Caso você seja gestor, tenha seu próprio negócio ou esteja se planejando para abrir sua empresa, a leitura desse artigo pode ser interessante para você. Pois, separamos dicas para reduzir custos de uma empresa através de uma lista prática com 8 itens. A evolução e a sobrevivência de uma organização no mercado está muito conectada com a forma como a empresa lida com a verba.
Para conseguir planejar e cortar os custos de seu empreendimento, você deve conhecer todos os processos de sua organização. Dessa forma, não se corre o risco de cortar gastos de atividades que são necessárias para a empresa ou diminuir a qualidade de seus produtos.
É preciso fazer a gestão financeira de forma planejada, para não prejudicar pontos importantes de seu empreendimento. Deve-se analisar os processos e mapeá-los, identificando onde estão as falhas, as variabilidades, os desperdícios e demais fatores que geram mais despesas.
Para saber mais sobre análise de processo, confira informações sobre a metodologia Seis Sigma, a filosofia Lean Manufacturing, a elaboração de fluxograma e como aplicar melhoria contínua em negócios.
Aumentar a lucratividade de uma empresa é muito importante para que se obtenha poder de desenvolvimento. Pois, com a economia gerada sobrará mais verba, que poderá ser utilizada para planejar investimentos futuros visando a evolução.
Pode-se também investir na equipe, realizando cursos de capacitação, assim como, melhorar a infraestrutura e a tecnologia de sua organização.
As despesas de um negócio são relacionadas aos gastos necessários para que a empresa consiga funcionar e oferecer os seus produtos e serviços da melhor forma possível. Exemplos de despesas são: os salários dos funcionários e as verbas gastas com marketing e cursos de capacitação da equipe.
O termo custo é associado à matéria e aos gastos necessários para entregar o produto ou serviço. Como a energia elétrica, os equipamentos, os impostos, o maquinário, a matéria-prima e os gastos com aporte tecnológico necessário.
Como visto, cada organização precisa de um estudo e análise de seus processos para conseguir planejar os cortes de gastos, sem que estes prejudiquem a evolução e o desempenho da empresa.
Entretanto, é possível ressaltar ideias práticas que podem se encaixar no contexto de muitas organizações:
Além dessas medidas serem benéficas para o nosso planeta, também podem ser boas para o seu bolso.
Reduzir os custos das pequenas coisas faz diferença com o passar do tempo. Como diminuir o número de impressões, dando preferência ao material digital. Assim, se consome menos papel, que é um produto que influencia no desmatamento. Além disso, com o formato digital, se economiza no preço do papel e da tinta.
Não utilize copos descartáveis, dê preferência para os de vidro. Sempre dê preferência aos materiais reutilizáveis, talheres e pratos de plástico também são negativos para o meio ambiente.
O plástico tradicional demora cerca de 200 anos para se decompor, esse material é um grande inimigo da vida marinha. As aves marinhas são prejudicadas, pois acreditam que é uma forma de alimento e ao consumí-lo o plástico permanece em seu estômago, podendo gerar sua morte.
Economizar água e luz também é sempre recomendável. O ato de utilizar só o necessário pode trazer grandes diferenças financeiras.
A boa comunicação com a equipe é fundamental para qualquer decisão de uma empresa. Na hora de economizar não é diferente.
É preciso que todos estejam envolvidos no projeto de redução de custos, assim os colaboradores podem auxiliar. As informações podem ser passadas através de uma reunião, por exemplo.
Sempre lembre-se de explicar os motivos das mudanças, é importante que o funcionário saiba o porquê das tarefas que lhes são solicitadas. A integração da equipe é fundamental para que o colaborador se sinta parte da empresa.
Pode-se também criar plaquinhas dentro da empresa, incentivando a apagar as luzes, economizar água, digitalizar documentos e trazer o próprio copo ou caneca de casa.
Essa dica é importante em qualquer negócio. É preciso se manter atento e analisar frequentemente o preço cobrado por seus fornecedores, avaliar a concorrência e negociar.
Essa regra também vale para todos os tipos serviços contratados, como planos de telefonia e internet.
Precificar um serviço ou produto parece uma tarefa simples, mas há vários fatores sobre os quais se deve refletir para gerar um preço justo para você e para os consumidores.
