Entrar no mercado de trabalho ou crescer na carreira pode não ser tão fácil, por isso, estudar e se especializar é tão importante para alcançar seus objetivos. Nesse sentido, os cursos profissionalizantes podem abrir novas oportunidades de emprego, além de fazer você subir de nível profissional.

Conheça os 5 melhores cursos profissionalizantes e os principais tipos de cursos para investir. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

O que são cursos profissionalizantes?

Os cursos profissionalizantes visam o mercado de trabalho, por isso, os saberes teóricos estudados são voltados para a prática da profissão. Esses cursos formam profissionais especialistas em determinadas áreas e costumam ter uma duração menor que as graduações tradicionais.

O que são cursos profissionalizantes?

Quais os cursos profissionalizantes que mais empregam?

Existem cursos profissionalizantes específicos para a alta demanda de empregos no mercado de trabalho, confira os 5 melhores cursos.

1. Recursos Humanos

Para trabalhar na área administrativa de uma empresa, nos Recursos Humanos (RH), é preciso se formar em curso técnico ou ainda em uma graduação de Psicologia. Para exercer a função você precisa ter conhecimentos sobre gestão de pessoas, administração de empresas, folha de pagamentos de funcionários e mais.

O profissional de RH é um dos mais requisitados do mercado de trabalho, possui diversas funções referente aos colaboradores e precisa se atualizar com as novas demandas empresariais e saúde mental dos funcionários. Além disso, é possível seguir um plano de carreira e se tornar um Gestor de Recursos Humanos, liderando o setor e propondo melhorias.

2. Logística

A logística é um setor que oferece muitas vagas de emprego, desde o transporte agropecuário até e-commerces de diversos segmentos. Para se profissionalizar em logística existem cursos profissionalizantes e tecnólogos, além de pós-graduação na área.

A área é bastante ampla, exigindo conhecimento em armazenamento e controle de estoque, distribuição, acompanhamento da frota de transporte, além de saberes em informática, legislação e mais. É uma profissão que possibilita o plano de carreira e subir de nível como um gestor.

3. Desenvolvimento de Sistemas

As profissões relacionadas à tecnologia são consideradas “profissões do futuro” e oferecem ótimos salários. Para trabalhar na área você pode começar com curso técnico em desenvolvimento de sistemas, mas é importante investir em uma boa graduação, aprendizado de língua estrangeira e linguagens de programação.

Esse profissional vai atuar na criação, manutenção e desenvolvimento de softwares para computadores, tablets e celulares. Além de implementar banco de dados, analisar dados, automação de processos, realizar vistorias em sistemas e mais.

4. Edificações

O setor de construção civil é um dos maiores do Brasil e oferece muitas oportunidades de emprego. Os técnicos em edificações são responsáveis pelo desenvolvimento, legalização de projetos e trabalham diretamente com os engenheiros civis. Além disso, executam funções como realizar treinamentos e controle tecnológico de materiais e solo.

Existe curso técnico para quem deseja atuar na profissão, após a finalização do curso é preciso obter o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para atuar legalmente. Para quem almeja crescer na profissão, uma possibilidade é a graduação em engenharia civil e especialização em gestão fiscal para engenharia para manter as obrigações fiscais das obras.

5. Administração

A área da administração é uma das mais tradicionais do mercado de trabalho e as empresas precisam de profissionais qualificados para suas atividades e gestão. Para trabalhar rapidamente na área, existem cursos técnicos com duração de 1 ano, com módulos sobre administração financeira, legislação tributária, gestão ambiental, plano de negócios e mais.

Para quem almeja um plano de carreira, é possível fazer uma graduação em administração de empresas, ou curso tecnológico em gestão comercial, além de cursos livres ou de especialização na área que tem mais afinidade.

Cursos profissionalizantes que mais empregam:

Tipos de cursos profissionalizantes

Existem 3 tipos de cursos profissionalizantes que possuem duração menor que uma faculdade tradicional.

Curso técnico

Os cursos técnicos são cursos de 1 a 2 anos, possuem certificado e preparam o estudante com matérias teóricas e práticas. Geralmente, são direcionados aos jovens que acabaram de se formar no ensino médio.

Curso tecnólogo

Os cursos tecnólogos são formação de Ensino Superior sendo equivalentes a uma graduação tradicional. A diferença é a duração mais curta, geralmente entre 2 a 3 anos. Existem cursos na modalidade presencial, semipresencial e EAD.

Além disso, o objetivo do curso tecnólogo é o desenvolvimento de habilidades específicas, voltadas ao mercado de trabalho. Diferente das faculdades tradicionais que contam com currículo amplo e diversos módulos teóricos.

Cursos livres

Os cursos livres possuem uma duração reduzida e não exige formação escolar para poder cursar. Além disso, uma das tendências do mercado de trabalho é a transição de carreira, muitas pessoas participam desses cursos para realizar outras atividades laborativas e seguir uma profissão diferente.

Geralmente, os cursos livres são procurados por profissionais que desejam se aperfeiçoar e subir de nível na carreira, como o Programa Liderança Efetiva, do Frons, voltado para novos líderes ou quem deseja se preparar para se tornar um. Este curso conta com certificado, acesso vitalício ao material gravado e módulos sobre comunicação eficaz, estilos de liderança, habilidades comportamentais e mais.

Tipos de cursos profissionalizantes

Gostou do conteúdo? Aproveite para navegar no nosso blog e conferir também: Gestão de mudanças: o que é, exemplos e como fazê-la? Até a próxima.

Obtenha um plano de estudos personalizado para sua carreira Plano Premium
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.