Interessado em saber as diferenças entre Lean Six sigma vs Six Sigma, mas sem tempo de ler esse post? Clica no play logo abaixo e ouça o episódio do podcast “Lean ou Six Sigma?”.

Para entendermos a diferença entre Lean Six sigma vs Six Sigma é fundamental compreender o que é Six Sigma e  que é Lean Manufacturing. 

Essas duas metodologias estão relacionadas ao objetivo de implementar a melhoria contínua em processos empresariais e industriais, a fim de obter benefícios como:

  • redução de desperdício, 
  • aumento de produtividade, 
  • redução de defeitos, 
  • eliminação de riscos operacionais, etc. 

Consequentemente, a metodologia Lean Six Sigma (que é resultado da união de Lean Manufacturing e Seis Sigma), é capaz de reduzir os custos de uma operação e ampliar a qualidade do resultado final. 

O que é metodologia Seis Sigma? 

O programa Seis Sigma é uma metodologia que reúne diferentes técnicas e ferramentas de melhoria contínua de processos

Juntas elas são capazes de otimizar os processos de uma empresa e estabelecer um acompanhamento para melhoria contínua desses processos, impedindo que eles fiquem, novamente, defasados. 

As ferramentas da metodologia eliminam falhas em um processo para otimizar seu resultado, diminuindo custos e ampliando a qualidade final. 

O Seis Sigma tem duas metodologias principais:

  • DMADV: uma ferramenta de gestão da qualidade que tem foco em otimizar e ampliar o valor das entregas de uma empresa. , 
  • DMAIC: usa as etapas de Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar, para estabelecer os passos certos de um processo para a obtenção dos melhores resultados.

Quando o assunto é certificação em Six Sigma estamos tratando de uma formação valorizada internacionalmente pelas empresas de diferentes setores e áreas, desde a indústria até a área de serviços. 

Os níveis de certificação são divididos em Belts: 

  • White Belt, 
  • Yellow Belt, 
  • Green Belt, 
  • Black Belt. 

Para saber mais sobre cada um dos Belts e identificar qual é o ideal para a sua necessidade como  profissional, faça o download gratuito do infográfico “Os Belts dos Seis Sigma”, que vai te ajudar a definir o melhor para a sua carreira. 

Para começar a compreender mais sobre esse modelo, que tal conquistar a certificação White Belt gratuitamente?

O que é Lean Manufacturing? 

Na outra ponta da análise entre Lean Six sigma vs Six Sigma está o Lean Manufacturing. 

Entender o que é Lean Manufacturing é valioso para a compreensão sobre porque a formação que envolve Six Sigma e o Lean é uma formação ainda mais completa para profissionais que se envolvem na gestão de processos. 

O Lean Manufacturing significa Manufatura Enxuta. O método foi criado na era Pós Segunda Guerra Mundial, pela Toyota, no Japão. 

Até hoje seu objetivo é entregar ao cliente o maior valor possível, com a menor quantidade de recursos viável. 

Ela é focada na produção de qualidade, com baixo custo. Para isso, o Lean Manufacturing se concentra em eliminar desperdício. Mais precisamente, 8 desperdícios, são eles:

  1. defeitos, 
  2. espera, 
  3. transporte, 
  4. estoque, 
  5. movimento, 
  6. processamento excessivo, 
  7. superprodução, 
  8. habitabilidades mal aproveitadas. 

Para entender como o Lean Manufacturing controla e reduz ao máximo esses desperdícios, indicamos a leitura do artigo, 8 desperdícios do Lean Manufacturing que você deve evitar”. 

De maneira geral, o objetivo é  controlar todas as atividades de um determinado departamento (geralmente, o de produção).

Assim, por meio das ferramentas certas é possível administrar os materiais e garantir o seu completo aproveitamento.

Assim como a metodologia Seis Sigma, o Lean Manufacturing é um modelo reconhecido no mundo, como um método que auxilia na redução de custos e no aumento da qualidade da entrega, consequentemente, tornando a empresa mais competitiva e gerando mais lucro para o negócio. 

Mas como tudo isso é feito? 

Algumas etapas são fundamentais para a aplicação do Lean Manufacturing, entre elas:

  • Identificação dos processos da empresa,
  • Desenvolvimento de um líder,
  • Mapeamento estratégico. 

Para isso são aplicadas ferramentas do Lean Manufacturing como: 

  • Kanban,
  • Kaizen,
  • 5S, 
  • JIDOKA,
  • Heijunka e mais.

Já pensou em se capacitar e se tornar um profissional especialista em Lean Manufacturing, pronto para ampliar os lucros e diminuir os prejuízos de qualquer organização? Conheça o curso Lean Manufacturing Basic.

Leia mais em: Diferença entre Lean e Six Sigma: entenda as duas metodologias

Lean Six sigma vs Six Sigma: por qual optar? 

Como você deve ter notado Lean e Seis Sigma possuem o objetivo macro de gerar maiores e melhores retornos para a empresa, diminuindo custos e ampliando os resultados dos clientes e para a empresa. 

Juntar os dois conhecimentos fará com que você se torne um profissional completo e ajudará a empresa a alcançar objetivos ainda mais desafiadores. 

Por isso, indicamos a leitura do artigo; “4 etapas do Lean Seis Sigma para serviços e seus benefícios” e, principalmente, indicamos que entre Lean Six sigma vs Six Sigma, você utilize em seu negócio o modelo de Lean Six Sigma. 

Para isso, é importante que você se preocupe em investir em capacitação que envolva os belts da estratégia Six Sigma e as ferramentas do Lean. 

Para isso, confira o vídeo abaixo, que apresenta a certificação em Lean Six Sigma, oferecida pela Frons treinamentos. 

A Frons oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Capacite sua equipe no uso das melhores ferramentas de qualidade como as certificações Six Sigma, Lean Manufacturing, dentre outras oferecidas online pela Frons.

São mais de 100 empresas de renome atendidas e 3.000 alunos capacitados pela plataforma online e cursos in-company.

  • Certificações reconhecidas pelas maiores empresas do país
  • 5 anos de suporte após a conclusão do curso
  • 94% dos alunos classificam os cursos com “ótimo” ou “bom”.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.