O empreendedor deve saber quanto é gasto para realização do produto ou serviço. Deve-se considerar não só a matéria-prima, mas também os impostos, custos para a realização do produto e o gastos com transporte (se houver), por exemplo.
Deve-se também pensar em reinvestimento ao estipular um valor. Ou seja, é preciso examinar o gasto que você terá para realizar a próxima produção do bem de consumo ou serviço.
O preço deve ser condizente com a concorrência, caso o seu produto esteja muito mais caro que os demais de seu ramo, ele pode não ter bons índices de venda.
É preciso analisar a situação. Assim, se aproximando de um equilíbrio entre o preço mínimo que você deve estipular, o preço de mercado, oferecido pela concorrência e o valor que você deseja lucrar.
É essencial que o empreendedor pense no futuro e estipule metas para que esses planos sejam alcançados. Deve-se refletir sobre a projeção da empresa, como você quer que o seu negócio evolua com o passar dos anos.
Estipule metas desenvolvidas por você e procure alcançá-las. Saiba mais sobre como definir objetivos e metas.
Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!
Ao gerenciar o próprio negócio, é necessário ter conhecimento para abranger todas as etapas, ou seja, “saber de tudo um pouco”. Assim, pode-se criar estratégias para lidar com o contexto de cada produto.
Cursos de capacitação complementares são aliados de quem quer abrir o próprio negócio. Confira as opções da Frons.
É necessário estabelecer limites entre o dinheiro do empreendedor e a verba da empresa. Há pessoas que acreditam que porque o negócio está indo bem não é preciso planejar-se. Infelizmente, não funciona assim.
Ser precavido é fundamental para quem tem o próprio negócio. Porque, mesmo que a empresa esteja indo bem, é preciso ter um fundo de emergência. Recomenda-se planejar e separar o dinheiro para essa “gordurinha”, para que se possa queimar em tempos de crise.
Esta dica pode ser mais aplicável para quem está em processo de abrir a própria empresa.
Na hora de procurar por empréstimo, muitas pessoas costumam aceitar as primeiras propostas que recebem. É necessário manter a calma em momentos assim, pois um outro banco pode ter uma proposta melhor para te oferecer.
Deve-se pesquisar, anotar todos os dados, comparar e negociar. Assim, é possível ter acesso a oferta que tiver a menor taxa de juros.
Também é importante ressaltar que toda dívida te fragiliza. Quando há outras opções no lugar do empréstimo é melhor recorrer a elas.
Conceitos como produção enxuta e não realização de desperdícios, fazem a diferença na hora de economizar.
O Lean Manufacturing é uma filosofia japonesa criada no período pós segunda guerra. Quando os gestores da Toyota se comprometeram em reestruturar a empresa que estava abalada devido ao período.
Essa filosofia prega que a empresa não deve comprar mais do que o necessário. É recomendado ter um estoque enxuto. A produção é feita por demanda, quem determina o quanto e quando será produzido é o consumidor.
Aprenda mais sobre produção enxuta com a leitura deste artigo.
O Lean Manufacturing pressupõe 8 desperdícios que a maioria das empresas comete e que devem ser pensados e evitados. Leia mais em “8 desperdícios do Lean Manufacturing que você deve evitar”.
Além disso, confira mais dicas de como eliminar os desperdícios no nosso vídeo abaixo:
A Frons disponibiliza curso em Lean Manufacturing para quem deseja se aprofundar nessa filosofia:
O curso em Lean Seis Sigma também é um aliado na hora se economizar, pois permite que se avalie os processos de uma empresa, reduzindo as variabilidades.
Esperamos que a Frons tenha te auxiliado com nossas dicas para reduzir custos de uma empresa! Quer continuar acompanhando conteúdos interessantes como esse? Acompanhe nosso blog, siga-nos no Facebook, LinkedIn ou assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!
Estamos em constante evolução estratégica e tecnológica no mercado de trabalho. Sabendo disso, quais são…
A otimização de tempo é uma das coisas mais importantes no mundo corporativo, afinal, a…
O overdelivery é uma estratégia de marketing que vem se consolidando cada vez mais no…
Você sabe o que é um gap? Muito provavelmente já deve ter ouvido esse termo…
Se tornar um bom líder não é uma tarefa fácil, muitas pessoas acham que é…
Com conhecimento técnico e experiência comprovada, esse especialista é capaz de analisar diversas etapas de…