outros conteúdos disponíveis. São diversas postagens sobre gestão, melhoria contínua e Lean Six Sigma que vão te levar a um novo patamar em sua vida profissional.

Aproveite para conferir o nosso post sobre o que é um profissional T-shaped e entenda o que é esse conceito utilizado no mercado de trabalho, com dicas de como seguir essa linha de desenvolvimento e se tornar um verdadeiro especialista.

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.