A análise de dados é uma real necessidade das empresas hoje, por meio deles conseguimos saber o que os clientes buscam e como alcançá-los para transformá-los em clientes de qualidade e leads.

É por isso, que apresentamos o sistema Power BI. Com ele, é possível obter e visualizar relatórios de forma dinâmica, além de realizar conexões de dados e compartilhá-los com as equipes responsáveis pelo projeto. Dessa forma, você consegue segmentar os treinamentos dos colaboradores de sua empresa.

O que é o Power BI e para que serve?

O Power Bi é uma coleção de serviços desenvolvida pela Microsoft que realiza a análise de dados, avaliações e relatórios. Esse programa consegue classificar dados que, aparentemente, não são relacionados, entregando informações coerentes e imersivas.

Os resultados são apresentados de forma dinâmica, em números, estatísticas, listas e gráficos, para que você possa criar relatórios, painéis e ter insights novos e criativos para sua empresa. O Power BI, também, permite compartilhar as informações apresentadas.

Quem trabalha com Power BI?

O Power BI é utilizado por profissionais de dados, chamados Business Intelligence (BI) e profissionais que trabalham com dados que necessitam de um resultado atual, criativo e dinâmico, dado que o programa entrega resultados em tempo real. Além disso, pode trabalhar em conjunto com a gestão de recursos para montar as estratégias.

O uso pode variar bastante, já que o programa permite utilizar os dados de diversas formas como integração, visualização, modelagem e cruzamento de dados. Dessa forma, nem todos os usuários utilizarão as mesmas funções do programa.

Todos os usuários conseguem visualizar os resultados, porém, há etapas que serão manuseadas apenas por profissionais que possuem conhecimentos técnicos.

Citação “O Power BI é utilizado por profissionais de dados, chamados Business Intelligence (BI) e profissionais que trabalham com dados que necessitam de um resultado atual, criativo e dinâmico…”

Por que utilizar o Power BI na sua empresa?

O Power BI possui diversas vantagens para você e para sua empresa, entre elas a da facilidade para implantar os dados desejados, informações entregues em tempo real, relatórios dinâmicos e insights criativos, entre outros. Conheça as principais vantagens abaixo:

Suporte para as decisões

Com os relatórios apresentados, líderes e gestores conseguem ter percepções diferenciadas, o que gera maiores possibilidades de decisões e mantém o padrão de qualidade da empresa. Além disso, permite segmentar prioridades e obter resultados melhores nos negócios.

Informações em tempo real e acessibilidade

Uma das grandes vantagens do Power BI é poder acompanhar as informações em tempo real. Os resultados dos relatórios são alterados constantemente, dessa forma, quem for utilizar o programa terá os dados sempre atualizados.

O programa pode ser utilizado em computadores, tablets e celulares, ainda é compatível com Windows, iOS e Android. Facilitando a navegação em todos os dispositivos.

Fácil implantação

Para utilizar o Power BI basta baixar o programa no site oficial da Microsoft e seguir o passo a passo, não necessitando de um profissional de TI para fazê-lo. Além disso, é de fácil uso e bastante intuitivo.

Os resultados são apresentados muito rapidamente, o que reduz o tempo da equipe em fazer o levantamento de dados, assim, fica fácil e rápido traçar os planos de ação das estratégias.

Atualizações mensais

É um programa que possui atualizações todos os meses, então sempre tem novidades e melhorias para facilitar todos os processos.

Por que utilizar o Power BI na sua empresa? Suporte para as decisões Informações em tempo real e acessibilidade Fácil implantação Atualizações mensais

Fluxo de trabalho no Power BI

O fluxo de trabalho do Power BI é pautado em obter dados, transformá-los e carregar os dados que serão utilizados pelos usuários.

O programa consegue obter dados de diversas fontes e extrair arquivos de textos e Excel. Para processar todos os dados, é necessário fazer um pré-processamento para transformá-los em dados úteis para uma gestão de alta performance. O Power BI é disponibilizado em 3 versões:

Power BI Desktop

A versão Power BI Desktop funciona como um aplicativo na área de trabalho, como outros programas da Microsoft. É de uso gratuito, e disponibiliza até 1GB de dados, as visualizações são ilimitadas, além disso, permite exportar os dados para o Excel.

Existem algumas limitações para essa versão, como não conseguir compartilhar os resultados dos relatórios e atualizações em tempo real dos dados.

Power BI Pro

Essa versão, conta com as mesmas funções da versão Desktop, porém, aqui você consegue compartilhar as informações com outras pessoas, facilitando a comunicação empresarial com outras equipes, possibilitando novas análises.

Power BI Premium

A versão Power Bi Premium, além de contar com as funções das anteriores, ainda disponibiliza que os acessos e alterações sejam realizadas nos arquivos diretamente na nuvem.

O Power Bi Premium é recomendado a empresas que possuem alto volume de dados e possuem setores segmentados e consistentes para usufruir de todas as funcionalidades.

Fluxo de trabalho no Power BI: Power BI desktop Power BI Pro Power BI premium

Como aprender a usar o Power BI?

Entendemos que o Power BI é capaz de trazer muitas vantagens para você e sua empresa. Aqui na Frons, temos o curso ideal para você e sua equipe se prepararem, conheça o Curso de Introdução ao Power BI!

O curso é 100% prático, para você aprender a utilizar as principais ferramentas. Nesse curso você vai contar 35 aulas, 6h de treinamento, material didático, planilhas para exemplo, videoaulas, acesso vitalício e certificado de conclusão de curso!

Banner Construa sua primeira DASHBOARD do absoluto Zero!

Profissionais com conhecimento, passam na frente! Se deseja saber mais sobre o Power BI, confira o vídeo abaixo.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.