Sem tempo para ler este artigo sobre Balanced Scorecard? Então, ouça o episódio a seguir do podcast da Ânima Educação:
O Balanced Scorecard é um sistema de gerenciamento que se concentra nos objetivos estratégicos gerais de uma empresa. Resumidamente, esta metodologia é realizada por meio dos seguintes passos:
O nome “Balanced Scorecard” vem da ideia de olhar para fatores estratégicos para obter uma visão mais “equilibrada” do desempenho do empreendimento.
É esse foco que diferencia o BSC de outras metodologias de gerenciamento de desempenho. Ele pega uma estratégica grande e confusa e divide-a em passos claros para seguir no dia a dia de trabalho.
Continue lendo e entenda o que é Balanced Scorecard (BSC), como aplicá-lo na sua empresa e como acompanhar os seus resultados.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma estrutura de negócios usada para gerenciar a estratégia de uma organização. O BSC se baseia na definição e análise de indicadores de desempenho com o intuito de atingir boas metas em diversos setores de uma empresa.
É um ótima metodologia para quem tem os seguintes objetivos:
Um BSC pode ser usado com três objetivos principais:
A metodologia é aplicável em todos os setores econômicos — com fins ou sem fins lucrativos, órgãos de governo, saúde,etc.
Normalmente, as equipes de liderança de uma organização ou departamento são as responsáveis por conduzir o BSC.
Por isso, é fundamental que os líderes conheçam bem a metodologia e estejam dispostos a realizar o trabalho duro pelas mudanças. Sem isso, o Balanced Scorecard não trará os benefícios desejados.
O Balanced Scorecard possui quatro perspectivas que norteiam a coleta e análise de informações com o objetivo de melhorar a organização e estratégia da sua empresa. Elas são as seguintes:
A ideia desta perspectiva é analisar a condição financeira da empresa por meio de indicadores como ticket médio e Lifetime Value (LTV). Com essas informações, é possível identificar pontos de otimização, assim como definir metas mais precisas.
Portanto, é uma forma de medir os resultados financeiros para entender de quais maneiras eles podem ser amplificados, gerando mais faturamento.
Aqui, o intuito é analisar o relacionamento com os clientes para entender como aumentar a sua base ao decorrer dos anos. Para isso, é fundamental olhar para dados como aquisição, ativação e retenção de clientes.
Mas o ideal é ir além dos dados e procurar entender quem são os seus clientes e quais são as dores deles. Isso pode ser feito por meio de questionários, entrevistas e ligações. O essencial é não ter medo de conversar com os seus consumidores.
A perspectiva dos processos internos é voltada ao conceito de melhoria contínua, porque o seu principal objetivo é identificar os processos que mais impactam o negócio e otimizá-los o máximo possível.
Para isso, é necessário fazer um mapeamento dos processos, analisá-los para identificar pontos de melhoria e desenvolver planos de ação para otimizá-los.
Conhecer e saber utilizar a metodologia Lean Six Sigma pode ser um grande diferencial para a execução desta etapa, pois ela reúne uma série de estratégias e ferramentas que ajudam a aumentar a produtividade de processos, bem como reduzir falhas.
Quer saber mais sobre este método? Inicie seus estudos com o nosso curso online e gratuito em White Belt – Lean Seis Sigma.
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Veja também o vídeo a seguir para entender melhor o que é o Lean Seis Sigma:
Por último, mas não menos importante, temos a perspectiva de aprendizado e crescimento, que basicamente consiste na implementação de medidas que beneficiem a capacitação profissional dos colaboradores.
Isso se dá por meio da promoção de treinamentos, do incentivo à realização de cursos e da criação de uma cultura que valoriza o aprendizado e crescimento constante.
As pessoas são os “bens” mais valiosos de uma empresa, uma vez que são os responsáveis pelo crescimento dela. Portanto, o investimento na evolução destes profissionais é extremamente importante.
Para facilitar a aplicação e visualização do BSC na sua empresa, você pode transformá-lo em uma mapa estratégico com um formato semelhante ao utilizado na análise SWOT. Inclusive, é possível usar ferramentas digitais para tornar esta tarefa ainda mais prática.
Depois, basta seguir estes passos para cada uma das quatros perspectivas:
Pronto! O seu Balanced Scorecard estará pronto após a definição e preenchimento de todas as informações.
Você pode ter várias iniciativas focadas em melhorar seus indicadores e alcançar seus objetivos. O BSC pode ser executado tanto em nível operacional quanto em relação à estratégia geral da empresa.
Ainda tem dúvidas sobre como definir metas objetivas, eficientes e claras? Confira o que o Master Black Belt Carlos Sander tem a acrescentar sobre o assunto:
Existem várias maneiras de fazer o acompanhamento do Balanced Scorecard, mas optamos por destacar a forma mais simples e acessível para qualquer tipo de empresa: o Excel.
O método tem seus prós e contras como qualquer outro, mas permite um bom acompanhamento.
Prós:
Contras:
O Office hoje possui funcionalidades que permitem eliminar esses pontos contras e dinamizar o uso das planilhas. Basta saber um pouco mais sobre o programa para utilizar os recursos a seu favor.
Uma vez que o Balanced Scorecard tenha sido desenvolvido e implementado, um software de gerenciamento pode ser usado para obter informações mais precisas sobre o desempenho.
A automação adiciona estrutura e disciplina à implementação do sistema de Balanced Scorecard, ajuda a transformar dados corporativos diferentes em conhecimento e auxilia a transmitir informações de desempenho.
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