A rotina de uma organização tem como pilares diversas ações que buscam assegurar o pleno desenvolvimento das tarefas e processos internos, entregando uma qualidade significativa de produtos e serviços. É nesse cenário que nos deparamos com a temática de gestão de recursos, que conta com a administração dos capitais que viabilizam os projetos.

E para que você possa desempenhá-la com maestria, precisa primeiro conhecer a fundo sobre o que é esse campo, qual sua importância e principais benefícios. Por isso, separamos um post completo sobre o tema. Continue a leitura e confira!

O que é gestão dos recursos?

Entende-se como gestão de recursos o ato de fazer uma organização, delineamento e estruturação logística dos elementos essenciais para o lançamento, manutenção ou finalização de um projeto. Esses materiais, aqui compreendidos enquanto recursos, podem estar relacionados tanto ao capital humano quanto à movimentação de dinheiro, aparelhos e instrumentos.

E, na prática, essa visão é o que assegura que o planejamento ocorra de forma integrada e otimizada em todos os setores, ajustando os principais objetivos e necessidades dos processos para que uma organização seja capaz de alcançar o pleno funcionamento.

Qual a importância da gestão de recursos para uma empresa?

A realização de um bom gerenciamento é o que permite que uma empresa amplie e aprimore a sua obtenção de lucros, mediante o alinhamento das operações e como consequência de uma boa administração dos investimentos. Assim, a distribuição e acompanhamento dessas posses garante a conclusão das atividades dentro do planejamento e cronograma previamente estipulados.

Além disso, ter essa compreensão permite que você preveja, de forma ampla e minuciosa, as demandas e necessidades operacionais e ligadas aos recursos humanos, movimentando de maneira estratégica os direcionamentos e planos de ação.

A importância de um controle se ancora ainda no fato de que esse sistema entrega uma boa comunicação e demonstração claras aos próprios colaboradores, que se veem diante de objetivos bem definidos e de um ambiente preparado e articulado para o desenvolvimento das ações e atividades, impulsionando também a motivação e produtividade.

Quais os benefícios do gerenciamento de recursos?

Dentre alguns dos principais benefícios da gestão de recursos estão os fatores de previsibilidade das necessidades e boa distribuição de materiais, colaboradores e investimentos.

Nesse sentido, não é incomum nos depararmos com negócios que, de início, apresentavam um excelente potencial de implantação e desenvolvimento, mas que, diante de um planejamento empobrecido e mal executado, acabaram saindo no prejuízo ou tendo até mesmo que encerrar as operações.

Por isso, quando bem orientada, essa condução encaminha os projetos para um andamento assertivo das ações. Temos ainda enquanto vantagens:

1. Obtenção de uma visão integral

Você passa a ter uma compreensão profunda sobre as tarefas que os colaboradores estão executando e, a partir disso, calcula melhor o que será nomeado para cada departamento ou processo.

Dessa forma, amplia as possibilidades de eficiência e se certifica que nenhuma equipe ou funcionário ficará sobrecarregado, já que o plano de ação dos recursos lhe permite definir quanto, de fato, é o necessário para o cumprimento saudável dos objetivos de cada projeto.

2. Melhor organização das demandas

A aplicação bem feita do capital faz com que você precise conhecer as limitações e também potencialidades da empresa, se certificando de que cada movimentação esteja sendo feita com o melhor índice de aproveitamento possível.

Assim, consegue nivelar as expectativas e dialogar de forma aberta e direta com os colaboradores, que passam a conhecer os cronogramas e responsabilidades traçados e apresentam, como resultado, um bom desempenho e engajamento.

3. Preparação otimizada de futuros projetos

Quando cada etapa flui da maneira esperada, a perspectiva é de que a organização tenha uma alta performance. Com isso, você enfrenta menos contratempos e se prepara de maneira ainda mais qualificada para ações futuras.

