Conhecer os tipos de treinamentos de equipe faz toda a diferença para seu negócio, por direcionar colaboradores a um acesso qualificado às ferramentas de capacitação necessárias para execução de tarefas.

Isso porque solicitar a conclusão de uma atividade ou ação sem disponibilizar as informações e treinamento adequados, faz da atividade quase impossível de ser executada assertivamente.

Assim, enquanto gestor, traçar esse desenvolvimento torna o gerenciamento do tempo, tarefas e desempenho de funções mais otimizado e preciso. Refletindo, ainda, para que a organização seja vista como um negócio que se preocupa e investe recursos para o crescimento profissional.

Se você deseja compreender mais sobre os treinamentos de equipe, como desenvolvê-los, principais modelos e mais, continue a leitura e confira com o nosso blog!

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O que são treinamentos organizacionais?

Os treinamentos organizacionais, ou treinamentos de equipe, são práticas realizadas para impulsionar o aprimoramento de times, departamentos e equipes para atender as necessidades do negócio.

São também uma capacitação voltada para o desempenho de aptidões, habilidades e aprendizagens dos colaboradores, com o objetivo principal de aumentar os níveis de entrega, produtividade e engajamento.

Por meio deles, gestores apresentam propostas de novos caminhos de resoluções para demandas, auxiliam o time a compreender protocolos, normas e regulamentos e transformam a comunicação interna, para que ela se torna ainda mais clara e objetiva.

Com qual frequência preciso aplicar treinamentos na empresa?

O ideal é que a sua organização realize treinamentos de forma constante, aplicando-os de maneira preventiva. Essa é uma tendência que direciona a empresa a se manter competitiva e alinhada com as principais transformações do mercado.

Caso essa não seja uma possibilidade inicial, considere a aplicação dessas capacitações sempre que houver alguma atualização ou mudança de processos, projetos ou protocolos internos essenciais para a continuidade do trabalho.

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Por que investir na capacitação dos funcionários?

O investimento em aprimoramento da equipe tem sido uma prática crescente nas organizações, independentemente do porte e nicho de atuação.

Esse nível de esforço e dedicação produz resultados práticos significativos, tanto para os próprios colaboradores quanto para a liderança e gestão, direcionando para uma vantagem competitiva de alto valor.

Confira alguns dos principais pontos de vantagens e benefícios desse tipo de ação:

  • Integração entre funcionários: quando diversos contratados passam por uma capacitação juntos, têm a chance de compartilhar experiências, vivências e aprendizados, fazendo com que essa relação seja fortalecida e estreitada;
  • Engajamento da equipe: a obtenção de novos dados, informações e performances faz com que as tarefas sejam executadas com precisão e empenho, impulsionando o nível de retornos, fazendo-os se sentir mais valorizados e visibilizados;
  • Aumento dos padrões de qualidade: uma parcela significativa do sucesso de um negócio está atrelado à qualidade de entrega dos seus serviços e produtos. Com funcionários engajados, integrados e especializados, novos padrões de qualidade são atingidos, impactando positivamente na relação com os consumidores;
  • Avanço competitivo: todos os fatores citados fazem com que a sua empresa esteja bem desenvolvida, dando um importante local de destaque frente aos seus concorrentes, com maiores chances de visibilidade.
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Qual é a diferença entre treinamento e desenvolvimento?

O treinamento é voltado para o desenvolvimento das aptidões necessárias e desempenho de atividades e tarefas específicas de determinado cargo, departamento ou protocolo.

Já o desenvolvimento é um tipo de planejamento e estratégia voltado para o futuro, tendo como meta uma orientação a longo prazo, instruindo e disciplinando para a promoção de maior maturidade e progresso para a carreira dos funcionários.

Vamos imaginar o seguinte cenário prático:

Um ensinamento a respeito da atualização de um protocolo de vendas e atendimento ao cliente é um tipo de treinamento.

Por outro lado, um conjunto de práticas que tem como meta o repasse de construção de novas formas de dinâmicas, inovação e relacionamento com os consumidores a longo prazo é o que chamamos de desenvolvimento.

