Gestão Empresarial

Padrão de qualidade: o que é e como manter em uma empresa

Imagine o seguinte cenário: você comeu um lanche em uma hamburgueria e adorou o pão, o ponto da carne e o atendimento. Recomendou aos seus amigos, dizendo ser o melhor lanche da cidade. Na outra semana, você sentiu vontade daquele sabor outra vez. Mas a experiência foi totalmente diferente: o hambúrguer estava passado e o atendimento estava lento.

Como você ficaria diante dessa situação? Obviamente frustrado! O que ocorreu foi que o estabelecimento não estabeleceu um padrão de qualidade para seus produtos e atendimento, isso gerou um descontentamento do cliente, que em uma próxima oportunidade vai procurar outro estabelecimento.

Conquistar o mercado e a satisfação dos clientes depende cada vez mais da qualidade oferecida em um produto ou serviço. Mais do que isso, o consumidor espera encontrar o mesmo padrão toda vez que escolher consumir algo. Para se destacar entre seus concorrentes, é preciso estabelecer um padrão de qualidade. Aprenda mais sobre esse assunto no post de hoje!

O que é padronização de qualidade?

Padronização de qualidade é o processo de estabelecer um modelo que visa representar a melhor forma de executar determinada tarefa, visando garantir a segurança dos envolvidos, os custos estabelecidos e as características desejadas de um produto ou serviço.

Os padrões de qualidade são formados por especificações que vão sendo adquiridos com testes e análises e podem diferir em cada área. Porém, existem alguns requisitos estabelecidos por padrões internacionais da ISO que podem ser adotados pela maioria das empresas do país, veja no tópico a seguir.

Confira: Indicadores de qualidade: 7 principais para ter em sua empresa

Padrão de qualidade ISO

O órgão de atuação mundial ISO (International Organization for Standards) é uma organização que estabelece normas e padrões de qualidade. A ISO 9001 foca na melhoria da padronização de processos das empresas visando elevar a qualidade dos produtos.

Isso porque o conceito de qualidade é algo muito relativo, dependendo do contexto e da região. Algo considerado com alta qualidade no Brasil, pode não ser no México, por exemplo.

A ISO 9001:15 trata especificamente dos sistemas de gestão de qualidade que as empresas podem usar como base para desenvolver seus próprios padrões.

O selo ISO significa que as empresas cumpriram as regras estabelecidas. Em algumas áreas, o selo é uma exigência das organizações e órgãos governamentais, em outras, o uso é voluntário, mas faz grande diferença na confiabilidade que a marca passa.

Por que toda empresa deve ter um padrão de qualidade?

As empresas que estabelecem um padrão de qualidade em seus processos só têm a ganhar em vários aspectos, veja alguns deles:

  • Minimizar retrabalhos: ao definir os processos internos que devem ser executados, a equipe já está ciente do que tem que fazer e a forma que é para fazer. Isso evita gastos desnecessários com tempo, tarefas e materiais desnecessários;
  • Estabelecer a identidade da marca: ter um padrão de qualidade auxilia no fortalecimento do nome da empresa. Os consumidores gravam e reconhecem uma marca pelo valor que ela oferece. E um cliente satisfeito é uma das melhores estratégias de marketing;
  • Aumentar seus lucros: ao padronizar processos, você tem como calcular com exatidão o quanto vai gastar e o quanto vai ganhar. Isso é extremamente importante para identificar processos onde se pode reduzir perdas ou aumentar o lucro financeiro;
  • Garantir a confiança e confiabilidade de seus produtos: somente com um padrão estabelecido, você vai poder replicar sua produção sem perder a qualidade do que é oferecido. O cliente deseja que toda vez que ele consuma da sua marca, tenha a mesma experiência, seja ela olfativa, gustativa, afetiva, dependendo da área.

Para ler depois – Green Belt vale a pena? 5 razões para se certificar

Como implementar um padrão de qualidade em uma empresa?

Definir um padrão de qualidade para uma empresa não é um processo simples, pois depende de diversos fatores. É um trabalho que deve ser feito gradualmente, visando um resultado a longo prazo que será recompensador.

Para te ajudar neste caminho, listamos algumas dicas:

1. Faça um levantamento do que precisa ser melhorado

A primeira coisa que você deve fazer para definir um padrão de qualidade é identificar pontos que precisam de melhoria. Para isso, esteja aberto às críticas!

Converse com os funcionários de todas as etapas e recolha feedback dos clientes. Nada melhor do que analisar a opinião de quem está envolvido na produção e no consumo do seu produto.

2. Elabore um plano de ação

Não deixe que suas ideias de melhoria fiquem só no papel! O plano de ação 5W2H é uma ótima ferramenta de qualidade que auxilia a elaborar ações a serem executadas para garantir que um objetivo seja atingido.

Consiste basicamente de sete perguntas: o que (What?), por que (Why?), onde (Where?), quando (When?), quem (Who?), como (How?), quanto (How much?).

3. Defina um fluxo de trabalho

Para esta etapa, você pode recorrer a ferramentas de gestão de projetos como o método scrum, que organiza os trabalhos por ciclo com duração definida.

É importante que todos da empresa estejam cientes das mudanças, saibam exatamente o que tem que fazer e estejam envolvidos no processo.

4. Atenção aos ajustes

Se tratando de um projeto de padrão de qualidade, pode ser necessário alguns ajustes durante a execução, eles serão imprescindíveis para chegar a um modelo satisfatório.

Mas é importante deixar claro que após implementado o modelo, os erros não podem ocorrer em nenhuma etapa do processo, qualquer coisa diferentemente executada afeta o resultado.

5. Analise os resultados

Ao fim de todo o processo, analise se todo o esforço resultou em mudanças positivas. É importante documentar todas as ações e dados como: tempo, custos, o que foi alcançado, como estava antes, obstáculos encontrados, materiais e recursos utilizados, dentre outras.

E se não deu certo, trace novas estratégias para atingir o padrão de qualidade que deseja. Para manter o padrão de qualidade é preciso ter uma gestão de projetos eficiente. Seja uma empresa em que os clientes confiam!

Continue seguindo o blog da Frons para mais conteúdos como este!

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Carlos Sander

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

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