A gestão de pessoas é um pilar importante das empresas, essa habilidade é necessária para o desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, estabelecer relações interpessoais de qualidade no meio corporativo favorece a clareza e eficiência da comunicação. Com isso, o formato de reunião 1 + 1 se popularizou.

Esse modelo aproxima o gestor ou líder com o servidor. O seu foco é em realizar a troca de informações de maneira sensível, obtendo assim feedbacks e análise personalizada para cada indivíduo.

Dessa maneira, uma maior quantidade de empresas incrementam esse estilo de reunião humanizado que se mostra como um método eficaz em resultados. Continue a leitura!

O que é a reunião one on one?

A reunião one a one consiste, por maior parte das vezes, em um feedback. Mas, ela também se encaixa em outros tipos de reunião. Esse modelo garante privacidade, tendo a participação de apenas dois indivíduos.

Na reunião 11 o gestor ou superior troca informações sobre o trabalho, ressalvas de problemas e outros temas diretamente com o colaborador.

O gestor ou superior troca informações sobre o trabalho, ressalvas de problemas e outros temas diretamente com o colaborador. Desta forma, a comunicação tem menor ruído e permite resoluções rápidas de situações.

Para que serve a reunião one on one

Essa reunião tem muitos benefícios diante a empresa inteira. Porém, esses efeitos positivos surgem a partir da comunicação direta e de qualidade do gestor e funcionário no one on one. Assim, esse formato colabora para:

  • A análise de metas individuais;
  • Progressos profissionais do colaborador;
  • Feedbacks eficazes;
  • Esclarecimento de dúvidas.
reunião de feedback 11 para que serve

Vale ressaltar que essa reunião é um importante momento de alinhamento de objetivos. O gestor pode estabelecer as metas e deixar claro as demandas necessárias para o funcionário.

3 Dicas para fazer uma One a One eficaz

A reunião one on one de interação na empresa apresentou destaques importantes em estudos de Havard Business Review. Essas pesquisas apontaram que colaboradores sem esse formato de feedback se sentem desengajados e avaliam a liderança como negativa.

Além disso, fazer as 1 on 1 na organização é benéfico para todos os setores. Mas, para aplicar de maneira que gere resultados de alta qualidade é preciso alguns cuidados.

Você pode se interessar no nosso conteúdo de capacitação profissional: tipos de curso para investir

1. Tenha periodicamente e dentro do cronograma

Para ter maior efetividade é recomendado agendar esse feedback de maneira organizada, assim não atrapalha o fluxo de trabalho. A aplicação desse formato deve se conectar com as demandas de trabalho.

Assim, as reuniões devem pertencer a uma agenda que considere o tempo de produção e resultados. Dessa maneira, mantém as informações sempre atualizadas para elaborar as pautas.

2. Busque se comunicar de maneira clara e direta

A eficácia desse formato de reunião tem ligação na aproximação para melhor diálogo. Logo, ter uma linguagem clara e direta facilita na comunicação e consequentemente otimiza os resultados.

Além disso, ela garante uma maior privacidade e liberdade para alcançar, se necessário, os temas delicados. Assim, é esse o momento para abordar esses assuntos sensíveis.

3. Agende um tempo de duração saudável

O tempo de duração deve ser equilibrado. Ter uma reunião muito longa e ficar com a sensação de tempo perdido não é positivo. Mas, o contrário também pode ser um problema, ter uma duração curta pode deixar superficial as informações abordadas.

Com isso, reservar entre 30min a 1 h pode ser o suficiente. Nesse período, um bom gestor consegue fazer um contato completo. Vale considerar, os temas que serão abordados e o nível de responsabilidades do cargo que receberá o feedback.

3 dicas de como fazer uma reunião de feedback 11

Bônus: Prepare os temas e pautas de maior destaque

Planejar e separar os temas e pautas previamente permite ter objetividade no que é necessário. Além disso, a gerência do tempo está muito ligada com os assuntos que serão tratados em tal momento.

Outra situação é confundir feedbacks pessoais com reuniões que precisam dos demais colaboradores. Então, a análise breve do que será tratado evita equívocos no 1 + 1.

Se você é gestor, a ação de documentar os assuntos que devem ser abordados, como preparar uma ata de reunião, é uma forma otimizada de manter uma sequência precisa dos assuntos que devem ser abordados.

Qual o melhor momento para fazer uma 1 + 1?

O recomendado é ter uma frequência de no mínimo uma vez ao mês. Porém, há também a possibilidade de ser quinzenal e até mesmo semanal. Isso tem ligação direta com a estratégia e objetivo final do líder.

Outra consideração é o tempo para que a resolução de problemas possa ter eficácia. Alguns projetos podem levar um maior tempo para serem realizados, por isso dessa variável de tempo.

Quais são os benefícios de fazer uma 1 + 1?

Muitos benefícios como aumento de confiabilidade e a melhora na comunicação se derivam da reunião one on one. Os gestores podem registrar as conclusões e acompanhar esses progressos.

Uma dica é aplicar os tipos de indicadores de desempenho de maneira correta e assim verificar as evoluções.

Feedbacks de maior qualidade

Os elogios e cobranças são eficazes com esse modelo. O feedback com privacidade permite que seja feito de forma clara e objetiva. Logo, isso evita aborrecimentos por falta de comunicação.

Solução rápida de problemas

Por conta de uma boa frequência e assertividade, os problemas tratados na 1 + 1 tendem a ser solucionados em curto período. Além disso, é possível agendá-la com maior facilidade para resolver situações de urgência.

Fortalecimentos das metas da empresa

Além dos retornos de resultados, esse pode ser um momento de fortalecer os pontos necessários para melhorar. Assim, o gestor pode estipular novas metas individuais, reajustar as anteriores ou animar o colaborador para alcançar o objetivo.

benefícios em fazer uma reunião de feedback 11

Um fator que auxilia nesse processo é o gestor usar a metodologia OKRs, identificando o melhor caminho a seguir.

Já realizou alguma 1 +1? Agora que você conhece esse formato de reunião pode analisar se encaixa na proposta do seu negócio. Continue aqui no nosso blog ou redes sociais para aprender mais sobre essa área de gestão.

banner de divulgação para a formação gestão de alta performance
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.