Por que é importante ter vários tipos de treinamentos de equipe?

Diante de um mercado competitivo, variados tipos de treinamentos empresariais permitem que sua empresa se aprimore diante das demandas e públicos.

Isso porque, a começar pelo capital humano, há 3 possibilidades de colaboradores a serem capacitados, sendo eles: novos funcionários, equipes já atuantes ou gestores e líderes.

Para além desse ponto, precisamos lembrar ainda que as necessidades, tempo, recursos e propósitos também possuem diferenças.

Ou seja, enquanto um treinamento de aprimoramento de hard skills (habilidades técnicas) pode ser empregado a um departamento que recebeu a instalação de uma tecnologia, uma capacitação comportamental pode ser a mais adequada para a equipe de vendas e atendimento ao público.

E já que estamos falando sobre o aprimoramento de processos e colaboradores, que tal conferir e descobrir como ter sucesso nos seus projetos?

Como criar treinamentos para a minha empresa?

Agora que você compreendeu qual a importância e principais características dos treinamentos, saiba como desenvolver uma capacitação assertiva e qualificada no negócio:

Tópicos com 4 passos sobre como criar treinamentos para minha empresa

1. Avaliação e diagnóstico

A primeira etapa consiste em uma avaliação interna para a detecção das principais demandas, dificuldades e limitações identificadas pelos gestores e lideranças, traçando as movimentações e técnicas que precisam ser desenvolvidas.

Não esqueça de colher também os depoimentos, observações e pedidos dos próprios colaboradores. É o momento ainda de traçar, em alinhamento com o departamento pessoal, pontos como:

  • Público-alvo;
  • Diagnóstico;
  • Estruturação dos objetivos;
  • Recursos;
  • Tipos de treinamentos mais adequados;
  • Definição dos indicadores;
  • Cronograma, divisão das equipes e demais detalhamentos.

2. Contato com treinadores e especialistas

Hora de exercitar a rede de contatos em busca dos profissionais qualificados para essa aplicação. Caso você tenha alguém que já compõe a equipe interna e demonstre um significativo nível de expertise e especialidade, conta com uma valiosa oportunidade de valorização desse colaborador.

Mas, caso o auxílio venha de maneira externa, pesquise as propostas e identifique qual é aquela que melhor supre a necessidade colocada.

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3. Execução

Este passo consiste na aplicação de todo o delineamento e programação elaborados. Ao longo de toda essa execução, é preciso monitorar e registrar os insights e resultados, percebendo assuntos e objetivos que possam ser aprimorados para próximas edições.

4. Análise dos resultados

As implicações dessas capacitações só podem ser compreendidas por meio de uma mensuração qualificada. Isso significa saber documentar e interpretar as métricas e indicadores utilizados.

Dessa maneira, os impactos se tornam tangíveis e viabilizam que aperfeiçoamentos sejam aplicados.

É importante também que essa produção seja de alguma forma compartilhada com o próprio público-alvo, para que se percebam enquanto parte estruturante e de maneira que consigam fornecer devolutivas e feedbacks.

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Como escolher um treinamento para o meu negócio?

Existem algumas premissas que podem o auxiliar para saber como escolher o melhor treinamento para seu time. Confira:

  1. É preciso partir do reconhecimento e identificação das carências que precisam ser supridas ou do tipo de aprendizado que será colocado em prática;
  2. Esse delineamento por si só já irá mensurar se o treinamento será de habilidades técnicas ou de aptidões comportamentais;
  3. Ao escolher uma capacitação já estruturada, busque entender seus propósitos e foco, que precisam estar alinhados com os objetivos internos da sua equipe;
  4. Defina se a capacitação deverá ser presencial ou online;
  5. Considere o perfil dos funcionários, tempo e recursos necessários.

Não deixe de conferir: Descubra mais sobre a certificação Seis Sigma e entenda como esse pode ser um treinamento de impacto para gestores!

