O estoque é parte essencial da maioria das empresas, saber como mantê-lo organizado é um desafio para muitos. Investir tempo e recursos para manter o estoque em dia garante ótimos resultados de vendas ao mesmo tempo que minimiza o desperdício de itens parados.

Neste post, apresentamos os principais métodos de organização do estoque e como deixá-lo organizado. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

O que é estoque?

O estoque faz parte do setor de logística, responsável pelo armazenamento e contagem dos produtos que sua empresa vai utilizar ou vender. O termo estoque se refere à quantidade ou ao conjunto de itens, que podem ser: matéria-prima ou produtos acabados. Ter uma gestão de estoque eficaz é primordial para todas as empresas, independentemente do segmento, seja no varejo, agronegócio, manufatura e mais.

O que é gestão de estoque?

Importância do estoque

O estoque está diretamente ligado ao sucesso da empresa, afinal é através deste setor que você sabe a quantidade de matéria-prima disponível para produção, assim como os produtos que estão à venda, para negociar o prazo de entrega. Por meio de um controle organizado do estoque, o setor de compras sabe quando comprar novos insumos para não ter falta.

Caso a sua empresa utilize o sistema Just in Time (JIT), é preciso verificar o prazo e deixar seus clientes informados de que não receberão o pedido à pronta entrega.

O que é gestão de estoque?

A gestão do estoque é o processo de organização do estoque. Fazendo o planejamento, além do controle de recursos e execuções para otimizar o armazenamento e localização de todos os itens. Dessa forma, evita o desperdício e itens parados que não geram lucro.

Muitas empresas investem em um bom sistema de gestão integrado para controle do estoque. Assim, todos os setores têm acesso às mesmas informações e trabalham em sincronia, como entrada de produtos, saída, quantidade de cada item, compras e mais.

Giro de estoque

O giro do estoque é uma técnica que indica a circulação de mercadorias da empresa. Englobando todos os setores e atividades relacionados ao estoque como a compra dos itens necessários para não faltar, a exposição dos produtos, as promoções e a entrega.

Inventário

Para saber exatamente a quantidade de produtos que a empresa possui, é necessário saber as entradas e saídas. Com o inventário, ainda é possível entender o valor financeiro do estoque, para traçar estratégias sobre as vendas.

tipos de controle de estoque: inventário e ciclo de estoque

Realizando o inventário corretamente, é possível trabalhar com a gestão de recursos para saber os recursos que devem ser investidos no setor. Além disso, saber a quantidade de cada item do estoque, prever os itens que podem faltar ou sobrar, evitar prejuízos e ainda conhecer os hábitos de consumo de seus clientes para se planejar.

Métodos de gestão de estoque

Existem métodos que podem te auxiliar na gestão do estoque, conheça os principais:

Curva ABC

O método Curva ABC é utilizado separando os produtos em 3 categorias:

  • Categoria A — os itens “A” são os mais importantes. Geralmente, são os mais caros e correspondem a 20% dos itens do estoque. Porém, se verificarmos pelo valor, representam 80% do valor total do estoque;
  • Categoria B — nessa categoria estão os produtos intermediários. Correspondendo a 30% dos itens do estoque e 15% do valor total do estoque;
  • Categoria C — os itens “C” correspondem a 50% dos itens do estoque e 5% do valor total do estoque.

Com esse método, a empresa consegue traçar estratégias de venda focando nos itens que são mais valiosos.

PEPS

Esse método é importante para não ficar nenhum produto vencido ou dos modelos antigos no estoque. A sigla PEPS significa “primeiro a entrar, primeiro a sair”, ou seja, os itens mais antigos saem primeiro. Dessa forma, otimizando o custo operacional e minimizando gastos. Com esse controle é possível identificar a saída errada de itens e garantir produtos frescos e novos.

Método do custo específico ou do preço específico

O método do custo específico ou do preço específico é ideal para as empresas que possuem poucas unidades no estoque. Este método é utilizado para atribuir valor a cada item do estoque, visando o valor final do estoque.

os três métodos de gestão de estoque

Organize seu estoque

Como vimos, organizar o seu estoque garante diversas vantagens para o seu negócio. Para organizar o seu estoque, siga as dicas abaixo:

  • Deixe o ambiente limpo, evitando insetos e ratos;
  • Utilize placas para sinalizar categorias, departamentos e produtos;
  • Os produtos devem ser dispostos de modo organizado e com espaço suficiente para não atrapalhar a circulação de pessoas e empilhadeiras;
  • Separe os produtos por departamento com etiquetas que sejam de fácil identificação;
  • treine a sua equipe para que todos entendam os procedimentos da empresa, identifiquem erros e possam oferecer melhorias.

Curso de Procedimento Operacional Padrão

A Frons oferece o melhor Curso de Procedimento Operacional Padrão (POP). Com este curso, você vai aprender a documentar de forma detalhada as instruções e execuções de processos de maneira padronizada! Os POPs são utilizados em diversos setores, inclusive na logística e no estoque.

Além disso, temos cursos de Melhoria Contínua para você e sua equipe, treinamentos rápidos e práticos, desde ferramentas, técnicas, implementação de projetos e mais. Todos os nossos cursos possuem certificado e acesso vitalício para acessar sempre que desejar.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: “Gestão de processos: o que é e quais são as etapas.” Até a próxima!

Banner de divulgação para o curso lean manufacturing
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.