Logo, a tendência é de que apresente entregas satisfatórias e acima da média, levando a boas chances de destaque no mercado, a uma melhora nos lucros obtidos e no aumento da viabilidade de investimentos e ampliações.

infográfico ilustrando os principais benefícios de fazer o gerenciamento de recursos
infográfico ilustrando os principais benefícios de fazer o gerenciamento de recursos

Quais são as etapas de uma boa gestão de recursos?

Uma boa consideração dos recursos considera etapas bem definidas para o sucesso das metas, padronizando essa organização. Conheça o passo a passo:

1. Planejamento

Entenda quais são os objetivos dos processos e de que forma se alinham com as despesas operacionais, a capacidade orçamentária e disposição de recursos humanos. É preciso também entender quais indicadores poderão auxiliar no acompanhamento e manutenção dessas fases, trazendo uma análise clara e objetiva dos resultados.

2. Reconhecimento

Conheça os responsáveis pelos processos e recolha as informações que irão ajudá-lo a fazer o detalhamento do plano de ação com base no real desdobramento da empresa, assegurando que as metas estejam condizentes com a capacidade de cada setor.

3. Validação

Selecione quais os recursos necessários para o pleno desenvolvimento das etapas. Desses, quantos já constam na empresa e quais precisam ser adquiridos? A captação ocorre tanto de maneira externa quanto interna e precisa estar bem detalhada e delimitada, respeitando o teto máximo estipulado para a aquisição.

4. Acompanhamento

O sucesso de um gerenciamento se ancora na eficiência de um acompanhamento constante, com a análise de pontos de melhoria e do alcance das metas. Portanto, esteja atento a como foi o impacto dessa alocação de recursos nos setores e se os colaboradores estão demonstrando uma boa performance.

infográfico ilustrando as principais etapas para fazer uma gestão de recursos
infográfico ilustrando as principais etapas para fazer uma gestão de recursos

Como conseguir fazer uma gestão de recursos?

A competência de fazer uma boa gestão de recursos está diretamente ligada a uma capacitação assertiva e aprimorada a respeito dos principais aspectos relacionados ao pleno desempenho de processos e projetos.

Para efetuar essa atividade, que demanda um olhar qualificado, você deve buscar uma compreensão aprofundada sobre a rotina e principais objetivos do negócio. Além disso, é preciso investir em uma boa capacitação e treinamento, estando a par das principais tendências do campo e das práticas e metodologias que o direcionam para a conquista de melhoria contínua.

citação falando sobre a importância em fazer a gestão de recursos e a foto de uma mulher desenhando alguns gráficos
citação falando sobre a importância em fazer a gestão de recursos e a foto de uma mulher desenhando alguns gráficos

Esse conhecimento é também o que irá prepará-lo para identificar as ferramentas certas de monitoramento, tendo em mente ainda o acompanhamento do estoque e a necessidade de definição de orçamentos e prazos realistas —com indicações claras e orientações precisas quanto ao tempo de lançamento e finalização de cada plano e prioridades.

Já a criação de um canal aberto de comunicação com os colaboradores garante uma supervisão das ações e assegura que não ocorra uma sobrecarga de trabalho. Por fim, busque bons fornecedores e mantenha um acompanhamento ativo do mercado, adiantando-se com relação a períodos de alta demanda e também de possíveis baixas de matéria-prima.

Mesmo que pareça ser uma ação complexa, a gestão de recursos é essencial para o controle da saúde financeira e do capital humano de uma organização, mostrando-se como fundamental para a conquista de sucesso e destaque. Por isso, vale a pena ficar atento ao tema.

Se você gostou de ficar por dentro do assunto, não deixe de acompanhar o nosso blog e conheça mais sobre aperfeiçoamentos e formações de gerenciamento. Aproveite para conferir o nosso post sobre o que faz um gestor empresarial e qual o seu papel no negócio — afinal, nada melhor do que entender de fato as expectativas para esse cargo.

Nos vemos no próximo post!

banner de divulgação para a formação gestão de alta performance e foto de algumas pessoas em uma sala de reunião
banner de divulgação para a formação gestão de alta performance e foto de algumas pessoas em uma sala de reunião
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.