MASP – Método de Análise e Solução de Problemas. Pode ser definido como uma ferramenta de análise e solução de problemas e planejamento de ações estratégicas para evitar que voltem a ocorrer.

A rotina corporativa exige soluções inovadoras, eficientes e ágeis, mas nem sempre é possível alcançar isso; afinal, é preciso identificar e analisar corretamente os problemas para poder chegar à melhor solução para a organização. A boa notícia é a que a metodologia MASP pode ajudar! Mas o que é MASP? 

Neste artigo, vamos apresentar os principais pontos da metodologia, os benefícios que ela pode trazer para a organização e como aplicá-la. Confira.

O que é MASP?

O nome “MASP” é, na verdade, a sigla de Método de Análise e Solução de Problemas. Assim, podemos definir este conceito como uma ferramenta de análise e solução de problemas, com estrutura e sistema direcionados para resolver problemas complexos em:

  • processos;
  • produtos;
  • serviços.

O método também inclui a identificação de causas-raiz de problemas e planejamento de ações estratégicas para evitar que voltem a ocorrer.

O objetivo é maximizar os resultados nos processos da empresa e garantir a excelência máxima.

O que é a ferramenta MASP?

Este método foi criado pela União dos Cientistas e Engenheiros Japoneses (JUSE) no Japão.

Lá, o MASP era conhecido como “QC-Story”, e surgiu a partir da necessidade de criar alguma espécie de roteiro que permitisse que os engenheiros e supervisores conseguissem ter um padrão de documentos e histórico das melhorias de processos, para desenvolver o trabalho com excelência.

O que é MASP chegou ao Brasil somente na década de 1980, que foi a época em que o mercado começou a cobrar maior padrões de qualidade por parte das empresas.

Quais são as principais etapas do MASP?

O método MASP é uma parte essencial do Controle e Gestão da Qualidade Total nas empresas, que vai desde a identificação até a solução do problema.

Assim, a ferramenta é formada por diversas etapas, que são integradas para buscar auxiliar e melhorar a rotina da empresa.

Confira as etapas e suas características abaixo:

1ª Etapa: identificação do problema

Quando executada da forma correta, essa etapa do o que é MASP confere mais agilidade para o trabalho de solução do problema.

Por isso, essa primeira fase deve ser aproveitada para concentrar os esforços do time em um único aspecto para alcançar o melhor resultado possível.

Outra possibilidade, é selecionar os pontos que façam a equipe chegar ao problema que é prioridade.

Para isso, vale fazer um levantamento com os problemas mais comuns, junto do histórico de surgimento de cada um deles.

Depois, é importante buscar informações para evidenciar e documentar as eventuais perdas e ganhos que ocorreram.

É aí que será feita a escolha que mencionamos no início deste tópico. Esse escolha irá definir os profissionais que irão atuar no processo por meio da definição do problema e a meta de melhoria em qualidade.

Nos vídeo abaixo oferecemos algumas dicas para a fase de identificação de problemas em processos. Vale a pena conferir antes de continuar sua leitura!

2ª Etapa: Observação

Nessa fase, começa o processo de levantamento das características dos problemas por meio de dados e observações do local onde ele se encontra.

Uma boa dica é que dois profissionais façam essas observações, mas em momentos separados. Desta forma, eles terão impressões diferentes da situação.

Com isso feito, já é possível definir:

  • o cronograma para resolução e implementação da melhoria;
  • o orçamento necessário;
  • os profissionais que serão envolvidos.

3ª Etapa: Análise

Na terceira etapa do que é MASP serão identificadas as principais causas do problema, trabalhando com os pontos que podem ter relação com os resultados negativos e eventuais análises e hipóteses levantadas pelos profissionais.

Entretanto, é essencial ter muito cuidado nesta etapa do MASP, uma vez que uma análise incorreta pode comprometer todo o funcionamento.

Leia tambémComo fazer um Diagrama de Ishikawa: aprenda como aplicar a seus processos

4ª Etapa: Plano de Ação

Depois de descobrirem as causas dos problemas, chega a hora de definir o plano de ação que irá suprimi-las.

Este plano consiste em um documento com estratégias que serão adotadas, ou seja, aquelas que serão eficazes na solução.

Vale aproveitar este momento para revisar o orçamento e cronograma das etapas em questão, para garantir que os colaboradores estão seguindo tudo que foi determinado anteriormente.

5ª Etapa: Ação

Essa etapa é, de certa forma, intuitiva, pois ela consiste em colocar em prática o que foi definido no plano de ação.

É preciso que tudo seja desenvolvido e executado conforme o planejamento, e que todos os colaboradores estejam envolvidos ao máximo.

6ª Etapa: Verificação

Este momento é importante para verificar a eficiência das ações e analisar os dados obtidos, além de descobrir também se a estratégia escolhida está produzindo resultados.

Deve-se definir um período para realizar essas análises.

Lembre-se: os dados devem ser obtidos de maneira qualitativa e quantitativa.

7ª Etapa: Padronização

Se for verificado que a estratégia para a solução dos problemas foi eficiente, ela pode ser padronizada e utilizada em outras metodologias.

A fase da padronização existe justamente para evitar que essas falhas voltem a ocorrer, já que a empresa pode receber novos funcionários.

Quando os novos colaboradores chegarem é essencial treiná-los para que sigam o padrão estabelecido.

Para isso sua empresa e seus colaboradores podem contar com treinamentos como o curso gratuito e online de ferramentas de qualidade.

8ª Etapa: Conclusão

A etapa final é composta pelo balanço de todas as fases que foram realizadas, além da identificação de eventuais problemas que permaneceram e ações que podem evitá-los.

Caso ainda haja pontos negativos que não foram completamente extintos, basta voltar as etapas até descobrir qual foi o ponto qual é o ponto onde essa falha ainda está ocorrendo.

Qual é a diferença entre MASP e PDCA?

Enquanto o MASP é um método dentro da gestão de qualidade, o PDCA é uma das ferramentas de análise e solução de problemas usada pelo MASP para a solução de problemas.

A seguir, indicamos um vídeo que apresenta o que é e como aplicar o PDCA, uma das ferramenta de qualidade mais importantes para empresas de todos os setores e tamanhos. Confira esse exemplo de MASP em uma empresa.

O que é metodologia de análise e solução de problemas? Benefícios MASP

Com gestores e colaboradores trabalhando juntos, a ferramenta MASP pode ter desempenho fundamental para a manutenção da qualidade dentro da empresa.

O que é MASP pode ser aplicado para acabar com os erros que atrapalham tanto a produtividade quanto a fluidez dos processos organizacionais, direcionando-os corretamente.

A implementação dessa metodologia vai contribuir para:

  • tomada de decisões de forma mais precisa;
  • evitar incertezas cujas consequências prejudicam todo o processo;
  • redução do desperdício de tempo e orçamento.

Entretanto, é essencial que haja grande disciplina e organização dentro do ambiente para que os benefícios sejam alcançados.

Além disso é fundamental que os profissionais da empresa estejam preparados para aplicar e monitorar os resultados da ferramenta MASP.

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Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.