Avaliação 360 graus: vantagens e desvantagens do método

Empresas estão a todo momento buscando por modelos de avaliações que sejam eficientes para a melhoria do desempenho dos seus colaboradores. E, provavelmente, já ouviram falar da avaliação 360 graus e das vantagens e desvantagens do método.

Esse modelo se baseia na ideia do colaborador receber feedback simultâneo de diversas áreas da empresa, daí a origem do nome. Para saber como funciona a avaliação 360 graus e suas vantagens e desvantagens, continue lendo este artigo.

O que é o sistema de avaliação 360?

A avaliação 360 graus é uma ferramenta de estratégica de gestão de pessoas, onde o que será analisado é a percepção dos colaboradores e a autoavaliação que o profissional faz de seu trabalho e comportamento.

As perguntas são reunidas em um questionário, no qual críticas e comentários pontuais são realizados de todas as direções. Chefes, subordinados, colegas do mesmo setor e até mesmo, se for o caso, clientes fiéis poderão participar.

A ideia central é fazer com que haja uma melhoria contínua no desempenho de cada um dos avaliados com base em uma comparação do que ele pretende ser com o que ele tem feito até o momento. Ou seja, um alinhamento de expectativas.

Esse método foi utilizado pela primeira vez em 1940. E desde então tem sido aplicado em diversos setores e empresas que estão insatisfeitas com os resultados entregues pelos seus colaboradores ou que buscam alavancar ainda mais os resultados.

Avaliação 360 graus: vantagens e desvantagens

Vantagens da avaliação 360 graus

Com as respostas obtidas, o profissional avaliado consegue ter uma visão mais clara e construtiva do seu desempenho, levando em consideração possíveis falhas ou lacunas que não enxergaria sem a ajuda de um terceiro.

Assim como,é possível identificar áreas em potencial que poderão ser trabalhadas com maior frequência no planejamento pessoal de carreira.

Dessa forma, essa metodologia também é benéfica para a empresa. Uma vez que analisados os pontos fortes e fracos, os líderes poderão dar um novo lugar a esse profissional. E, consequentemente, conseguirem ter um melhor aproveitamento das suas habilidades.

Desvantagens da avaliação de desempenho

Como se tratam de percepções variadas, a avaliação 360 graus não pode ser usada como base para tomadas de decisões, uma vez que não se trata de algo conclusivo ou concreto.

Além disso, como é dado espaço para que superiores, pares e subordinados demonstrem a sua visão, é preciso que eles tenham em mente que trata-se de algo extremamente profissional e construtivo.

Portanto, se torna necessário ética, honestidade e transparência em cada uma das avaliações. Em contrapartida, caso não haja essa compreensão, o resultado gerado pode ser: desmotivação e desânimo.

Avaliação 360 graus: como aplicar

Agora você já sabe o que é avaliação 360 graus e conhece as vantagens e desvantagens do método. Logo, a Frons te indicará de uma maneira bastante prática e dinâmica do passo a passo de como aplicar esse método dentro da sua equipe.

1. Promova um treinamento

Se esse realmente é o modelo de avaliação que fará com que os profissionais da sua equipe entreguem uma alta performance, promova um treinamento para fazer uma explicação rápida. Lembre-se que o tempo da sua equipe é precioso.

Portanto, caso você tire algumas horas do dia para realizar o treinamento e ele não resultar nos benefícios que você deseja por falta de compreensão ou de comunicação entre os envolvidos será realmente frustrante, não é mesmo?

Logo, é de extrema importância que uma fase teste seja feita para que o líder dessa avaliação tenha certeza de que todos compreenderam como deverá ser realizada cada uma das avaliações.

Um ponto de extrema importância é a confiabilidade. Todos precisam estar cientes de que o que está sendo avaliado é o comportamento profissional. Logo, as informações ali geradas não poderão ser espalhadas pelos corredores nos dias seguintes.

2. Defina o que e quem participará

O segundo passo é como aplicar avaliação 360 graus é escolher primeiro uma competência a ser avaliada. Posteriormente, permita que o profissional avaliado decida quem serão os superiores, pares ou subordinados que lhe darão esse feedback.

É importante frisar que os escolhidos precisam ter contato, direto ou indireto, com o profissional para que a avaliação seja eficiente. Além disso, não permita que os profissionais escolham pessoas com quem tenham laços de amizade ou afetivos.

3. Questionário

Já definida a competência, é o momento em que o líder do procedimento deve formular perguntas a serem feitas. As perguntas da avaliação 360 graus precisam ser condizentes com o trabalho realizado e a competência em questão para que as respostas sejam bastante assertivas.

Existem inúmeras possibilidades para a realização do questionário: por nota, através de satisfação ou com liberdade de comentários. É necessário analisar aquilo que possa ser mais proveitoso para a equipe e empresa. 

Confira também – Como melhorar a liderança e a produtividade de uma equipe.

4. Feedback

Com todas as respostas reunidas, o avaliado poderá analisar as percepções geradas pelo seu trabalho. E dessa forma, fazer o levantamento dos pontos fortes das suas ações e criar planos corretivos para aqueles comportamentos que não condizem com os ideais da empresa ou que foram mal reconhecidos.

Além disso, pode fazer um comparativo entre a sua expectativa e o trabalho que tem realizado.

É nesse momento que entra a confiabilidade. Somente o líder e o avaliado terão acesso as respostas. Portanto, é preciso que essa leitura do feedback seja individual e com cunho totalmente profissional.

Agora que você já sabe o que é avaliação 360 graus, as vantagens e desvantagens e como funciona na prática, pode decidir se esse é ou não o método que sua empresa está procurando neste momento.

Caso queira ler mais sobre como gerir e melhorar desempenho de equipes, aqui tem alguns textos que poderão ajudar você:

Use os resultados para desenvolver sua equipe

Você aplicou a avaliação 360 graus na sua empresa e sua equipe pediu por mais treinamentos?

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

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Carlos Sander

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

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