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10 tipos de treinamentos empresariais

Para atender às diferentes demandas da sua gestão e equipe, conheça 10 tipos de treinamentos empresariais:

1. Treinamento presencial com instrutor

Aqui um especialista no assunto prepara uma aula, formatada no estilo de uma palestra, e apresenta o conteúdo presencialmente para a equipe. É um método consolidado e que apresenta benefícios, como:

  • Aumento da interação;
  • Criação e disponibilização dos recursos para que funcionários interajam com os instrutores;
  • Fortalecimento do relacionamento entre o instrutor e o colaborador.

Entretanto, a maior desvantagem do treinamento presencial é a falta de escalabilidade, que acaba limitando a quantidade de pessoas que podem ser acomodadas e ter as suas dúvidas sanadas.

2. Orientação 

Este tipo de treinamento é voltado para a introdução do colaborador à cultura da empresa, bem como para a apresentação de objetivos estratégicos e informações relevantes sobre o cargo, departamentos e gestão. 

Em geral, faz parte do onboarding e envolve a apresentação de informações relacionadas a:

  • Missão, visão e valores da empresa;
  • Cultura corporativa;
  • Estrutura da organização, como organograma, fluxograma, líderes;
  • Apresentação de metas;
  • Descrição completa do que se espera e de quais são suas atribuições e obrigações;
  • Principais políticas corporativas.

3. Treinamento de Onboarding

O onboarding tem como objetivo permitir que novos funcionários sejam tão bem-sucedidos quanto possível em suas funções, dentro de uma adaptação.

Assim, as capacitações devem começar no primeiro dia de trabalho, continuando ao longo de determinado período ou até mesmo durante o primeiro ano. Nesse sentido, tudo depende da empresa e das funções que o contratado irá exercer.

É preparado, em geral, por líderes de departamento, com o foco de atingir suas metas e conectá-las aos objetivos gerais da empresa.

Os tópicos devem abordar ainda as necessidades dos funcionários, fornecendo acesso fácil às informações e habilidades que precisam para realizar seu trabalho com eficiência e máximo engajamento.

Um programa de treinamento onboarding deve se concentrar em mais do que os aspectos técnicos do trabalho. Também deve oferecer educação sobre maneiras de se manter comprometido e produtivo nesse ambiente.

4. Capacitação para desenvolvimento de habilidades técnicas

A capacitação para desenvolvimento de habilidades técnicas permite que o colaborador e sua equipe possam:

  • Realizar atividades do dia a dia com qualidade e agilidade;
  • Cumprir e superar metas;
  • Alcançar o melhoramento contínuo dos processos diários de trabalho.

Imagine que uma nova máquina foi inserida na produção da empresa. Para isso, é preciso que os funcionários estejam preparados tecnicamente para usá-la. É necessário, então, realizar uma capacitação para que estejam aptos com esse manejo.

Portanto, todo funcionário deve ser treinado sobre como seu serviço deve ser executado e, principalmente, como funcionam os softwares, máquinas e processos produtivos da empresa. A aplicação das habilidades técnicas de maneira contínua possibilitam ainda:

  • Que funcionários se mantenham atualizados;
  • Que possam ampliar sua produtividade;
  • E que contribuam para o crescimento competitivo da organização.

5. Treinamento de desenvolvimento de Soft Skills

O comportamento da sua equipe é tão importante quanto suas habilidades técnicas. Por isso, as tendências sociais, também chamadas de soft skills, são valorizadas pelas companhias.

São aptidões de convivência que devem ser desenvolvidas para criação de um ambiente de trabalho de qualidade, saudável e harmonioso. Entre as habilidades a serem desenvolvidas estão:

  • Capacidade de comunicação ágil e eficiente;
  • Proatividade e iniciativa na resolução de problemas;
  • Treinamento de liderança;
  • Inteligência emocional;
  • Ética;
  • Cooperação entre equipes e colaboradores e mais.

6. Capacitações obrigatórias

Dependendo do setor em que sua empresa opera, alguns treinamentos são obrigatórios. Por exemplo: funcionários de uma indústria ou mesmo de construtoras são frequentemente obrigados a fazer treinamentos e atualizações sobre segurança no trabalho.

Apesar dessa determinação, esses tipos de treinamentos empresariais não devem ser vistos como algo maçante ou engessado. 

Para isso, é importante que a empresa invista em treinamento atualizado e de qualidade, que também seja atrativo. Convidar alguém que é referência na área, por exemplo, torna-se um diferencial.

Citação "Para isso, é importante que a empresa invista em treinamento atualizado e de qualidade, que também seja atrativo. Convidar alguém que é referência na área, por exemplo, torna-se um diferencial.”

7. Coaching e mentoria

Considere a implementação de um programa de coaching ou mentoria para complementar os tipos de treinamentos empresariais e alcançar resultados significativos.

Esse é um tipo de preparação que pode ser adotada tanto em treinamentos quanto em desenvolvimentos, por conta de sua capacidade em serem estabelecidas com foco no desenvolvimento de carreira dos profissionais.

Como capacitação, devem ser programas que oportunizam a retenção dos colaboradores e de ampliação do desempenho do trabalho, por meio de resoluções práticas para demandas específicas e atuais do negócio.

Para ler depois: Equipe de alta performance: o que é, características e como desenvolver!

8. Treinamentos criativos

Ideais para aumentar o engajamento da equipe, os treinamentos criativos são uma solução para quem busca capacitar os funcionários com o que há de mais inovador. Eles estimulam a conexão e interatividade com novas metodologias e ferramentas que melhoram a experiência dos profissionais.

Além disso, intercalam diferentes áreas de conhecimento, com o objetivo de tornar o clima organizacional e os processos mais saudáveis e engajados.

As metodologias ativas, por exemplo, têm origem na educação e são cada vez mais aplicadas às realidades organizacionais. Nelas, os trabalhadores estão no centro, considerando suas vivências e aprendizado prévio.

Desse modo, se estimula a autonomia dos colaboradores, enquanto os identificam como parte essencial das rotinas produtivas, valorizando suas ideias.

9. Gamificação

Esse modelo de capacitação é relativamente recente e visa acionar diferentes elementos dos jogos em contextos fora do lazer. Nas empresas, utiliza-se essa técnica com o intuito deestimular o engajamento entre os funcionários.

A gamificação prioriza metas e estimula o reforço positivo, disponibilizando recompensas para as metas atingidas e estruturando um sistema de pontuações.

Desse modo, esse tipo de treinamento promove uma dinâmica de relacionamento entre as pessoas da equipe, reforçando emoções positivas e criando um senso de progressão no trabalho.

10. Treinamentos à distância

O treinamento organizacional à distância não exige a presença de um instrutor durante todo o curso, já que a aula fica armazenada em um servidor online, por meio de um site ou aplicativo da web.

Os treinamentos EAD são em formato audiovisual e permitem a inclusão de recursos como vídeos de apoio e material de leitura para acompanhamento.

Possuem ainda uma dinâmica escalonável, que pode ser reproduzida para um número ainda maior de funcionários.

A capacitação online é um dos tipos de treinamentos empresariais que apresentam vantagens como:

  • Melhora nos resultados pessoais e coletivos;
  • Aumento na qualidade de entrega de produtos, serviços e relacionamento;
  • Autonomia dos funcionários;
  • Capacidade de participação de diversos lugares;
  • Possibilidade de replicação maior;
  • Facilidade de estabelecer feedbacks mais práticos.

O importante é que, independentemente do formato escolhido, o gestor opte por capacitar seus funcionários de forma contínua e frequente.

Então, viu só o quanto não faltam opções e possibilidades assertivas? E seja qual for os tipos de treinamentos empresariais que você seleciona, ter um programa de capacitação qualificada é fundamental.

Acompanhe o nosso blog para estar por dentro das principais informações e dados de gestão empresarial e esteja sempre à frente com os seus processos.

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Até o próximo post!

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.